Buscar

av2 direitos humanos

Prévia do material em texto

Ir para o conteúdo principalFechar
· 
Rute Cristina Barroso Oliveira Braga
· Linha do tempo
· Cursos
· Organizações
· Calendário
· Mensagens
· Notas
· Ferramentas
· Fazer logoff
PrivacidadePeríodos
Menu
Mostrar tudo 
Ir para o conteúdo principal
· 
 
· 
 
· 
 
· 
 
· 
 
· 
Vários professores
Visualizar tudo
Detalhes e ações
Lista de participantes
Visualizar todos os participantes do seu curso
Blackboard Collaborate
Participar da sessão 
Grupos
View groups
Avisos
Visualizar arquivo
Manuais e ferramentas
Visualizar ferramentas do curso e instituição
Conteúdo do curso
Rute Cristina Barroso Oliveira Braga
Nota finalEnviado: 23/05/20 19:35 (BRT)
4,2
1. Pergunta 1
“Em sua essência, a escola constitui um ambiente democrático, de participação, inclusão, lutas, conflitos de ideias e respeito às opiniões e às opções que devem ser tratadas no sentido de enriquecer as diferenças e aprendizagens; portanto, o diálogo é o elemento norteador das relações entre os atores escolares.” (Livro-texto, p.93). A partir dessa afirmação, podemos inferir que:
Correta
(D) A escola deve ter a ...
Ocultar outras opções 
1. Apreensão de conhecimentos construídos sobre direitos humanos na atualidade havendo a necessidade de se relacionar apenas com o contexto local.
2. Os Direitos Humanos são ensinados na escola por um bom professor. Não há necessidade de materiais adicionais para isso.
3. Fortalecimento de práticas individuais e sociais que gerem ações e instrumentos em favor da promoção, da proteção e da defesa dos direitos humanos, uma vez que não pode haver reparação das violações.
4. A escola deve ter a capacidade de fazer o aluno pensar reflexiva e criticamente e utilizar a palavra como força no mundo, de modo que a educação não seja feita de professor para aluno ou de professor sobre aluno, mas de um junto com o outro, em constante diálogo.
Resposta correta
5. Ensina-se Direitos Humanos na escola, basicamente ensinando-se a Constituição de 1988.
2. Pergunta 2
Segundo a literatura, “O diálogo entre educador e educando, assim como ensino e aprendizagem dessa palavraação transformadora, constitui prática potencial para a educação em direitos humanos”(CHICARINO, 2016, p.28).
No que se refere mais especificamente à educação primária e secundária inclui as seguintes ações: 
Correta
(E) As políticas, a ...
Ocultar outras opções 
1. 
1. As políticas, mas sem a implementação no ambiente de ensino-aprendizagem. 
2.  
2. 
1. Apenas o desenvolvimento profissional dos professores. 
2. 
3. 
1. Apenas as ações políticas. 
2.  
4. O ensino e a aprendizagem, apenas. 
5. As políticas, a implementação das políticas, o ambiente de aprendizagem, o ensino e a aprendizagem, a educação e o desenvolvimento profissional dos professores e outros profissionais. 
Resposta correta
3. Pergunta 3
A educação é a espinha dorsal da estrutura da sociedade, pois por meio dela se transmite a herança cultural e se ensina um sistema de valores, ideias e sentimentos que regulam as relações humanas e sociais, as formas de comportamento e de pensar dos indivíduos. Após refletir sobre a temática da educação e dos direitos humanos, leia os trechos a seguir, responda o que se pede:
I) Refletindo criticamente sobre como o ser humanovive em uma realidade complexa e como seus direitos devem ser entendidos em um conjunto de conhecimentos e saberes.
II) Ao nos referirmos à educação como uma realidade social, nos referimos, na verdade, a uma realidade complexa, constituída por uma série de práticas, processos, fundamentos, disciplinas e conteúdos, sujeitos, agentes, subjetividades etc.
III) A educação tem caráter interdisciplinar e multidisciplinar que não é patrimônio de uma só disciplina ou de uma única dimensão.
Está correto o que se declara:
Correta
(E) Todas estão corretas
Ocultar outras opções 
1. Apenas em I e II.
2. Apenas em II.
3. Apenas em I.
4. Apenas em I e III.
5. Todas estão corretas.
Resposta correta
4. Pergunta 4
No que se refere à conceitualização dos direitos humanos e a importância significativa às ideias de John Locke, marque a alternativa que se refere a sua teoria:
Correta
(E) John Locke, escreveu sua ...
Ocultar outras opções 
1. John Locke, escreveu sua teoria sobre comunicação social como modo de proteger a propriedade, que constitui valor fundamental.
2. John Locke, escreveu sua teoria sobre burocracia como modo de proteger a propriedade, que constitui valor fundamental.
3. John Locke, escreveu sua teoria sobre a pedagogia comunista como modo de proteger a propriedade, que constitui valor fundamental.
4. John Locke, escreveu sua teoria sobre epistemologia como modo de proteger a propriedade, que constitui valor fundamental.
5. John Locke, escreveu sua teoria sobre a liberdade como modo de proteger a propriedade, que constitui valor fundamental.
Resposta correta
5. Pergunta 5
No que se refere aos princípios da Educação em Direitos Humanos, podemos dizer que o princípio da LAICIDADE DO ESTADO:
Correta
(E) Constitui-se em pré-condi...
Ocultar outras opções 
1. Está relacionado a uma concepção de existência humana fundada em direitos.
2. Diz respeito à necessária condição de igualdade na orientação das relações entre os seres humanos.
3. Deve estimular o respeito ao espaço público como bem coletivo e de utilização democrática de todos (as).
4. Refere-se ao enfrentamento dos preconceitos e das discriminações.
5. Constitui-se em pré-condição para a liberdade de crença garantida pela Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e pela Constituição Federal Brasileira de 1988.
Resposta correta
6. Pergunta 6
Segundo a literatura estudada, “Norberto Bobbio em sua obra “A Era dos Direitos”, afirmou que, “o problema fundamental em relação aos direitos do homem, hoje, não é tanto o de justificá-los, mas o de protegê-los”. Sobre o pensamento de Norberto Bobbio é incorreto afirmar que:
Incorreta
(E) Durante muito tempo os ... está correta
Ocultar outras opções 
1. O documento aprovado por 48 países membros da Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 10 de dezembro de 1948, “representa a manifestação da única prova através da qual um sistema de valores pode ser considerado humanamente fundado.
2. A busca pelo fundamento absoluto dos direitos humanos é substituída por um marco histórico, ou seja, a própria declaração, na qual se destaca o processo a partir do qual um conjunto de princípios e valores é aceito universalmente.
3. De acordo com Bobbio, durante muito tempo os jusnaturalistas trataram de encontrar argumentos “absolutos” e “irresistíveis” para mostrar que os direitos humanos derivam intrinsecamente da natureza do homem, para Bobbio, essa tarefa, quase obrigatória, de encontrar um fundamento absoluto é “infundada.
4. Bobbio considera que a fundamentação dos direitos humanos não se trata de um problema inexistente, mas de um problema resolvido de alguma maneira a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
5. Durante muito tempo os jusnaturalistas trataram de encontrar argumentos “absolutos” e “irresistíveis”, fato que dialoga totalmente com o pensamento de Bobbio. 
Resposta correta
7. Pergunta 7
Segundo a literatura estudada, observou-se que: “a educação em direitos humanos é parte integral do direito à educação e, cada vez mais, obtém maior reconhecimento como direito humano em si mesma”.
Sobre a educação em Diretos Humanos, não é correto afirmar que: 
Incorreta
(B) O conhecimento dos ... está correta
Ocultar outras opções 
1. Paz, não discriminação, igualdade, justiça, tolerância, não violência, respeito e dignidade humana são conceitos e, para além disso, ações que devem ser abraçadas pela educação. 
 
2. O conhecimento dos direitos humanos e das liberdades individuais e coletivas constitui instrumento fundamental para assegurar o respeito dos direitos de todas as pessoas. 
 
Resposta correta
3. O conhecimento dos direitos humanos e das liberdades individuais e coletivas não constitui instrumento fundamental para assegurar o respeito dos direitos de todas as pessoas.   
4. O Programa Mundial para Educação em Direitos Humanosé um marco intergovernamental destinado a fomentar o desenvolvimento de estratégias e de programas nacionais sustentáveis na área de educação em direitos humanos. 
 
5. Direitos humanos deve significar a aplicação da paz, da não discriminação, igualdade, justiça, tolerância, não violência, respeito e dignidade humana no sistema educativo e em todos os contextos de aprendizagem, ou seja, também fora dos muros das escolas. 
 
 
8. Pergunta 8
A Educação em Direitos Humanos tem por principal escopo:
Correta
(E) A formação ética, crítica...
Ocultar outras opções 
1. A formação que leva ao autoconhecimento psicológico.
2. A formação para o exercício da função de cargos públicos.
3. A formação sociológica e mercadológica.
4. A formação do corpo em suas várias dimensões.
5. A formação ética, crítica e política.
Resposta correta
9. Pergunta 9
Todos os seis instrumentos fundamentais de proteção e promoção dos direitos humanos que integram a Declaração Universal dos Direitos Humanos estão presentes em nossa ordem jurídica e são base importante para a educação, entendida aqui no sentido de desenvolvimento pleno a que todos os indivíduos têm direito.
Sobre essa temática, é incorreto afirmar que: 
Incorreta
(E) O Pacto internacional dos... está correta
Ocultar outras opções 
1. Pacto internacional dos direitos econômicos, sociais e culturais – assinado em 1966, o documento afirma que todos os povos têm direito à autodeterminação. 
 
2. Os seis instrumentos fundamentais são: Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial; Pacto internacional dos direitos civis e políticos; Pacto internacional dos direitos econômicos, sociais e culturais; Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher; Convenção contra a tortura e outros tratamentos ou apenas cruéis, desumanas ou degradantes, Convenção sobre os direitos da criança. 
 
3. Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial – assinada em 1966, seu texto diz que [...] os Estados Partes condenam a discriminação racial e comprometem-se a adotar uma política de eliminação da discriminação racial em todas as suas formas e de promoção de entendimento entre todas as raças. 
 
4. Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial – assinada em 1966, seu texto diz que os Estados Partes condenam a discriminação racial e comprometem-se a adotar uma política de eliminação da discriminação racial em todas as suas formas e de promoção de entendimento entre todas as raças. 
 
5. O Pacto internacional dos direitos civis e políticos de 1966 não tem conformidade com a Declaração Universal dos Direitos do Homem.    
Resposta correta
10. Pergunta 10
Pode-se dizer que as teorias do liberalismo, da democracia e do socialismo acompanham de perto a evolução dos Direitos Humanos. Tais “escolas de pensamento”, respectivamente, têm em John Locke, Jean-Jacques Rousseau e Karl Marx seus representantes. Podemos destacar como contribuição desses filósofos:
(  ) Locke – garantia e proteção das liberdades individuais.
(  ) Rousseau – garantia e proteção da propriedade privada.
(  ) Marx – estudo e proposição das concepções liberais.
(  ) Locke – o papel do estado em assegurar o bem coletivo.
(  ) Marx - estudo das concepções socialistas pelo desenvolvimento das lutas por igualdade social.
Correta
(C) V, F, F, F, V
Ocultar outras opções 
1. F, V, F, V, F.
2. V, V, F, F, F.
3. V, F, F, F, V.
Resposta correta
4. V, F, V, F, V.
5. F, F, F, V, V.
0,60,60,60,60,6000,600,6

Continue navegando

Outros materiais