Buscar

Exercícios físicos para gestantes no segundo trimestre

Prévia do material em texto

Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
Curso Educação Física
Segundo Trimestre de Gestação
 Ginastica localizada 
Adriano Alves 
Artur Oliveira
Caíque Lopes
Douglas Santos
Matheus Augusto
Renato Pereira
14208 A
Profº.Me. Silvio Pecoraro
São Paulo
 2020
Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
Curso Educação Física
Segundo Trimestre de Gestação
 Ginastica localizada
Adriano Alves 
Artur Oliveira
Caíque Lopes
Douglas Santos
Matheus Augusto
Renato Pereira
14208A
Trabalho apresentado à disciplina de Saúde e atividade física da mulher, do curso de Graduação em Educação Física das Faculdades Metropolitanas Unidas, sob orientação do Profº.Me. Silvio Pecoraro.
 
 
São Paulo
2020
Sumário
1.	INTRODUÇÃO	4
2.	DESENVOLVIMENTO	4
1.	Avatar	4
2.	Recomendações	5
3.	Prescrição do exercício físico	5
4.	Periodização	6
5.	Frequência da Atividade Física	6
6.	Intensidade	6
7.	Alterações cardiovasculares	7
8.	Adaptações Respiratória	7
3.	CONCLUSÃO	8
4.	Referências BIBLIOGRAFICAS	9
1. INTRODUÇÃO
 Durante a gravidez, há mulheres que não praticam atividade física por medo de causar um aborto ou prejudicar o bebê. No entanto, exercícios físicos para gestantes ajudam a fortalecer a musculatura e promovem inúmeros benefícios físicos e psicológicos. Apesar dos pontos positivos, a gravidez não é um momento para excessos, para cada trimestre, há atividades recomendadas que variam em frequência, duração e intensidade (Danone baby).
 Considerada a fase mais segura de se trabalhar na gestação, até porque a gestante já está mais adaptada e consciente sobre suas alterações hormonais, biomecânicas e físicas (blogeducaçãofisica). Nesta fase da gestação, as náuseas e a sensação de cansaço podem diminuir, porém o ganho de peso continua, acompanhado por maior stress nas articulações, nos músculos, principalmente na região da lombar e pélvica, retenção de líquidos, falta de equilíbrio, falta de ar durante a pratica de exercícios físicos, o coração vai trabalhar duas vezes mais, realizando uma circulação de 6 litros de sangue por minuto (blogeducaicaifisica). O útero precisa de 50% a mais de sangue que o habitual e os rins 25% a mais. Daqui para frente as mudanças na postura e o constante crescimento do bebê irão mudar o padrão respiratório, promovendo uma redução no ritmo da rotina de exercícios da gestante.
 Atividades físicas na gestação quando bem orientadas, promovem bem-estar físico, emocional, e maior relaxamento quanto as mudanças vivenciadas em todo o corpo, além de contribuir para controlar o ganho de peso, diminuir complicações obstétricas, reduzir o risco de parto prematuro, diminuir o risco de diabetes gestacional, melhorar a autoestima, diminuir o cansaço e aumentar a disposição durante o trabalho de parto, melhorar os movimentos do intestino, estimulando a digestão (Guia da gestante).
2. DESENVOLVIMENTO
 
1. Avatar
Nome: Suzana Oliveira Reis
Idade: 30 anos
Altura: 1,70 m
Peso: 70 Kg
Profissão: Advogada
Situação: Praticante de atividade física
Tempo de gestação: Segundo trimestre, 15 semana
2. Recomendações
 A recomendação geral é a prática de atividade física moderada por no mínimo 30 minutos, na maioria dos dias da semana (DDS-ACSM, 2012). As mulheres que se exercitavam regularmente antes da gravidez, na ausência de contraindicações de seus médicos, podem continuar a se envolver em atividades moderadas, porém sem excessos, embora informações sobre as atividades intensas durante a gravidez ainda são limitadas (ACOG, 2016). Evitar esportes de contato, e esportes radicas de preferência deixar de praticá-los durante a gestação, para evitar qualquer qualquer queda, trauma, ou lesão na região abdominal. 
 Realizar aquecimento antes da atividade física é altamente importante, redução da carga de treino, sobrecarga e intensidade, lembrando sempre que o objetivo da atividade física na época gestacional, é visando a saúde da gestante e do bebê. Evite atividades que exigem um grande nível de equilíbrio, porém não os retire totalmente, evite exercícios em decúbito dorsal, o peso do útero em expansão pode comprimir os vasos sanguíneos principais e restringir a circulação. Adaptar os exercícios físicos preservando as articulações e postura, incluir exercícios posturais e para fortalecer o períneo, usar sutiã que ofereça apoio para proteger as mamas, especialmente se estiver sentido desconforto (blogeducacaofisica). 
 Realização de aeróbicos mais longos não são recomendados, como corrida e aulas de bicicleta, exercícios específicos para o período gestacional são os mais recomendados, lembrando sempre que ser a gestante sentir algum sangramento vaginal, inchaço repentino das mãos , dos pés ou do rosto, redução perceptível dos movimentos do bebê, dores fortes na região do púbis ou dos quadris, contações uterinas, faltas de ar e fraqueza muscular os exercícios físicos terão que ser interrompidos imediatamente e a gestante encaminhada para o hospital o mais rápido possível (bebe. Abril).
3. Prescrição do exercício físico
 As prescrições do exercício físico na gestação devem sempre visar a manutenção da capacidade cardiorrespiratória (exercícios aeróbicos) e muscular (exercícios resistido) durante o período de gestação são eles:
· Aeróbicas: Devem consistir em atividades que não tenha um tempo muito elevado, e que não seja intensa, o ideal é que seja moderada para baixa intensidade e com ritmo constante.
· Resistência: São indicadas desde que envolvam grandes grupos musculares, com baixa carga e mais repetições,
· Isométricos: Evitar exercícios de contrações isométricas máximas.
· Flexibilidade: Podem ser adotados, porém devem ser totalmente individualizados e ainda assim com algumas restrições de exercícios e de amplitude, mas que promovam a manutenção da flexibilidade para exercícios básicos do cotidiano.
4. Periodização
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Periodização
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Segunda
	Terça
	Quarta
	Quinta
	Sexta
	Sábado
	Domingo
	
	
	Atividade
	Musculação
	Ginástica
	Caminhada
	Musculação
	Ginástica
	Caminhada
	Descanso
	
	
	Intensidade
	Moderado
	Leve
	Moderado
	Moderado
	Leve
	Moderado
	Regenerativo
	
	
	
	 65-75%
	
	
	 65-75%
	
	
	
	
	
	
	FC MAX
	
	
	FC MAX
	
	
	
	
	
	Modelo
	Treino Geral
	Localizada
	30 min
	Treino Geral
	Localizada
	30 min 
	 
	
	
	
	
	
	55% da
	
	
	55% da
	 
	
	
	
	
	
	 FC MAX
	
	
	 FC MAX
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
5. Frequência da Atividade Física
· Mulheres grávidas sem restrições obstétricas se exercitem 30 min por dia no mínimo entre 2 a 5 dias.
· Mulheres com alto condicionamento físico antes da gravidez, podem manter o treinamento com orientação, mas diminuindo a intensidade com a progressão da gravidez.
· Evidências demonstram que a maioria das gestantes reduz voluntariamente a intensidade de exercícios conforme a progressão da gravidez.
No segundo trimestre, é possível manter a rotina de atividades físicas com algumas adaptações.
6. Intensidade 
· Grávidas sem complicações obstétricas, podem realizar exercícios moderados entre 55-85% da FC MAX ou 40-75% do vo2 MAX para a manutenção da saúde.
· Questionário de percepção de esforço deve ser utilizada na monitorização, na escola que classifica como sensação subjetiva de esforço moderado (aquele que consegue conversar enquanto realiza o exercício).
· Exercícios longos maiores de 45 minutos, precisarão de atenção especial deve ser dada a termorregulação, balanço energético e hidratação adequada.
7. Alterações cardiovasculares
Aumento da oferta de nutrientes e o oxigênio ao feto durante o repouso e a atividade física promovem:
· Aumento de volume sanguíneo;
· Aumento da frequência cardíaca (FC);
· Aumento do volume sistólico e do débito cardíaco (DC);
· Diminuição da resistência vascular sistêmica e da pressão arterial (PA);
· Perto da vigésima semana, o DC já é 30-50% maior, no segundo trimestre a FC aumenta 20%. Devido à diminuição do tônus vagal ou aumento do estímulo 5simpático;
· A PA diminui 5-10 mmHg já no segundo trimestre.8. Adaptações Respiratória
 A gravidez provoca mudanças respiratórias como aumento do volume minuto e do volume corrente. Essas alterações estão relacionadas com hormônio progesterona, que apresenta um incremento na sua produção logo nas primeiras semanas de gravidez. Isso resulta, a princípio, na elevação da pressão arterial de oxigênio seguido de leve queda no decorrer da gestação, provocada pela progressiva elevação de consumo. Com o transcorrer da gestação, ocorre uma restrição ventilatória mecânica devido á elevação diafragmática, e isto resulta, na maior parte dos casos, em queda na performance durante o exercício submáximo e máximo.
 Devido ao aumento do consumo oxigênio e a dificuldade de contração do diafragma pela compreensão do útero, para um consumo durante o exercício aeróbio e decréscimo da capacidade residual funcional. ao contrário, mesmo com o evoluir da gestação o espaço morfofisiológico permanece imutável. Vale notar que durante o exercício da gestante é observado uma diminuição da diferença arteriovenosa de oxigênio quando comparada com não gestantes, isso é explicado pelo aumento da demanda nessa fase. Já a produção de dióxido de carbono apresenta um incremento devido ao aumento do trabalho ventilatório da gestante. 
3. CONCLUSÃO
 Como vimos durante o trabalho apresentado, as gestantes devem sim ter uma atenção especial e de profissionais capacitados para atende-las da melhor forma, já que estão em um condição especial e tem muitos fatores que lhes podem gerar algum desconforto durante a pratica do exercício, porém e extremamente benéfico para que a gestante tenha uma gravidez com mais saúde, para ter um parto mais saudável, e uma bebê também mais saudável.
 Com a constante mudança do corpo e dos hormônios de uma gestante, um profissional atento a qualquer pequeno sinal de perigo da gestante, deve parar a atividade e leva-la o mais rápido a um hospital, podemos ver que o 2 trimestre de gestação é o trimestre mais seguro de se trabalhar as atividades físicas, a gestante já começar a entender seus limites, e conhecer um pouco mais das mudanças que vem ocorrendo, fazendo com que o feedback do que esta acontecendo durante o exercício seja mais preciso.
 Com isso vimos que a atividade física prescrita corretamente por um profissional especializado e atento em todo o momento é extremamente importante para a saúde da gestante e do bebê, principalmente exercícios cardiorrespiratórios, e exercícios de flexibilidade para que as mesmas possam fazer suas atividades cotidianas sem que fiquem muito cansadas ou até mesmo não possam realizar, lembrando sempre que para que as gestante possam realizar as atividades físicas, sempre temos que ter a liberação do seu obstetra, e as atividades sempre individualizadas para maior eficácia e segurança da gestante.
 
4. Referências BIBLIOGRAFICAS
Rev. Bras. Ginecol. Obstet. vol.32 no.9 Rio de Janeiro . 2010. Comparação dos padrões da frequência cardíaca fetal no segundo e terceiro trimestres da gestação. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032010000900002. Acesso em: 1 de maio. 2020
ACOG (Colégio Americano de Obstetras e ginecologistas). Atividade física e exercício durante a gravidez e o período pós-parto. Disponível em: https://www.acog.org/clinical/clinical-guidance/committee-opinion/articles/2020/04/physical-activity-and-exercise-during-pregnancy-and-the-postpartum-period. Acesso em: 1 de maio. 2020 
FONSECA CC, ROCHA LA. Gestação e Atividade Física: Manutenção do programa de exercícios durante a gravidez. R. bras. Ci. e Mov 2012;20 (1) : 111-121. Disponível em: https://bdtd.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/2014. Acesso em: 2 de maio. 2020
 Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul,2016. Guia do Gestante. 7.ed. Acesso em: 2 de maio 2020
Rev. Saúde Pública vol.43 no.6 São Paulo Dec. 2009 E pub Dec 18, 2009. Atividade física de gestantes e desfechos ao recém-nascido: revisão sistemática. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102009000600019. Acesso em: 2 de maio. 2020
https: //blogeducacaofisica.com.br/ginastica-para-gestante/. Acesso em: 1 de maio de 2020
ACSM. Diretrizes do ACSM para os testes de esforço e sua prescrição / American College of Sports Medicine; tradução Dilza Balteiro Pereira de Campos. – 9 ed. – Rio de Janeiro: Guanabara, 2014

Continue navegando