Buscar

1 - Teoria da Burocracia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria da Burocracia:
Perguntas para revisão e discussão:
1. Exponha as origens da Teoria da Burocracia e as origens da burocracia:
R: A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da Administração por volta dos anos 40; As origens da burocracia como forma de organização humana remontam à época da antiguidade.
2. Explique os tipos de sociedade e os tipos de autoridade para Weber:
R: Sociedade Tradicional: característica patriarcais e patrimonialistas; Sociedade Carismática: características místicas, arbitrárias e personalísticas; Sociedade Legal, Racional ou Burocrática: onde predominam normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins. Autoridade Tradicional: Quando os subordinados aceitam as ordem dos superiores como justificadas, porque para essa sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas; Autoridade Carismática: Quando os subordinados aceitam as ordens do superior como justificadas, por causa da influência da personalidade e da liderança do superior com o qual se identificam; Autoridade Legal, Racional ou Burocrática: Quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque concordam com um conjunto de preceitos ou normas que consideram legítimos e dos quais deriva o comando.
3. Defina as características principais da burocracia, para Weber:
R: 1. Caráter legal das normas e regulamentos: a burocracia é uma organização ligada por normas e regulamentos previamente estabelecidos por escrito. 2. Caráter formal das comunicações: a burocracia é uma organização por comunicação escritas. As regras, decisões e ações administrativas são formuladas e registradas por escrito. 3. Caráter racional e divisão do trabalho: a burocracia é uma organização que se caracteriza por uma sistemática divisão do trabalho. 4. Impessoalidade nas relações: Essa distribuição de atividades é feita impessoalmente, ou seja, é feita em termos de cargos e funções e não de pessoas envolvidas. Daí o caráter impessoal da burocracia. 5. Hierarquia da autoridade: a burocracia é uma organização que estabelece os cargos segundo o princípio da hierarquia. Cada cargo inferior deve estar sob o controle e supervisão de um posto superior. 6. Rotinas e procedimentos estandardizados: a burocracia é uma organização que fixa as regras e normas técnicas para o desempenho de cargo. 7. Competência técnica e meritocracia: a burocracia é uma organização na qual a escolha das pessoas é baseado no mérito e competência técnica e não em preferências pessoais. 8. Especialização da administração: a burocracia é uma organização que se baseia na separação entre a propriedade e a administração. 9. Profissionalização dos participantes: a burocracia é uma organização que se caracteriza pela profissionalização dos seus participantes. 10. Complete previsibilidade do funcionamento: a consequência desejada da burocracia é a previsibilidade do comportamento dos seus membros.
4. Quais são as vantagens da burocracia?
R: Racionalidade; Previsão; Rapidez; Univocidade de interpretação; Uniformidade de rotinas e procedimentos; Continuidade da organização; Redução do atrito entre as pessoas; Constância; Subordinação dos mais novos aos mais antigos; Confiabilidade; Existem benefícios sob o prisma das pessoas. 
5. Explique a racionalidade burocrática e os dilemas da burocracia:
R: A racionalidade implica adequação dos meios e fins. No contexto burocrático, isto significa eficiência. Uma organização é racional se os meios mais eficientes são escolhidos para implementação das metas. Dilema: De um lado, existem pressões constantes de forças exteriores para encorajar o burocrata a seguir outras normas diferentes da organização e, de outro lado, o compromisso dos subordinados com as regras burocráticas tende a se enfraquecer gradativamente. A organização, para ser eficiente, exige um tipo especial de legitimidade, racionalidade, disciplina e limitação de alcance.
6. Quais são as disfunções da burocracia?
R: Internalização das regras exagerado apego aos regulamentos; Excesso do formalismo e de papelório; Resistência a mudanças; Despersonalização do relacionamento; Categorização como base do processo decisorial; Superconformidade às rotinas e procedimentos; Exibição de sinais de autoridade; Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o público.
7. O que é superconformidade?
R: A burocracia se baseia em rotinas e procedimentos, como meio de garantir que as pessoas façam exatamente aquilo que delas se espera: as normas se tornam absolutas, as regras e rotinas tornam-se sagradas para o funcionário, que passa a trabalhar mais em função dos regulamentos e das rotinas do que em função dos objetivos organizacionais.
8. O que significam resistências quando se fala em disfunções da burocracia?
R: Como tudo dentro da burocracia é rotinizado, padronizado, previsto com antecipação, o funcionário geralmente se acostuma a uma completa estabilidade e repetição daquilo que faz, o que passa a lhe proporcionar uma completa segurança a respeito de seu futuro na burocracia. Qualquer mudança significa uma ameaça à sua segurança, sendo, portanto, altamente indesejável.
9. Explique sucintamente o modelo burocrático segundo Merton:
R: O modelo de Merton baseia-se nas consequências não previstas, isto é, nas disfunções da burocracia de organizar de acordo com os princípios da máquina, sistema fechado.
10. Ao analisar a interação da burocracia com ambiente, Selznick verificou que a organização, para atingir seus objetivos, lança mão de dois mecanismos de defesa. Explique-os:
R: A ideologia, um conjunto de crença e ideias desenvolvidas pela organização; A cooptação, um processo de absorção de novas pessoas vindas de outras organizações.
11. Explique sucintamente o modelo burocrático de Selznick:
R: Exigência de controle; Delegação de autoridade; Estabelecimento de subobjetivos das subunidades; Internalização de subobjetivos pelos participantes; Teor das decisões; Internalização dos objetivos da organização pelos participantes; Operacionalidade dos objetivos da organização; Grau de treinamento em assuntos especializados.
12. Quais são as funções das regras burocráticas segundo Gouldner?
R: O modelo começa com a exigência de controle por parte da alta administração; Com o resultado dessa exigência, institui-se uma progressiva delegação de autoridade; Assim, cada subunidade procura adaptar a sua política à doutrina oficial da organização, produzindo subobjetivos; Ao mesmo tempo, reforça-se a internalização de subobjetivos nos participantes por uma influência da rotina diária; Além do mais, as decisões são tomadas com base em critérios operacionais estabelecidos pela organização e que agem como reforço adicional; As decisões são reforçadas ainda pelo grau de treinamento do pessoal em assuntos especializados em cada subunidade; Evidentemente, a internalização de subobjetivos depende, em grande parte, da operacionalidade dos objetivos da organização. Qualquer variação na operacionalidade dos objetivos da organização afeta o conteúdo das decisões diárias, modificando-o gradativamente.
13. O que significa padrão de indulgência para Gouldner?
R: A administração controlava com suavidade e sem muita frequência o comportamento dos operários; As regras formais eram ignoradas e o os compromissos tornavam-se puramente pessoais; As infrações raramente eram punidas e os infratores sempre tinham novas oportunidades; Havia pouca pressão para produzir; Em decorrência, havia uma atitude favorável e positiva dos operários com relação à fábrica e o ambiente era amistoso.
14. Quais são os três tipos de comportamento burocrático para Gouldner?
R: O sistema de crença e expectativas dos mineiros; Os perigos e ameaças de riscos físicos nas minas; A solidariedade informal dos operários.
15. Quais são os dois modelos fundamentais que Gouldner verificou a respeito das organizações complexas?
R: Supervisão cerrada e supervisão fechada.
16. O que significam modelo racional e sistema natural para Gouldner?
R: Segundo Weber, proporciona uma maneira consciente de organizar pessoase atividades no sentido de alcançar objetivos específicos. A burocracia enfatiza a organização racional e eficiente em função de determinados objetivos.
17. Explique o excessivo nacionalismo da burocracia:
R: Kats e Kahn diz que a organização é super racionalizada e não leva em cota a natureza organizacional.
18. O que significam limitações da “teoria da máquina” quando se fala em burocracia?
R: Pouca importância às influências do meio ambiente, em constante mudança, exigindo modificação constante da organização; Limitações na concepção de tipos de intercâmbio com o ambiente (não considerando na entrada e na saída elementos como valores e necessidades das pessoas e da comunidade); Pouca atenção aos subsistemas da organização; Negligência quanto à organização informal; Concepção da organização como um arranjo rígido e estático de peças e órgãos.
19. Quais são as diferentes dimensões da burocracia?
R: Uma divisão de trabalho baseada na especialização funcional; Uma bem definida hierarquia de autoridade; Um sistema de regras que cobre todos os direitos e deveres dos ocupantes de posições; Um sistema de procedimentos para lidar com as situações de trabalho; Impessoalidade nas relações interpessoais; Promoção e seleção para emprego baseadas na competência técnica.
20. Explique a burocracia como modo de exploração:
R: A burocracia como modo de exploração pode ser evidenciada como meio de poder e controle, onde um sistema de mando e obediência é estabelecido com base na autoridade que exercem os centros jurídicos e empresariais.
21. Explique a burocracia como fenômeno cultural:
R: A burocracia como fenômeno cultural na atualidade está diretamente relacionada com o surgimento da classe burguesa, que ganha força com a introdução do capitalismo, garantindo o poder estatal sobre as pessoas.
22. Comente a respeito da burocracia, inovação e sobrevivência:
R: O excesso de burocracia trava a inovação e freia o desenvolvimento da sobrevivência.
23. Como você situaria a burocracia dentro da Teoria das Organizações?
R: Um terceiro pilar na Teoria da Organização. Meio de manutenção da situação.
Teoria da Burocracia
:
 
Perguntas para revisão e discussão:
 
1.
 
Exponha as origens da Teoria da Burocracia e as origens da burocracia:
 
R:
 
A Teoria da Burocracia desenvolveu
-
se dentro da Administração por volta dos anos 40;
 
As origens da burocracia como forma de organização humana remontam à época da 
antiguidade.
 
2.
 
Explique os tipos de sociedade e os tipos de autoridade para Weber:
 
R:
 
Sociedad
e Tradicional: característica patriarcais e patrimonialistas; Sociedade 
Carismática: características místicas, arbitrárias e personalísticas; Sociedade Legal, Racional 
ou Burocrática: onde predominam normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios 
e
 
dos fins.
 
Autoridade Tradicional: Quando os subordinados aceitam as ordem dos 
superiores como justificadas, porque para essa sempre foi a maneira pela qual as coisas 
foram feitas; Autoridade Carismática: Quando os subordinados aceitam as ordens do 
superio
r como justificadas, por causa da influência da personalidade e da liderança do 
superior com o qual se identificam; Autoridade Legal, Racional ou Burocrática: Quando os 
subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque concordam com 
u
m conjunto de preceitos ou normas que consideram legítimos e dos quais deriva o 
comando.
 
3.
 
Defina as características principais da burocracia, para Weber:
 
R:
 
1. 
Caráter legal das normas e regulamentos: a burocracia é uma organização ligada por 
normas e regul
amentos previamente estabelecidos por escrito. 
2. 
Caráter formal das 
comunicações: 
a burocracia é uma organização por comunicação escritas. As regras, 
decisões e ações administrativas são formuladas e registradas por escrito. 3. Caráter 
racional e divisão 
do trabalho: a burocracia é uma organização que se caracteriza por uma 
sistemática divisão do trabalho. 4. Impessoalidade nas relações: Essa distribuição de 
atividades é feita impessoalmente, ou seja, é feita em termos de cargos e funções e não de 
pessoas 
envolvidas. Daí o caráter impessoal da burocracia. 5. Hierarquia da autoridade: a 
burocracia é uma organização que estabelece os cargos segundo o princípio da hierarquia. 
Cada cargo inferior deve estar sob o controle e supervisão de um posto superior. 6. R
otinas 
e procedimentos estandardizados: a burocracia é uma organização que fixa as regras e 
normas técnicas para o desempenho de cargo. 7. Competência técnica e meritocracia: a 
burocracia é uma organização na qual a escolha das pessoas é baseado no mérito 
e 
competência técnica e não em preferências pessoais. 8. 
Especialização da administração: a 
burocracia é uma organização que se baseia na separação entre a propriedade e a 
administração. 9. Profissionalização dos participantes: a burocracia é uma organizaç
ão que 
se caracteriza pela profissionalização dos seus participantes. 10. Complete previsibilidade 
do funcionamento: a consequência desejada da burocracia é a previsibilidade do 
comportamento dos seus membros.
 
4.
 
Quais são as vantagens da burocracia?
 
R:
 
Racio
nalidade; Previsão; Rapidez; Univocidade de interpretação; Uniformidade de 
rotinas e procedimentos; Continuidade da organização; Redução do atrito entre as pessoas; 
Constância; Subordinação dos mais novos aos mais antigos; Confiabilidade; Existem 
benefício
s sob o prisma das pessoas. 
 
Teoria da Burocracia: 
Perguntas para revisão e discussão: 
1. Exponha as origens da Teoria da Burocracia e as origens da burocracia: 
R: A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da Administração por volta dos anos 40; 
As origens da burocracia como forma de organização humana remontam à época da 
antiguidade. 
2. Explique os tipos de sociedade e os tipos de autoridade para Weber: 
R: Sociedade Tradicional: característica patriarcais e patrimonialistas; Sociedade 
Carismática: características místicas, arbitrárias e personalísticas; Sociedade Legal, Racional 
ou Burocrática: onde predominam normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios 
e dos fins. Autoridade Tradicional: Quando os subordinados aceitam as ordem dos 
superiores como justificadas, porque para essa sempre foi a maneira pela qual as coisas 
foram feitas; Autoridade Carismática: Quando os subordinados aceitam as ordens do 
superior como justificadas, por causa da influência da personalidade e da liderança do 
superior com o qual se identificam; Autoridade Legal, Racional ou Burocrática: Quando os 
subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque concordam com 
um conjunto de preceitos ou normas que consideram legítimos e dos quais deriva o 
comando. 
3. Defina as características principais da burocracia, para Weber: 
R: 1. Caráter legal das normas e regulamentos: a burocracia é uma organização ligada por 
normas e regulamentos previamente estabelecidos por escrito. 2. Caráter formal das 
comunicações: a burocracia é uma organização por comunicação escritas. As regras, 
decisões e ações administrativas são formuladas e registradas por escrito. 3. Caráter 
racional e divisão do trabalho: a burocracia é uma organização que se caracteriza por uma 
sistemática divisão do trabalho. 4. Impessoalidade nas relações: Essa distribuição de 
atividades é feita impessoalmente, ou seja, é feita em termos de cargos e funções e não de 
pessoas envolvidas. Daí o caráter impessoal da burocracia. 5. Hierarquia da autoridade: a 
burocracia é uma organização que estabelece os cargos segundo o princípio da hierarquia. 
Cada cargo inferior deve estar sob o controle e supervisão de um posto superior. 6. Rotinas 
e procedimentos estandardizados: a burocracia é uma organização que fixa as regras e 
normas técnicas para o desempenho de cargo. 7. Competência técnica e meritocracia: a 
burocracia é uma organização na qual a escolha das pessoas é baseado no mérito e 
competência técnica e nãoem preferências pessoais. 8. Especialização da administração: a 
burocracia é uma organização que se baseia na separação entre a propriedade e a 
administração. 9. Profissionalização dos participantes: a burocracia é uma organização que 
se caracteriza pela profissionalização dos seus participantes. 10. Complete previsibilidade 
do funcionamento: a consequência desejada da burocracia é a previsibilidade do 
comportamento dos seus membros. 
4. Quais são as vantagens da burocracia? 
R: Racionalidade; Previsão; Rapidez; Univocidade de interpretação; Uniformidade de 
rotinas e procedimentos; Continuidade da organização; Redução do atrito entre as pessoas; 
Constância; Subordinação dos mais novos aos mais antigos; Confiabilidade; Existem 
benefícios sob o prisma das pessoas.

Continue navegando