Buscar

Avaliação funcional do equilíbrio

Prévia do material em texto

Avaliação funcional do equilíbrio
Msc. Bruna F. Macedo
Escala de Berg
A criação da Escala de Equilíbrio de Berg ocorreu em 1992 por Katherine Berg com intuito de mensurar a estabilidade em pessoas acima de 60 anos.
 É um instrumento confiável para ser usado na análise do equilíbrio dos pacientes idosos. 
Tem a finalidade de mensurar o equilíbrio estático e dinâmico.
Escala de Equilíbrio de Berg
Constitui-se por 14 tarefas: sentado para em pé, em pé sem apoio, sentado sem apoio, em pé para sentado, transferências, em pé com os olhos fechados, em pé com os pés juntos, reclinar á frente com os braços estendidos, apanhar objeto no chão, virando-se para olhar para trás, girando 360 graus, colocar os pés alternadamente sobre o banco, em pé com um pé em frente ao outro e em pé apoiado um dos pés, que cerca o equilíbrio estático e dinâmico. 
As tarefas serão qualificadas através da observação e de uma escala ordinal de 5 alternativas, variando de zero a quatro, somando um escore máximo de 56. Se caso o tempo e a distância não forem alcançados, ou o paciente necessite de uma supervisão na execução da tarefa ou de uma assistência, esses pontos devem ser subtraídos.
Escala de Equilíbrio de Berg
A quantidade máxima de pontos que podem ser obtidos é 56. 
Se um indivíduo recebe uma pontuação de 0 a 20, isto indica que a pessoa não consegue manter o equilíbrio físico e necessita uma cadeira de rodas para se mover.
 Uma pontuação de 21 a 40 significa que um indivíduo pode manter algum equilíbrio, mas precisa de assistência. 
A classificação mais alta é de 41 a 56, mostrando que o indivíduo é completamente independente.
Índice de Marcha Dinâmico: Dynamic Gait Index
Desenvolvido para identificar a probabilidade de queda em idosos.
O teste foi constituído das seguintes tarefas funcionais: 
Superfície nivelada para marcha
Mudanças na velocidade da marcha
Marcha com rotação horizontal da cabeça
Marcha com movimento verticais da cabeça
Marcha e giro sobre o próprio eixo corporal (pivô)
Passar por cima de obstáculo
Contornar obstáculos
Subir e descer degraus
Pontuação
O escore máximo previsto nesse teste é de 24 pontos, sendo que em cada item o avaliado recebe de 0 a 3 pontos, com “0” indicando o menor nível e “3” o mais alto nível da função. 
A interpretação prevê que um resultado menor ou igual a 19 pontos é preditivo de quedas em idosos, sendo somente um seguro deambulador aquele alcança mais que 22 pontos. 
Abrir Escala
Timed Up and Go test (TUG)
Teste de avaliação da mobilidade funcional, cujo desempenho está relacionado com o equilíbrio, marcha e capacidade funcional do idoso, podendo indicar seu grau de fragilidade.
Objetivo: Avaliar risco de quedas. 
Procedimento: Solicitar ao idoso, que se levante sem apoio, caminhe e retorne ao local de origem, sentando-se novamente. Deverá ser avaliado o tempo de percurso e as condições em que o idoso realiza o trajeto.
Timed Up and Go test (TUG)
Avaliação de resultados:
 O teste é considerado normal quando o tempo do percurso for inferior a 10 segundos. 
Se o tempo estiver entre 10 e 19 segundos, considera-se que o idoso apresenta risco moderado de queda, sendo este risco aumentado, quando o tempo obtido for acima de 19 segundos, ou seja, 20 segundos ou mais. 
 Se a pessoa idosa usar algum tipo de acessório de marcha (bengala, andador), tolera-se o tempo entre 10 a 19 segundos. 
 Em qualquer dos casos, há risco acentuado de quedas sempre que o tempo for superior a 20 segundos. 
 O teste deve ser considerado alterado, se o idoso não puder executá-lo por motivos de ordem motora (não consegue se levantar), ou cognitiva (dificuldade em entender as orientações para realização do teste)
Teste de Organização Sensorial
A posturografia dinâmica expõe o indivíduo a seis condições distintas (I, II, III, IV, V, VI), em que se anula a entrada de informação somatossensorial para analisar e comparar uma condição com a outra, compondo o teste de organização sensorial (TOS).
A meta em cada uma dessas condições de teste é a manutenção do equilíbrio quase estático. Em todas as condições testadas, o indivíduo é orientado a permanecer o mais imóvel possível na plataforma, mesmo diante das oscilações.
Teste de Organização Sensorial
Teste de Organização Sensorial
Depois de realizadas as seis condições, é calculado o composite, que é o índice de equilíbrio registrado na prova, comparando o balanço anteroposterior do indivíduo durante cada ensaio, levando em consideração o limite de estabilidade de 12,5º, calculado independentemente das pontuações das condições 1 e 2, adicionando as pontuações das condições 1 e 2 às pontuações de equilíbrio de cada ensaio nas condições sensoriais 3, 4, 5 e 6 e dividindo essa soma pelo número total de ensaios.
 O indivíduo que oscila no limite da estabilidade terá uma pontuação muito baixa. Esta pontuação varia de zero a 100, sendo que, de zero a 59, é considerado “queda”, pois o indivíduo precisou se deslocar da sua posição na superfície de referência; de 60 a 69, é considerado “risco de queda” e de 70 a 100, é considerado normal.
MiniBESTest
O MiniBESTest requer um tempo de 10-15 minutos para ser administrado e apresentou excelentes propriedades psicométricas em indivíduos com diagnósticos neurológicos diversos.
MiniBESTest
Os indivíduos devem ser testados com sapatos sem salto ou sem sapatos nem meias. Se o indivíduo precisar de um dispositivo de auxílio para um item, pontue aquele item em uma categoria mais baixa. Se o indivíduo precisar de assistência física para completar um item, pontue na categoria mais baixa (0) para aquele item
MiniBESTest: Itens Avaliados
1. SENTADO PARA DE PÉ
2. FICAR NA PONTA DOS PÉS
3. DE PÉ EM UMA PERNA
4. CORREÇÃO COM PASSO COMPENSATÓRIO – PARA FRENTE
5. CORREÇÃO COM PASSO COMPENSATÓRIO – PARA TRÁS
6.CORREÇÃO COM PASSO COMPENSATÓRIO – LATERAL
7. OLHOS ABERTOS, SUPERFÍCIE FIRME (PÉS JUNTOS)
8. OLHOS FECHADOS, SUPERFÍCIE DE ESPUMA (PÉS JUNTOS)
9. INCLINAÇÃO – OLHOS FECHADOS 
10. MUDANÇA NA VELOCIDADE DA MARCHA 
11. ANDAR COM VIRADAS DE CABEÇA – HORIZONTAL
12. ANDAR E GIRAR SOBRE O EIXO
13. PASSAR SOBRE OBSTÁCULOS
14. “GET UP & GO” CRONOMETRADO (ITUG) COM DUPLA TAREFA (TUG: ________s; TUG dupla tarefa ________s)
Abrir
MiniBESTest
Cada tarefa é pontuada em um escala de três pontos (zero a dois) e a pontuação total é de 28 pontos.
Melhor desempenho do equilíbrio é indicado com pontuações mais altas
Normative values of the Balance Evaluation System Test (BESTest), Mini-BESTest, Brief-BESTest, Timed Up and Go Test and Usual Gait Speed in healthy older Portuguese people. 2017
Cuidados Paliativos

Continue navegando