Buscar

Atividade unidade 1

Prévia do material em texto

Faculdade Laboro
Curso: Tecnólogo em Gestão Hospitalar.
Disciplina: Gestão de Material e Patrimônio
Aluno(a)Jadiel Lopes Sampaio 
 
ATIVIDADE  UNIDADE I
 
1.     Segundo Razzolini Filho 2013, A administração de recursos materiais e patrimoniais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa hospitalar, de forma centralizada ou descentralizada, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Visto que, a administração de materiais é, certamente, um dos principais subsistemas de uma organização hospitalar. Está fortemente ligada à logística, seu foco principal é determinar o que, quando, como e quanto comprar, ao menor custo, desde a compra junto ao fornecedor até a entrega ao cliente final. De acordo com o que foi estabelecido pelo autor, justifique a importância das compras nos estabelecimentos assistenciais de saúde:
A) Compras Locais: É responsável pelas atividades de compras locais, ou seja compras efetuadas no Brasil.
B) Compra normal: Procedimento adotado quando o prazo for compatível para obter as melhores condições comerciais e técnicas na aquisição de materiais.
C) Compra emergencial: Acontece quando a empresa falha na elaboração do planejamento ou no atendimento de necessidade oriunda de problemas operacionais.
 
2. Licitar é a execução de obras, a prestação de serviços e o fornecimento de bens para atendimento de necessidades públicas, as alienações e locações devem ser contratadas mediante licitações públicas, exceto nos casos previstos na Lei nº 8.666, de 1993, e alterações posteriores. Baseado na licitação pública responda:
A) Quem deve licitar? Estão sujeitos à regra de licitar, além dos órgãos integrantes da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades da economia mista e demais entidades controladas direta e indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
B) Como Licitar? Definir o objeto que se quer contratar; Estimar o valor total da obra, do serviço ou do bem a ser licitado, mediante realização de pesquisa de mercado; Verificar se há previsão de recursos orçamentários para o pagamento e se conforme com a LRF*; Definir a modalidade de licitação adequada.
C) Quem são Responsáveis pela Licitação? São responsáveis os agentes públicos designados pela autoridade competente, mediante ato próprio (portaria, por exemplo), para integrar comissão de licitação, ser pregoeiro ou para realizar licitação na modalidade convite. E tem como função receber, examinar e julgar todos os documentos.
D) Como se baseia a Modalidades e limites da Licitação Pública? Modalidade de licitação é a forma específica de conduzir o procedimento licitatório, a partir de critérios definidos em lei, que são Leilões, concursos, Concorrência, Tomada de preços, Convite e Pregão. 
E) Como está definida os Tipos de Licitações? Os tipos de licitação não deve ser confundido com modalidade de licitação. Modalidade é procedimento. Tipo é o critério de julgamento utilizado pela Administração para seleção da proposta mais vantajosa. Os tipos de licitação mais utilizados para o julgamento das propostas são os seguintes:
· Menor Preço : 
Critério de seleção em que a proposta mais vantajosa para a Administração é a de menor preço. 
· Melhor Técnica : 
Critério de seleção em que a proposta mais vantajosa para a Administração é escolhida com base em fatores de ordem técnica. Os tipos de licitação mais utilizados para o julgamento das propostas são os seguintes:
· Técnica e Preço
Critério de seleção em que a proposta mais vantajosa para a Administração é escolhida com base na maior média ponderada, considerando-se as notas obtidas nas propostas de preço e de técnica.

Continue navegando