Buscar

PCC GESTAO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução 
 
Este relatório tem como objetivo mostrar referencias entre programas oferecidos pelo MEC em apoio a gestão escolar e a realidade das escolas locais. 
Introdução Teórica
No que diz respeito à gestão da escola pública, mudanças importantes ocorreram no campo educacional nas últimas décadas, sobretudo em relação aos marcos legais, à sistemática de financiamento, ao processo de gestão dos sistemas de ensino e à ampliação do acesso à escola (PINTO, pag 10, 2007). 
O direito à educação escolar se constitui como dimensão fundante da cidadania, estando reconhecido em diversos documentos de caráter nacional e internacional (CURY, pág.10, 2007).
Um gestor democrático é aquele que desenvolve atitudes imprecindíveis a um líder, tais como, saber acolher a todos ouvindo-os com imparcialidade e com a mesma relevância; ser capaz de confiar, acreditando na capacidade dos integrantes da equipe, promovendo-lhes segurança; não ser prepotente nem arrogante ao ter que exigir cumprimento de regras, tendo em mente que exigir é ser firme, estabelecer limites, dividindo as tarefas de forma equilibrada e homogênea; ter a capacidade de dialogar dando e obtendo atenção, estabelecendo confiança e demonstrando verdadeira intenção de ajudar; ter empatia, ou seja conseguir se colocar no lugar do outro sendo sensível aos reveses e sucessos, sendo solidario e capaz de compreender fraquezas e inseguranças.Sendo assim, o gestor democrático pode ter atitudes autocráticas para garantir a ordem, porém como líder, tem a capacidade de construir relações, sendo empático e flexível, sempre aberto a novas idéias. Tem a convicção de que o respeito não se dá pela imposição, mas sim pelo reconhecimento e pela crença em suas propostas e confiança.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 
 Me baseei em pesquisas na web, pelo site do MEC e algumas obras literárias sobre o assunto. Foi realizada uma pesquisa com a gestão de duas escolas próximas , uma de educação infantil e outra de ensino fundamental. Foi observado que muitas instituiçoes de ensino obtem dificuldades em ordenar atividades e responsabilidades, por isso precisamos de gestores. A Gestão é uma equipe que ira ensinar com qualidade e formar cidadãos com as competências e habilidades indispensáveis para vida pessoal e profissional. Em base disso, o MEC oferece alguns programas para gestores. Abaixo estão eles: 
-PRADIME: Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime)
 Foi criado com o intuito de fortalecer e apoiar os dirigentes da educação municipal na gestão dos sistemas de ensino e das políticas educacionais. Seu principal objetivo é oferecer a todos os dirigentes municipais de educação e as equipes técnicas que atuam na gestão da educação e do sistema municipal, um espaço permanente de formação,com troca de experiências, acesso a informações sistematizadas e à legislação pertinente, para ajudar a promover a qualidade da educação básica nos sistemas públicos municipais de ensino, focando as diversas dimensões da gestão educacional. 
-Escola de Gestores da Educação Básica Pública (Apresentação)
O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e surgiu da necessidade da construção dos processos de gestão escolar compatíveis com a proposta e a concepção da qualidade social da educação, baseada nos princípios da moderna administração pública e de modelos avançados de gerenciamento de instituições públicas de ensino, buscando assim, qualificar os gestores das escolas da educação básica pública, a partir do oferecimento de cursos de formação a distância. A formação dos gestores é feita por uma rede de universidades públicas, que são parceiras do MEC.
- Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares 
Tem por objetivo fomentar a implantação dos conselhos escolares, por meio de elaborações de material didático específico e formação continuada, presencial e a distância, para técnicos das Secretarias Estaduais e Municipais de educação e para conselheiros escolares, de acordo com as necessidades dos sistemas de ensino, das políticas educacionais e dos profissionais de educação envolvidos com a gestão democrática.
são promovidas ações de formação para conselheiros escolares e para técnicos e dirigentes das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, como por exemplo:
-Oficinas de Elaboração de Projetos para Implantação e Fortalecimento de Conselhos Escolares
-Encontros Municipais de Formação de Conselheiros Escolares
-Curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselhos Escolares
-Curso de Formação para Conselheiros Escolares (nova modalidade)
-Elaboração de material didático-pedagógico específico para a formação de Conselheiros Escolares
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselho)
O programa estimula a criação de novos conselhos municipais de educação, o fortalecimento dos já existentes e a participação da sociedade civil na avaliação, definição e fiscalização das políticas educacionais, dentre outras ações. Tem como principal objetivo qualificar gestores e técnicos das secretarias municipais de educação e representantes da sociedade civil para que atuem em relação à ação pedagógica escolar, à legislação e aos mecanismos de financiamento, repasse e controle do uso das verbas da educação. 
RESULTADOS E CONCLUSÃO
Das gestões localizadas percebe-se uma grande interação entre gestão e equipe pedagógica, contribuindo para a ocorrencia da gestão democrática, mesmo ocorrendo com dificuldades em algumas áreas pois a mudança é progressiva, mas o interesse pelo novo modelo de 
gestão são facilita o processo de mudança. 
Essas gestões recebem um treinamento da secretaria de Educação do município através de palestras curtas. A ação do MEC oferece oportunidades para capacitação, incluindo o programa Escola de Gestores da educação Basica e isso fortalece toda estrutura educacional e a gestão através dos cursos de formação à 
distância. 
 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
OLIVEIRA, Breinner. TONINI, Adriana. Livro Gestão Escolar e Formação Continuada de Professores.- O Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. ( págs 10)
Site Brasil Escola - https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/gestao-escolar.htm
MEC - http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/195-secretarias-112877938/seb-
educacao-basica-2007048997/18765-apoio-a-gestao-escolar

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais