Buscar

4a

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	A glicoquinase e a hexoquinase são duas enzimas que reagem com o mesmo substrato, a glicose, e ambas são enzimas intracelulares que fosforilam a glicose formando glicose 6-fosfato (G6P). A hexoquinase depende da presença do íon magnésio para seu correto funcionamento. Explique qual o papel do magnésio neste contexto.
		
	
	É um inibidor competitivo
	 
	É uma coenzima
	
	É um inibidor alostérico
	 
	É um cofator
	
	É uma proteína
	Respondido em 22/05/2020 21:05:24
	Explicação:A hexoquinase depende da presença de magnésio como cofator. Sem o cofator a enzima não fica ativa.
	
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Substâncias que diminuem a velocidade de uma reação enzimática ou a interrompem e possuem um papel regulador importante nas vias metabólicas são conhecidas como:
		
	
	Catalizadores
	
	Holoenzimas
	
	Apoenzimas
	 
	Inibidores enzimáticos
	
	Cofatores enzimáticos
	Respondido em 22/05/2020 21:06:29
	Explicação:
Um inibidor é uma substância que diminui a velocidade de uma reação ou a interrompe. Os inibidores possuem um papel regulador importante nas vias metabólicas.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O metal pesado Hg++ (mercúrio) reage com grupos químicos não localizados no centro ativo das enzimas do nosso organismo através de ligação não covalente. Ainda assim, na presença deste metal a enzima não consegue converter o substrato específico dela em um produto, a menos que o metal se desligue da enzima.  Sendo assim, bioquimicamente o metal Hg++ é:
		
	
	um inibidor competitivo reversível
	 
	um inibidor alostérico reversível
	
	um ativador irreversível
	
	um efetuador alostérico positivo
	
	um inibidor competitivo irreversível
	Respondido em 22/05/2020 21:06:22
	
Explicação:Como o magnésio se liga em um sítio diferente do sítio ativo, se trata de um sítio alostérico. Como uma vez ligado a reação não ocorre, ele é um inibidor. Como afirma que ele se desliga da enzima, e a ligação é não covalente, é um inibidor alostérico reversível.
	
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Vários medicamentos atuam como inibidores enzimáticos. A lovastatina é um deles. Ela se liga de forma não covalente no sítio ativo da enzima 3-hidroxi 3- metilglutaril-coenzimaA (HMG-CoA) redutase, que é a responsável pela etapa inicial da síntese de colesterol. Por isso, é considerado um agente redutor do colesterol no organismo. Essas características evidenciam que a lovastatina é um inibidor enzimático do tipo:
		
	
	alostérico irreversível
	
	competitivo irreversível 
	 
	competitivo reversível
	
	alostérico reversível
	
	misto
	Respondido em 22/05/2020 21:06:22
	
Explicação:Como o medicamento se liga de forma não covalente, é uma ligação reversível. Como se liga no sítio ativo, se trata de um inibidor competitivo. Como uma vez ligado a reação não ocorre, ele é um inibidor.
	
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	As enzimas são conhecidas como catalisadores biológicos. Elas possuem a capacidade de aumentar a velocidade de reação das substâncias reagentes na formação de seus respectivos produtos. Sobre as enzimas é correto afirmar:
		
	 
	São altamente específicas reconhecendo apenas substratos específicos e não são consumidas durante a reação
	
	O centro ativo da enzima é constituído por aminoácidos que estão próximos, por causa da estrutura primária
	
	A atividade catalítica da enzima independe de sua estrutura tridimensional
	
	Para que uma reação enzimática ocorra, é necessário que apenas a enzima esteja presente no meio aquoso onde a reação irá se processor
	
	Reações enzimáticas apresentam energias de ativação maiores do que as reações não enzimáticas
	Respondido em 22/05/2020 21:06:49
	Explicação:Apenas a alternativa A está correta. Na alternativa B o centro ativo da enzima é constituído por aminoácidos que estão próximos, por causa da estrutura terciária. Na D é necessário que enzima e substrato componham o meio reacional e na E as reações enzimáticas apresentam energias de ativação menores do que as reações não enzimáticas.
	
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A febre alta (acima de 40ºC) é muito perigosa para os seres humanos e pode ser fatal. Uma das causas desta disfunção é o fato da temperatura alta alterar enzimas do sistema nervoso central. Como a febre alta pode modificar essas proteínas?
		
	
	Induzindo a modificação da sequencia de aminoácidos das enzimas.
	
	Induzindo a autodigestão das enzimas.
	
	Quebrando as ligações covalentes emtre os aminoácidos.
	 
	Induzindo a desnaturação das enzimas.
	
	Induzindo a exocitose das enzimas.
	Respondido em 22/05/2020 21:07:10
	
Explicação:
Uma elevação na temperatura reacional aumenta a velocidade de reação, porém se essa reação envolve uma enzima, a elevação da temperatura vai favorecer a reação enzimática desde que não interfira na conformação nativa da proteína. Assim, se aumentarmos muito a temperatura do meio, a enzima se desnatura, perdendo sua conformação e, portanto, sua função.

Continue navegando