Buscar

Atendimento de fisioterapia no pré e pós-operatorio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATENDIMENTO DE FISIOTERAPIA NO PRÉ E PÓS-OPERATORIO DE CANCER DE MAMA.
O atendimento fisioterapêutico tem como objetivo principal prevenir complicações, promover independência funcional e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, se tratando de câncer de mama, a maioria dos casos requer a intervenção cirúrgica, a fisioterapia auxilia tanto na fase pré quanto no pós-operatório.
No pré-operatório é de extrema importância que o paciente passe por avaliações, dentre elas estão: anamnese: avaliação física, centimetria, goniometria e perimetria, essas avaliações auxiliam no preparo do acompanhamento de pós-operatório desta forma podendo identificar complicações pré-existentes e fatores de risco. (BERGMANN, et al 2005).
O pós-operatório imediato consiste também em avaliações para mensurar possíveis danos e complicações como: alteração na dinâmica respiratória, edema, diminuição da amplitude de movimento, rubor, musculatura, grau de cicatrização e ajuda na orientação do paciente sobre os cuidados e a importância da reabilitação. (BERGMAN et al, 2005).
A cinesioterapia visa a reabilitação das funções dos seguimentos atingidos, através de exercícios de alongamentos, ativo, passivo, ativo assistido e ativo resistido. Os exercícios iniciados de forma precoce previnem linfedema, retrações, alívio da dor e melhora funcional da articulação favorecendo o retorno as atividade de vida diária. (RETT et al, 2012). 
A drenagem linfática é outro recurso utilizado nos primeiros dias de pós-operatório, consiste em movimentos de bombeamento de distal para proximal e manobras de evacuação sobre regiões: axilar, fossa subclávia, regiões inguinal, pubiana e poplítea. O paciente deve ser posicionado de forma confortável, MMII devem ser elevados com uso de cunha de apoio. (NASCIMENTO, et al. 2012)
 A drenagem deve respeitar o grau e limite de dor do paciente, em casos de lifonodoctomia da região axilar da mama comprometida a drenagem passa a seguir para a axila contralateral. O recurso deve ser associado a compressão do MMSS, a tecnica ajuda na estimulação da absorção dos líquidos e transporte da linfa.
A massagem pericicatricial é um recurso terapêutico que consiste em manobras de mobilização superficial, o método promove a qualidade da cicatrização evitando a hipertrofia, queloides e promove alivio da sensibilidade da região. (NASCIMENTO, et al. 2012).
Referências bibliografias:
BERGMAN, A.; RIBEIR0,M. J. P.; NOGUEIRA, E.A.; OLIVEIRA,A.C.G. Fisioterapia em mastologia oncológica: rotinas do Hospital do Câncer III / INCA, 2005. Acesso em:20 abr. 2019 Disponível em: http://activepilates.com.br/producoes/Fisioterapia-em-mastologia-oncolo%CC%81gica-rotinas-do-hospital-do-ca%CC%82ncer.pdf5
RETT, M.T.;MESQUITA, P.J.; MENDONÇA, A.R.C.; MOURA, D.P.; SANTANA,J.M. A cinesioterapia reduz a dor no membro superior de mulheres submetidas à mastectomia ou quadrantectomia. SÃO PAULO, SET. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-00132012000300002&script=sci_arttext&tlng=pt acesso em: 21 abr. 2019
NASCIMENTO, S.L.; OLIVEIRA, R.R.; AMARAL, M.T.P. Complicações e condutas fisioterapêuticas após cirurgia por câncer de mama: estudo retrospectivo FEV 2012; 
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/fp/v19n3/a10v19n3.pdf acesso em:22 abr. 2019

Outros materiais