Buscar

TRABALHO PARA REPÓSIÇÃO DO MÓDULO RECUPERAÇÃO FUNCIONAL DE MMSS E MMII Cristiano Galindo

Prévia do material em texto

PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA COM ÊNFASE EM TERAPIAS MANUAIS
TRABALHO DE REPOSIÇÃO DE MÓDULO
DISCIPLINA: RECUPERAÇÃO FUNCIONAL DOS MEMBROS SUPERIORES E MEMBROS INFERIORES.
1. O fixador de Ilizarov tem se mostrado eficaz no tratamento de inúmeras patologias e disfunções traumato-ortopédicas dos membros inferiores. A atuação fisioterapêutica em tais pacientes apresenta-se imprescindível. Cite os principais objetivos e condutas da fisioterapia nas 4 fases de reabilitação:
a) pós-operatório imediato
Controle sistêmico da área afetada, carga sobre o membro estabilizado. Reduzir edema melhorar segurança do paciente.
b) fase de distração
Realização de exercícios de manutenção de musculatura quando possível. Reduzir edema, redução de dor.
c) fase de consolidação óssea
Aumentar carga sobre membro afetado, realizar exercícios de mobilidade.
d) pós remoção do fixador externo
Reduzir edema, aumentar estabilidade dinâmica, melhorar sensibilidade cicatricial. 
2. A lesão dos tecidos moles de membros inferiores, incluindo os tendões, está acompanhada de diversas alterações como disfunção, contratura, aderência e fraqueza muscular, além de dor e alterações circulatórias. Todas essas mudanças influenciam nas atividades de vida diária do paciente. Quais as técnicas que a fisioterapia utiliza para alcançar resultados reabilitadores satisfatórios, de acordo com cada estágio de cicatrização tecidual?
Fase inflamatória - Redução de edema com drenagem linfática, uso de bandagens, uso de Laser 660w, crioterapia, mobilização grau 1.
Fase proliferativa - Realização de laser 990w, redução de edema se ainda persistir, ultrassom, TENS, mobilização grau 2 e 3.
Fase reparo – mobilizações grau 4, corrente Russa, quebra de aderência cicatricial, crochetagem, Mulligan, fortalecimento muscular.
3. Quais são os sinais e sintomas detectáveis no exame neuromuscular dos membros inferiores que sugerem a disfunção do nervo femoral?
Paresetesia (sensações de queimação, formigamento ou coceira), perca de sensibilidade fina, perca repentina de força, dor ao trajeto nervoso, dor inespecífica.
4. Muitos são os fatores que determinam a cicatrização adequada do coto de amputação, mas sem dúvida o planejamento cuidadoso e conhecimento técnico-anatômico, visando uma reabilitação adequada, podem representar a chance deste indivíduo de uma reintegração adequada ao seu meio. Sendo assim, quais os principais aspectos a serem incluídos na avaliação funcional de pacientes amputados de membros inferiores?
Tipo de amputação, forma óssea, volume muscular, força muscular, cicatrização externa e interna, sensibilidade do coto, forma do coto, ausência ou presença de edema, molde do coto.
5. Infelizmente, ainda hoje, urna certa porcentagem dos casos novos de hanseníase, quando diagnosticados, já apresenta algum grau de incapacidade. De todas as incapacidades aquelas que mais problemas trazem para o seu portador, sua família, e para o Estado são aquelas relacionadas aos membros inferiores, em particular a úlcera plantar. Para uma avaliação destes membros são necessários uma anamnese cuidadosa e um exame físico bem feito. Apresente uma ficha de avaliação com foco em membros inferiores para estes pacientes.
Ficha de Avaliação de Fisioterapia 
 DADOS PESSOAIS Data de nascimento: ___________ Idade: ________Sexo: M( ) F( ) Peso:______Altura:______IMC:______kg/m² Classificação: __________ 
Estado civil:__________________ Naturalidade:____________________ Nacionalidade:___________________ Raça:______________________ 
Ocupação atual:_______________ Ocupação anterior: ______________ 
Diag. médico: ________________Médico responsável: _____________ 
Data da avaliação: _________________Avaliador: _________________
 II – ANAMNESE
 QP: 
HD:
 HMA:
 Medicamento em uso: Estado funcional: 
III – ESCALA VISUAL ANALÓGICA (EVA) 14 
IV – AMPLITUDES DE MOVIMENTO D E 
Flexão
Extensão
Abdução
Adução
Rotação
externa
Rotação interna 
V – COMPRIMENTO DOS MEMBROS (cm) Direito Esquerdo 
*EIAS até maléolo medial 
V - TESTE DE CAMINHA DE 6 MINUTOS (TC6’)
 TC6’:______m PAi:________mmHg PAf:________mmHg BORGi/f____ 
*Valores de referência: Enright e Sherril Homens: distância TC6 (m) = (7,57 x altura cm) - (5,02 x idade) - (1,76 x peso kg) - 309m Mulheres: distância TC6 (m) = (2,11 x altura cm) - (2,29 x peso kg) - (5,78 x idade) +667m 
VI – TIME UP AND GO TEST (TUG) 1º ______seg 2º______seg 3º______seg média:_______seg *Valores de referência TUG: adultos < 10s / idosos < 20s 15 VII – WOMAC Dor Rigidez Funcionalidade Pontuação 
* Cálculo WOMAC: (dor + rigidez + funcionalidade / 24); 0 = melhor função / 100 = pior função VIII – FORÇA MUSCULAR (dinamômetro isocinético – valores em Nm) Média de pico torque extensão Déficit em % Média de pico torque flexão Déficit em % Membro lesado Membro não lesado Média de pico torque abdução Déficit em % Média de pico torque adução Déficit em % Membro lesado Membro não lesado 
* Flexão - supino com o quadril a 20° de flexão; Extensão – supino com o quadril a 40° de flexão; Adução - decúbito lateral e o quadril a 10° de abdução; Abdução - decúbito lateral e o quadril a 0° de abdução. Para os testes de adução e abdução o joelho permanecerá a 0° de flexão e para os testes de flexão e extensão o joelho permanecerá a 90°
6. A mão é um órgão sensitivo e motor que apresenta grande complexidade de função. A sua inervação é realizada pelo plexo braquial. Faça um esquema representando a anatomia deste plexo. 
7. Quais os objetivos e condutas fisioterapêuticas no tratamento pós-operatório de fratura de úmero?
Redução de dor: TENS, Mobilização grau 1
Redução de Edema: Drenagem, laser 660w
Descarga de peso gradual: Exercícios proprioceptivos 
Melhorar mobilidade: Mobilizações
Melhorar força: Exercícios cinesiologicos.
8. Cite e defina as propriedades excitatórias pesquisadas no eletrodiagnóstico fisioterapêutico em pacientes portadores de lesões de nervos periféricos em membro superiores.
O papel da fisioterapia nas lesões dos nervos periféricos é manter a amplitude de movimento, prevenir a retração de tecidos moles e a instalação de deformidades, retardar a atrofia muscular por desuso, reeducar os grupamentos musculares, diminuir a dor, prevenir lesões secundárias às alterações e negligência sensorial, reforçar a aprendizagem motora e sensorial no córtex cerebral, avaliar e prescrever órteses quando necessárias e orientações de treinamento para melhorar a capacidade funcional.
Já o eletrodiagnóstico pode ser realizado com corrente faradica, corrente faradica ou galvânica. Através de estimulação muscular e tempo de respota de acordo com amperagem. 
9. Alguns princípios básicos devem ser seguidos na reabilitação dos traumatismos do ombro. Cite-os e descreva-os.
Mobilizao grau 1 precoce, descarga de peso gradual, mobilizão em rotação interna e externa devem ser evitadas a princípio. 
10. As instabilidades anteriores do ombro são as mais comuns da clínica diária. Quais os músculos devem ser treinados em seu tratamento conservador?
Fortalecimento de rotadores internos e externos (Manguito rotador: supraespinhal, infraespinhal, redendo menor e subescapular).
Fortalecimento global da musculatura do ombro.

Continue navegando