Buscar

Cópia de 12 homens e uma sentença

Prévia do material em texto

CURSO DE PSICOLOGIA
Análise do filme: 12 homens e uma sentença
Érica Cristina Arrotéia Giro
RA:45115-4
ARARAQUARA
MAIO/2020
Análise 
 Nesta resenha vamos falar sobre o filme 12 Homens e uma Sentença, o filme foi produzido dentro de uma sala de júri onde um rapaz estava em julgamento pela morte de seu próprio pai, possui 12 personagens que fazem parte do júri popular onde cabe a esses doze homens o veredicto de culpado ou inocente do jovem acusado de 18 anos. 
 Estes jurados são orientados da responsabilidade a que eles se atribuem, pois somente em caso de unanimidade poderia declarar o réu culpado, caso contrário, por uma possível dúvida sobre o caso o mesmo seria declarado inocente.
 A penalidade para em caso de ser culpado seria a pena e morte por crime de homicídio, dentro das evidencias no qual o jovem seria culpado pela morte de seu pai, onze homens dos jurados votaram como culpado, e apenas um homem votou pela sua inocência, iniciando uma discussão baseada em evidências falhas ao ponto de vista deste único homem.
 Este homem inicia um processo de reflexão de cada jurado sobre o voto dado, fazendo que pensem sem nenhum preconceito a ser induzido na tomada de decisão em seu voto, extraindo desde momento do filme um contexto onde homens não conseguem ter judicialmente a necessariedade imparcial de voto, deixando o preconceito, as opiniões e valores decidirem instantaneamente com pouca reflexão sobre as evidências criminais, trazendo individualmente uma indução a partir dos seus condicionamentos sociais e pessoais. 
 Existiu uma certa resistência dos onze jurados perante ao primeiro apontamento do que talvez pudesse ser uma evidencia indutiva a condenação, mas logo em seguida ocasionou a dúvida e a insegurança sobre seus posicionamentos, começaram a analisar o mesmo fato com outro olhar, com novos ângulos.
 Sendo assim o jurado número 8 fez com que os demais não condenassem um jovem inocente por um crime que ele não cometeu, mas que poderia ter sido levado a pena de morte por uma conduta típica de interpretação automática e pouco analisada com outras interpretações.
 Em estudo com a teoria de Kurt Lewin (AZEVEDO,2016), que foi um pesquisador pioneiro no estudo cientifico da dinâmica de grupo no qual desenvolveu vários artigos em relação a processos de grupos que envolvem a produtividade, comunicação, liderança, percepção social, aprendizagem experiencial e relações intergrupais, analisar o conteúdo deste filme na conduta dos doze jurados, tendo em destaque o jurado oito.
 Uma das teorias de Kurt Lewin (PORTAL EDUCAÇÃO,2013), chamada de Teoria de Campo de Lewin descreve o comportamento dos onze jurados que se dá a uma análise dos fatos coexistentes em uma totalidade, onde os argumentos apresentados foram interpretados em uma inter-relação, influenciando e sendo influenciado ao julgamento imediato.
 Essa interpretação se dá ao campo psicológico, que consiste no espaço de vida da pessoa com o seu ambiente psicológico, onde ela interpreta a si mesmo e o mundo exterior, ou seja, o conceito de julgar está de certa forma relacionado as suas crenças, onde os onze jurados tiveram a condenação aos primeiros fatos apresentados.
 A partir dessa teoria podemos entender que o indivíduo se comporta de acordo com suas percepções e não de acordo com a realidade, ou seja, reage conforme àquilo que é confortável ou não com suas cognições. Quando o jurado oito se opõem aos demais ao que é lhe apresentado, ele usa essa cognição no ato de analisar mais detalhadamente o caso a ponto de não cometerem uma injustiça com o jovem.
 
Referências
12 Homens e uma Sentença. Estados Unidos: United Artists. 1957. (96 min)
AZEVEDO, Thiago. Quem foi Kurt Lewin? Psicoativo-Universo da psicologia 18/09/2016. Disponível em: https://psicoativo.com/2016/09/quem-foi-kurt-lewin.htm Acesso em 15/05/2020 
PORTAL EDUCAÇÃO, Teoria de Campo de Lewin 01/04/2013. Disponível em : https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/teoria-de-campo-de-lewin/41442 Acesso em 15/05/2020
Anexo

Continue navegando