Buscar

TG- VANESSA pronto

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno:
Vanessa Alcântara Oliveira - RA 1731962
POLO
SERRA - ES
2017
TRABALHO EM GRUPO (TG)
PROFESSORA: Mara Solange Menna Moura Leal
ATIVIDADE: 
Sempre que vivemos uma nova experiência, é comum compartilharmos com nossos familiares e amigos. Relatar acontecimentos é algo tão rotineiro e natural que nem percebemos os seus vários aspectos.Tratando-se da escrita, o gênero textual é definido pelo tipo de comunicação que queremos ter, é a forma específica sobre o que pretendemos dizer, ou seja, por meio de uma carta, um e-mail, um conto, uma fábula etc.
O relato pessoal é um gênero textual em que são narrados fatos reais da vida de uma pessoa. São experiências que já foram ou estão sendo vividas pelo autor. Possui os mesmos elementos do texto narrativo: o fato ocorre em um momento e um lugar específico, contém personagens e é narrado por alguém.
Por ser um texto de caráter pessoal, deve ser escrito em primeira pessoa do singular e no tempo verbal presente ou passado. São exemplos desse gênero os subgêneros: depoimento, diário, blog e memória.Sobre trajetória, vale lembrar que, conforme o dicionário, “é a sucessão dos acontecimentos que fizeram parte da existência de algo ou alguém; carreira. É a distância (espaço) que precisa ser percorrida para se chegar a outro lugar; percurso ou trajeto”.
Com base nessas informações, redija um relato pessoal, contando a sua trajetória até o curso de Pedagogia modalidade de ensino a distância da UNIP.
Meu caminho até a pedagogia
Em uma cidade relativamente pequena no Leste de Minas Gerais, chamada Ipatinga, localizada no Vale do Aço, foi onde eu nasci, em 07 de Outubro de 1990. Lá eu vivi com meus dois irmãos Alessandro e Bruno, que são mais velhos que eu, meu pai Aristeu e minha mãe Maria Aparecida. 
Minha infância foi vivida como hoje raramente se consegue, brincando com os vizinhos, primos e amigos de brincadeiras simples, como andar de bicicleta, amarelinha, pique esconde, perna de pau, entre outras que me fazia muito feliz.
Sempre estudei em escola pública, algumas épocas por opção mesmo, o ensino público onde residia atendia as necessidades enquanto aluna e também buscada pelos meus pais. Aos 18 anos infelizmente ocorreu algo que mudou tudo, perdi o meu pai por motivo de saúde, onde eu e minha família passamos por momentos muito difíceis que duraram por anos. Um ano depois iniciei um curso técnico de Estética com ênfase em Cosmetologia que teve como duração 18 meses e nessa mesma época já atuava na área de estética.
Ao 22 anos me casei com Daniel com quem namorava há 3 anos a distância, ele também nasceu em Ipatinga, porém residia no Estado do Espírito Santo há 12 anos e foi assim que sai da minha cidade natal. Foram muitas as mudanças, tudo muito novo para mim que tão pouco conhecia da vida até então. Continuei atuando na área de estética por 2 anos, até que resolvi buscar mais estabilidade financeira deixando a profissão autônoma, entrei em uma empresa onde hoje trabalho na área de telemarketing no setor de manutenções de veículos. Com o cenário de crise vivida no Brasil percebi que precisava mudar algo, e aos poucos pude notar que precisava de uma graduação, pesquisei vários cursos e fui eliminando os que não enquadravam no meu perfil, e com longas conversas com meu esposo e com a minha sogra Rosângela que é graduada em Letras, vimos ali o curso de Pedagogia em que tudo parecia encaixar comigo, pesquisei várias faculdades e conheci a UNIP, bem conceituada e que oferece o curso que eu escolhi e a distância, que com base na minha rotina seria a grande oportunidade de conseguir uma graduação. Me matriculei, iniciei o curso e estou completamente encantada com tudo que vi até então, espero conseguir ser uma boa pedagoga e que eu possa contribuir com a educação como um dia fizeram por mim.

Continue navegando