Buscar

Exercícios Farmacotécnica II Aula 4 Suspensão - Parte 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios Farmacotécnica II – Aula 4 – Suspensão - Parte 1 
 
1. Quanto às suspensões, classifique a fase dispersa e continua. 
Fase dispersa é a mistura de duas ou mais substâncias em que as partículas de uma fase se encontra distribuídas no seio de outra. Dispersante: material em maior quantidade. Exemplo: água ou álcool Disperso: material em menor quantidade. Exemplo: princípio ativo. 
Fase contínua é a mistura liquida de substâncias, onde não tem a separação de soluto e solvente a olho nu.
1. Qual o motivo que não se podem filtrar as suspensões?
Porque a fase dispersa é insolúvel na fase líquida, e é através da agitação que elas podem ser suspensa facilmente. A fase interna não atravessa o papel de filtro, é por esse motivo que as suspensões não podem ser filtradas. 
1. O que é uma suspensão extemporânea? 
Suspensão extemporânea é o pó que normalmente contém o fármaco e adjuvante, como as agentes em meio aquoso, após acrescentar o veículo a esse pó temos uma suspensão extemporânea, ou seja, suspensão extemporânea é pra ser preparado para tomar na hora. Exemplo: Eno.
1. Qual o motivo farmacotécnico de se ter uma suspensão extemporânea? 
Alto índice de oxidação, alto índice de hidrólise, alto índice de crescimento microbiano. São suspenções que tem que ser preparadas e consumidas imediatamente. 
1. A tendência é que os fármacos sejam veiculados em formas farmacêutica (F. F.) soluções, fim de facilitar o uso. Sabendo disto, porque mesmo assim temos a F. F. suspensão? 
Permitir a viabilidade de um fármaco insolúvel na forma liquida, mascarar o sabor desagradável , possuir maior velocidade de absorção do fármaco quando comparada a forma sólida oral ,as partículas de dissolvem mais rapidamente nos fluídos do Trato Gastrintestinal , possui maior estabilidade quando comparada a soluções . Como o fármaco não esta dissolvido ele apresenta maior resistência a hidrólise . 
1. Quanto a sua biodisponibilidade, compare as suspensões com as soluções e as cápsulas. 
Suspensão : o pó precisa ser dissolvido com a ajuda de um veículo , muita das vezes acontece do indivíduo hora de fazer a mistura não agita corretamente e isso afeta na biodisponibilidade, pois pode ser que o individuo tome somente somente o veiculo que esta por cima assim fazendo com que o fármaco não seja totalmente eficaz .
Soluções : mistura homogênea ontem o pricípo ativo já venha misturado ao veículo, sendo fácil de deglutir e não tem erro de dose do princípio ativo, e já esta pronto para ser absorvido.
Cápsulas : difícil deglutição para idosos e crianças , demora na absorção.

Continue navegando