Buscar

Questões - HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- A riqueza cultural dos estudos na Europa eram sinônimo de boa educação, o que chamava a atenção de pessoas ao redor do mundo, sobretudo americanos que decidiam estudar na Europa. Quando a Universidade de Berlim foi inaugurada, estabeleceu uma filosofia de estudo universitária chamada Wissenschaft, que promovia a liberdade de ensino e investigação - que ainda não era comum. Esta teoria investia sobretudo no desenvolvimento científico, com laboratórios equipados e professores motivados a pesquisarem o que quisessem e envolver seus melhores alunos em suas pesquisas. Seguindo os passos da Universidade de Berlim, as demais universidades adotaram essa filosofia, o que tornou a Alemanha notável no campo científico e abriu portas para novas pesquisas nas mais diversas áreas de conhecimento. Nesse tempo, destacaram-se os campos da medicina, da química e da física.
2- Para Wundt, a consciência era formada por várias partes e podia ser estudada através da análise ou redução. Ele queria descobrir os fatos da consciência, suas combinações e relações para descobrir as leis que as regiam, buscando entender a experiência imediata de quem era observado a partir do método da introspecção - que permitia uma auto-observação a partir dos estímulos que os voluntários recebiam. Para Willian, que fora influenciado por Darwin, o propósito da consciência é de nos guiar aos fins necessários para a sobrevivência. Para ele, a consciência deveria ser analisada no seu ambiente natural e, seu objeto de estudo, valoriza o fenômeno - experiência imediata - e as condições - a importância do corpo e do cérebro para a saúde mental - já que a consciência muda constantemente, como um fluxo initerrupto de estados mentais - conhecimentos, sentimentos, decisões e desejos - e, por isso, não faz sentido dividí-la para estudá-la.
3- Funcionalistas e Estruturalistas tinham em comum o entendimento de que a psicologia devia se dedicar ao estudo da consciência, embora cada qual tivesse uma perspectiva e diferentes métodos para estudá-la. Os funcionalistas lidavam e investigavam a utilidade da consciência - o que ela fazia, para que servia e como ela surgiu. Dedicaram-se sobretudo ao estudo da aprendizagem, do desenvolvimento infantil, da inteligência, dos comportamento, da personalidade, entre outros. Já os estruturalistas, buscavam determinar o que era a consciência, que denominavam como a soma de todos os processos mentais que ocorrem no que tempo presente ("agora"), estudando sobretudo as sensações e percepções. Os funcionalistas consideravam os estudos de Wundt e Titchner restritivos, uma vez que o método da introspecção não podia analisar problemas complexos como a aprendizagem, a personalidade, o desenvolvimento e os distúrbios mentais. Ele também não podia ser aplicado em crianças e animais. Os resultados da introspecção eram muito diferentes e, por isso, não confiáveis.
4- A Psicologia de Wundt estava concentrada nos estudos da consciência e, do seu ponto de vista, a psicologia tinha uma função acadêmica, o que dificultou a aproximação da psicologia das questões práticas da vida humana e pode ter complicado os órgãos governamentais a enxergarem a importância e utilidade da psicologia. O método de introspecção de Wundt foi criticado por entregar resultados muito diferentes, bem como foi criticado seu posicionamento político durante a primeira guerra, o que criou uma aversão - sobretudo dos americanos - à Wundt e sua teoria. O surgimento de novas escolas como o Funcionalismo, a Gestalt, a Psicanálise e o Behaviorismo promoveram o declínio de sua psicologia. Embora seu método tenha sido refutado, o legado de Wundt para a Alemanha e para o mundo foi elevar a psicologia ao status de ciência moderna e proporcionar o início da psicologia experimental.

Continue navegando