A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
exercicio 6

Pré-visualização | Página 1 de 2

Código de referência da questão.1a Questão
A avaliação de cargos é fundamental para o desenvolvimento de uma estrutura de cargos & salários, a fim de que seja possível estruturá-la de forma racional e metódica. Dentre os fatores utilizados em avaliação, são exclusivamente relativos à avaliação de cargos:
 Certo	conhecimento, experiência e iniciativa.
	experiência, esforço mental e nível educacional.
	conhecimentos, experiência e tecnologia.
	risco, experiência e tecnologia.
	condições de trabalho, nível educacional e tecnologia
Respondido em 18/03/2020 19:56:23
 
 Código de referência da questão.2a Questão
A avaliação de desempenho pode ocorrer de diferente maneiras e que podem ser utilizados de forma combinada. Quais dos mecanismos abaixo não se refere a uma forma de avaliação de desempenho?
 
	
Gerente ou superior imediato
	
Comissão de avaliação
 Certo	
Clientes credenciados
	
Avaliação 360°
	
Autoavaliação
Respondido em 18/03/2020 19:57:23
Explicação:
A avaliação de clientes credenciados não é uma forma validade de avaliação de desempenho.
 
 
 Código de referência da questão.3a Questão
Sobre a função de Gestão de Pessoas, analise as alternativas e assinale a opção correta. 
I- As empresas dependem de pessoas qualificadas, motivadas, integradas e produtivas para realizar seus objetivos. Para isso, a função de Gestão de Pessoas deve buscar a maior proximidade possível com a direção da empresa, sintonizada com o processo decisório e ligada às suas estratégias competitivas.
PORQUE:
II- Para que a função de gestão de Pessoas adote uma postura estratégica, são exigidas novas habilidades dos profissionais de RH e novas maneiras de fornecer aos colaboradores motivos para que as suas ações sejam mais positivas. Portanto, a função de Gestão de Pessoas deve aparecer estrategicamente como o elo fundamental para o sucesso das empresas.
	
Apenas a afirmativa I está correta.
	
As afirmativas I e II estão corretas e a segunda justifica a primeira.
	
Apenas a afirmativa II está correta.
 Certo	
As afirmativas I e II estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
	
Ambas as afirmativas estão incorretas.
Respondido em 18/03/2020 19:58:15
Explicação:
Como as duas afirmativas estão corretas e a primeira explica a importância da função de Gestão de Pessoas, e a segunda reforça a necessidade de adoção de uma postura mais estratégica por parte desta função, para o sucesso da empresa, embora sejam complementares, a afirmativa II não justifica a I.
Sendo assim, a alternativa a ser assinalada é: As afirmativas I e II estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira. Uma vez que não há relação de justificativa entre elas.
 
 Código de referência da questão.4a Questão
A cadeia de suprimentos abrange todas as atividades de transformação e distribuição, desde a obtenção de insumos até o atendimento aos clientes. Segundo Maximiano (2006), a cadeia de suprimento é uma visão ampliada e sistêmica da função de operação da empresa. Nesse contexto, pode-se afirmar que:
 Certo	A cadeia de suprimento envolve a coordenação das atividades internas que se relacionam com fluxo de produto e suas informações, bem como os fornecedores, clientes e prestadores de serviços relacionados com o fluxo de produto e de informações.
	A cadeia de suprimentos envolve o relacionamento com os fornecedores, clientes, mas não envolve os prestadores de serviços.
	A cadeia de suprimentos envolve somente o relacionamento com todos os setores da empresa, como o Recursos Humanos, Marketing, Finanças, além da Operação.
	A cadeia de suprimento envolve exclusivamente os relacionamentos com os fornecedores e clientes.
	A cadeia de suprimento envolve apenas os fornecedores diretos da empresa.
Respondido em 18/03/2020 20:00:53
Explicação:
Uma cadeia de suprimentos compreende os elos entre uma empresa e seus fornecedores, distribuidores e clientes. A cadeia consiste de um fluxo de suprimentos dos fornecedores para o sistema de operações da empresa e outro, da empresa para seus distribuidores e clientes. Toda empresa faz parte de uma cadeia de suprimentos que abrange todas as atividades de transformação (produção) e distribuição (logística), desde o fornecimento de insumos até a procura pelos bens e serviços, dentro da empresa e em suas interfaces,
Sendo assim, a opção correta é: A cadeia de suprimento envolve a coordenação das atividades internas que se relacionam com fluxo de produto e suas informações, bem como os fornecedores, clientes e prestadores de serviços relacionados com o fluxo de produto e de informações.
Vamos à análise das outras opções: 
A cadeia de suprimento envolve exclusivamente os relacionamentos com os fornecedores e clientes. INCORRETA por estar incompleta e equivocada, uma vez que não leva em consideração os prestadores de serviço, entre outros. 
A cadeia de suprimentos envolve o relacionamento com os fornecedores, clientes, mas não envolve os prestadores de serviços. INCORRETA e equivocada, uma vez que os prestadores de serviços, com CERTEZA deveriam estar incluídos.
A cadeia de suprimentos envolve somente o relacionamento com todos os setores da empresa, como o Recursos Humanos, Marketing, Finanças, além da Operação. INCORRETA e equivocada, uma vez que só leva em consideração os relaciomentos INTERNOS entre as áreas da empresa.
A cadeia de suprimento envolve apenas os fornecedores diretos da empresa. INCORRETA por estar incompleta equivocada, pois envolve também, clientes, fornecedores diretos ou não, prestadores de serviços, entre outros.
 
 Código de referência da questão.5a Questão
No mundo de hoje, as preocupações das organizações voltam-se para a globalização, pessoas, cliente, produtos/ serviços, conhecimento, resultados e tecnologia. As mudanças e transformações na área de RH são intensas, predominando a importância do capital humano e intelectual. As empresas dependem de pessoas qualificadas, motivadas, integradas e produtivas para realizar seus objetivos. Desafios da moderna Gestão de Pessoas: EXCETO
 Certo	Evolução da tecnologia, investir continuamente, mais em máquinas e equipamentos;
	Lidar com a crescente legislação que afeta as relações de trabalho;
	Lidar com pessoas e culturas de todo o mundo;
	Manter a motivação das pessoas em situações de redução de custos.
	Equilibrar a qualidade de vida no trabalho e o desempenho no trabalho;
Respondido em 18/03/2020 20:03:17
Explicação:
Explicação do uso da palavra - "...EXCETO..." no enunciado da questão.
Exceto - (seu significado - uma condição de exceção ou exclusão).
Assim poderemos observar que a resposta :
- Evolução da tecnologia, investir continuamente, mais em máquinas e equipamentos - (não apresenta nenhuma - informação articulada com o sentido da pergunta em relação ao DESAFIO de Gestão de Pessoas).
	Gabarito
Coment.	
 
 Código de referência da questão.6a Questão
Para conseguir as pessoas certas e lidar com elas do modo mais adequado, as empresas precisam de uma função eficaz de Recursos Humanos, que compreende processos básicos. 
Quanto a estes processos, assinale a opção INCORRETA:
 
	
Desenvolvimento de pessoas
	
Aquisição de pessoas
	
Manutenção de pessoas
	
Gestão do desempenho das pessoas
 Certo	
Definição da remuneração das pessoas
Respondido em 18/03/2020 20:04:43
Explicação:
Os 4 processos básicos de RH são: Aquisição de pessoas, Desenvolvimento de pessoas, Gestão do desempenho das pessoas e Manutenção de pessoas.
Como o enunciado pede que seja assinalada a opção INCORRETA, a alternativa a ser escolhida é: Definição da remuneração das pessoas. Uma vez que, isto, NÃO cabe ao RH. O RH pode até ser responsável pela emissão dos contracheques, mas não é dele a responsabilidade de determinar as bases salariais.
 
 Código de referência da questão.7a Questão
Quanto ao RECRUTAMENTO, assinale a alternativa INCORRETA:
	
O mercado interno consiste na participação de candidatos que estão trabalhando dentro de uma organização.
 Certo	
A busca no mercado externo é feita exclusivamente por meio