Buscar

Vantagens Competitivas - Adm Estratétgica

Prévia do material em texto

Vantagem Competitiva – Adm Estratégica
Vantagem competitiva é em resumo a capacidade da empresa em enfraquecer a ação da concorrência no mercado em que atua por meio da diferenciação e inovação.
Para algumas empresas é comum considerar a eficiência operacional como uma vantagem competitiva, já que esse é um meio de diferenciação da concorrência, oferecendo melhores produtos a preços mais baixos. Esse é um objetivo perseguido por todas as empresas, e as que são consideradas referências são imitadas, e podem assim serem superadas nesse quesito. Dessa forma é inviável manter essa vantagem apenas com a eficiência operacional, pois em qualquer momento a empresa pode ser ultrapassada pela concorrência, a não ser que haja alguma espécie de proteção de mercado que inviabilize a ação e entrada de concorrentes.
No vídeo podemos ver esse cenário, na história contada em relação à vantagem competitiva da empresa Uber, onde após a regulamentação do negócio, muitos concorrentes entraram no mercado. Mas também podemos ver que a estratégia tomada e como souberam administrar essa vantagem, utilizaram os frutos delas, e desenvolveu uma nova vantagem competitiva, os carros self driving.
Segundo Porter, segue abaixo como identificar os tipos de vantagens competitivas. As estratégias de competitividade têm três fontes:
1– O posicionamento baseado na variedade
Esse posicionamento é baseado na produção de algo especial, ou seja, depende em entregar um produto ou serviço melhor que os rivais.
Um exemplo, no vídeo foi o da Michelin, que focou em desenvolver para seus clientes um produto de melhor qualidade atrelado a um serviço, que pode não ter trazido tantos lucros mas foi um diferencial para fideliza-los.
2 – O posicionamento baseado em necessidades
Ocorre quando a empresa foca em atender um segmento determinado de consumidores de forma especial. Se diferenciando dos rivais que entregam produtos e serviços mais genéricos.
3 – O posicionamento baseado no acesso
No posicionamento baseado em acesso também existe a segmentação, mas de uma maneira diferente. Ele acontece quando a maneira de acessar o cliente é que é diferente.
Concluindo, no geral, apesar de a eficiência operacional ser muito importante, ela não garante a vantagem competitiva no longo prazo. A vantagem competitiva acontece por meio da inovação constante e evolução das estratégias tomadas.

Continue navegando