Buscar

Treinamento MINI Voleibol

Prévia do material em texto

O VivaVôlei é um Projeto de iniciação ao voleibol cuja diretriz é educar e socializar meninos e meninas de 7 a 14 anos através do esporte. O Projeto foi iniciado em 1999 pela Confederação Brasileira de Voleibol, a entidade máxima da modalidade no país e em 2003 a CBV criou o Instituto VivaVôlei (OSCIP) para gerenciar o Projeto.
 
No Brasil, a organização do voleibol é reconhecida como a melhor nos esportes nacionais, contando também com o reconhecimento e admiração irrestrita do povo brasileiro. Em 2003, a Confederação Brasileira de Voleibol recebeu o certificado ISO 9001:2000, concedido por sua excelência em Gestão Esportiva, sendo a primeira entidade de administração esportiva do mundo a receber tal reconhecimento.
O projeto VivaVôlei tem a chancela e o apoio institucional da UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Através desta parceria, os professores do VivaVôlei são capacitados para desenvolver nos alunos uma cultura de paz, baseada na inclusão do outro, através da cooperação, da socialização, do diálogo, do respeito e da criação de um espaço saudável de convivência. 
O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, integrou o VivaVôlei ao Plano Municipal de Ordem Pública, como atividade de prevenção à violência e de integração social da criança e do adolescente. 
O projeto VivaVôlei instituiu, para educar e socializar e para a aprendizagem do voleibol, o “mini-vôlei” como um método de iniciação simplificado e adaptado às capacidades e necessidades das crianças, tendo como princípio básico a formação lúdica, com formação de turmas mistas de crianças de 07 a 14 anos, adequação do tamanho da quadra, do peso da bola, altura da rede e das regras do jogo a esta faixa etária. Através de sua força atrativa e complexidade psicomotora, esta atividade auxilia no ensino esportivo, contribuindo para o desenvolvimento físico, social, intelectual e emocional da criança, dentro de princípios de estímulo ao espírito de cooperação e a competições não-agonísticas.
O Instituto VivaVôlei administra uma rede de Centros para a prática do mini-vôlei, e é responsável pela entrega e reposição periódica do kit VivaVôlei, além do fornecimento de material técnico, supervisão dos Centros, treinamento e acompanhamento pedagógico dos professores. 
O VivaVôlei está presente em todas as regiões do Brasil. Atualmente, são mais de 80 Centros em atividade, atendendo à cerca de vinte e cinco mil crianças e adolescentes de comunidades carentes em 13 estados brasileiros, gerando cerca de trezentos e cinqüenta empregos diretos e indiretos. As escolas atendidas apresentam, como diferencial, o fato de serem as únicas devidamente aparelhadas para o ensino do mini-vôlei ao público infantil no Brasil.
A coordenação do Programa está freqüentemente criando eventos que estimulem a integração entre os participantes, com ênfase no processo educativo e suas extensões no meio social. 
As ações relacionadas ao esporte são aquelas que têm apresentado maior resultado nos aspectos ligados à socialização, em especial no que se refere à criação de novos modelos para a prevenção e tratamento dos danos às crianças e adolescentes, causados pelos problemas sócio-econômicos. A escolha da modalidade esportiva deve considerar, primordialmente, sua aceitação pela comunidade a ser assistida.
O voleibol, segundo pesquisa da Datafolha, é o segundo esporte de maior aceitação entre os jovens no Brasil, tendo o crescimento de sua preferência superado o do futebol no período de 1998 a 2000. A mesma pesquisa evidencia, ainda, que os mais jovens são o que mais gostam do voleibol, especialmente os compreendidos na faixa etária de 12 a 18 anos, chegando a ser praticado por 15% da população pesquisada. 
O voleibol é hoje um dos esportes mais divulgados pela mídia e oferece uma alternativa para a questão social das crianças carentes, tornando as escolas mais atrativas, reduzindo a evasão escolar e a permanência das crianças nas ruas e contribuindo para a sua reintegração social.
A prática do esporte com tamanho prestígio e popularidade fortalece a auto-estima, cria o hábito do trabalho em equipe, estimula a disciplina e a organização. Todos estes fatores contribuem para a formação da cidadania. É um esporte sem violência e que pode ser praticado por todas as faixas etárias e classes sociais.
O VivaVôlei foi criado para satisfazer as necessidades de diversão, movimento e integração das crianças brasileiras, visando ampliar, da esfera esportiva à social, os princípios fundamentais do esporte através da contribuição no desenvolvimento integral e na construção de valores éticos e morais de seus praticantes. O Instituto VivaVôlei pretende, a partir desta estratégia, estabelecer laços afetivos espontâneos e indissolúveis das crianças com o esporte por toda a vida.
Os professores do VivaVôlei são mais que instrutores da prática do voleibol, são verdadeiros educadores. O processo pedagógico do VivaVôlei é baseado na essência lúdica do jogo. Os principais objetivos do projeto são: ensinar o voleibol a todos, com isso transmitir a idéia de democratização; ensinar bem o voleibol a todos, transmitindo para as crianças uma visão da qualidade; ensinar mais do que o vôlei, respeitando assim a idéia filosófica do projeto; e ensinar as crianças a gostar do esporte, refletindo o bem estar social em cada um dos alunos. 
Com isso, o VivaVôlei transcende ao que muitos pensam ser somente um programa esportivo. Na realidade, o VivaVôlei é um programa social que utiliza o esporte como ferramenta de educar e socializar as crianças, cumprindo assim o dever que a constituição brasileira estabelece: "o esporte é um direito de todos". 
Após o sucesso até então obtido pelo Programa VivaVôlei, torna-se necessária a instalação e manutenção de novos Centros, ampliando o alcance e abrangência das suas atividades e benefícios sociais.
 
Principais objetivos do Programa VivaVôlei:
  
Atender às comunidades de baixa renda em todo o Brasil
Educar e socializar as crianças através do esporte
Reduzir a evasão escolar
Promover a integração e inserção social
Afastar as crianças da criminalidade e das drogas
Ensinar os valores éticos e morais da cidadania através do esporte
Difundir e democratizar a modalidade voleibol em todo o Brasil
Estimular o aprendizado do voleibol nas escolas, clubes, praças e condomínios
	
1 - Os Fundamentos do Voleibol 
Os Fundamentos do Voleibol: Através de uma linguagem simplificada, estes videocursos possibilitam tanto para professores e técnicos ensinarem, quanto para os alunos ou jogadores, treinarem seu desenvolvimento. 
Aborda os fundamentos :
Saque 
Passe 
Levantamento 
Ataque 
Bloqueio 
Defesa 
Principal objetivo: 
Demonstrar os fundamentos. 
2 - Treinamentos dos Fundamentos do Voleibol 
Treinamentos dos Fundamentos do Voleibol: Aborda idéias de exercícios e processos pedagógicos que servirão como suporte para professores e técnicos que trabalham com iniciação ao voleibol. 
Contribui com o processo de ensino e aprendizagem do treinamento dos fundamentos do voleibol. 
Aborda treinamentos de: 
Toque por cima 
Manchete 
Ataque 
Saque 
Recepção 
Principal objetivo: 
Demonstrar os treinamentos 
Benefícios: Além de contribuir tanto para o aluno quanto para o profissional, o consultor utiliza técnicas inovadoras, diferentes Possibilitando tanto aprendizagem quanto treinamento. 
Consultor(a): Prof. Marcelo Mesquita

Continue navegando