Buscar

ESTUDO DIRIGIDO 1_Criatividade_DiferençasIndividuais_Percepçao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Vitória Carolina Santos- Código 20200144- Turma 18311- Curso Psicologia 1º período
Victoria Gabriele Castilho da Silva- Código 20192427
ESTUDO DIRIGIDO:
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: CRIATIVIDADE, DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E PERCEPÇÃO
1. Explique com suas palavras a afirmação de Amabile (1988): a CRIATIVIDADE é definida como a produção de novas e úteis ideias ou soluções por um indivíduo ou por um pequeno grupo de indivíduos que trabalham em conjunto.
R: Ser Criativo é estar em constante produção de ideias inovadoras e úteis, seja estas ideias individuais ou em conjunto de uma ou mais pessoas.
2. Nas últimas duas décadas, as pesquisas têm buscado identificar características da pessoa criativa e, dentre essas características, a literatura tem destacado: curiosidade, abertura a novas experiências, inteligência, capacidade de assumir riscos, intuição, autonomia, flexibilidade, imaginação, autoconfiança, persistência, tolerância à ambiguidade, humor, flexibilidade, dentre outras (NAKANO; ZAIA, 2012, p.389). Dê exemplo de uma ação criativa no seu dia a dia usando uma das características criativas a seguir: o humor, a flexibilidade ou a abertura a novas experiências.
R: Diante dos dias que estamos vivendo, da dificuldade que estamos enfrentando, meus pais por serem mais velhos estão preocupados, com medo, tristes, e uma forma criativa que uso para alegra-los é contar piadas, coisas bobas para eles poderem rir e se divertir um pouco, faço isso todos os dias.
3. Explique a diferença entre criatividade-espontaneidade e conserva cultural. Dê exemplo de uma situação-problema usando a Revolução Criadora de Moreno (criatividade-espontaneidade) que evita a robotização, a automatização do ser humano.
R: Criatividade-espontaneidade é o fator que permite o potencial criativo de atualizar-se e manifestar -se. O homem nasce criativo e espontâneo e deixa de sê-lo devido a diversos fatores do meio ambiente. Quando o ato criativo da pessoa cristaliza, ele se torna uma conserva cultural, que tende a perpetuar o ato criador, perenizar culturas e civilizações um exemplo é: o bebê participa do parto ativamente, em maior ou menor grau, quando ele utiliza pela primeira vez, sua criatividade-espontaneidade.
4. Explique com suas palavras o que é PERCEPÇÃO a partir da afirmação de Robbins et al. (2010, p.158): a percepção é o “[…] processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao seu meio”. Dê exemplo.
R: Percepção é o modo que o indivíduo encontra para explicar o seu autoconhecimento e o do mundo a sua volta, é um processo fundamental nos relacionamentos pois estimula a interpretação de sinais interiores e exteriores.
5. Descreva as variáveis que, de acordo com Bergamini (2005), afetam e definem o comportamento de cada ser humano: as varáveis individuais e as variáveis ambientais.
R: Variáveis Individuais: a bagagem inata e as experiências adquiridas ao longo das diferentes fases evolutivas (infância, adolescência etc.)
Variáveis Ambientais: abrangem todos os possíveis eventos extrínsecos à pessoa, tais como: grupo social; cultura; religião e fatores do meio ambiente físico propriamente dito.

Continue navegando