Buscar

Questionário - Imunoprofilaxia e Imunoterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário - Imunoprofilaxia e Imunoterapia
1)- Diferencie as imunidades adquiridas passiva e ativamente destacando pelo menos 5 (cinco) características. 
-Imunidade adquirida passiva é aquela que pode ser adquirida sem que o sistema imune seja estimulado por um antígeno. Esse tipo de imunidade pode ser adquirida de forma natural ou artificial. Quando adquirida naturalmente, ela pode advir da mãe para o feto através da transferência placentária de IgG ou transferência pelo colostro de IgA. Quando artificialmente pode ser transferida pela injeção com gamaglobulinas de outros indivíduos ou gama-globulinas de um animal imunizado. A transferência passiva de imunidade com globulinas imunes ou gama-globulinas é praticada em numerosas situações agudas ou de infecções, envenenamento (insetos, répteis, botulismo), e como uma medida profilática (hipogamaglobulinemia).
-Imunidade ativa é aquela que se refere à imunidade produzida pelo corpo após exposição de antígenos. Há dois tipos de imunidade ativa: a artificial e a adquirida por infecção natural. A imunidade adquirida ativa artificial pode ser gerada por 3 formas: por contato com o organismo vivo, por contato com organismo morto ou por contato com produtos metabólicos do patógeno. Vacinas vivas são usadas contra várias infecções virais. O único exemplo de vacina bacteriana viva é a da tuberculose (Mycobacterium bovis). Vacinas virais mortas incluem as da pólio. A maioria das vacinas bacterianas são organismos mortos. Outras vacinas bacterianas utilizam os componentes de suas paredes celulares. Algumas vacinas virais consistem de proteínas antigênicas clonadas em um vetor adequado. Quando o mecanismo patogênico de um agente envolve uma toxina, uma forma modificada de toxina (toxóide) é usada como uma vacina (ex., difteria, tétano, cólera). Essas subunidades de vacina são desenhadas para reduzir os problemas de toxicidade. Cada tipo de vacina tem suas próprias vantagens e desvantagens.
2)- Explique o que são toxóides e exemplifique.
Toxóide é uma proteína do patógeno inativada, por tratamentos físico-químicos, a qual perde a capacidade de ser uma toxina, mas não a capacidade de ser um antígeno estimulador do sistema imune. Exemplo: O tétano é causado pela bactéria Clostridium tetani a qual produz uma proteína (intracelular) chamada tetanopasmina. Assim, quando a bactéria morre, tal proteína tetanoprosmina será rompida, liberando-a na corrente sanguínea onde é clivada por enzimas, o produto desse processo resulta no tétano. O tétano causa o não relaxamento dos músculos estriados e consequente morte por parada respiratória.
3)- Regularmente, as vacinas são utilizadas de forma preventiva, mas eventualmente podem ser utilizadas de forma curativa. Explique e exemplifique 
A vacina pode ser usada para antecipar ou hiperestimular uma resposta imune frente a uma infecção existente localizada ou de longo período de incubação. Exemplos: a vacina da raiva e de infecção urinária.
4)- Explique o que vem a ser o processo de liofilização das vacinas e quais são as suas vantagens e desvantagens.
A liofilização é uma técnica de secagem de qualquer material após congelamento prévio. Através desta técnica a água congelada é removida por sublimação. Em geral, a sublimação é efetuada em pressões reduzidas, criando-se um vácuo no interior do equipamento. Através desta técnica a água congelada é removida por sublimação (passagem direta da substância do estado sólido para o gasoso). Em geral, a sublimação é efetuada em pressões reduzidas, criando-se um vácuo no interior do equipamento. A principal característica de um produto liofilizado é o seu aspecto “esponjoso” e tem como principal propriedade a hidrofilidade do liofilizado (avidez por água), que torna o produto liofilizado facilmente ressuspenso. Uma vacina liofilizada possui inúmeras vantagens contra a vacina liquida, como por exemplo: a melhora na estabilidade do produto as variações de temperatura, possibilita uma melhor logística do produto em locais com pouca refrigeração, aumenta a vida de prateleira e mantém a esterilidade. Desvantagens: é um método demorado, tem alto custo operacional, muito gasto de energia e de manutenção.
5)- O que vem a ser a soroterapia com soro de convalescentes e quais as suas vantagens e desvantagens?
Sorologia com soro de convalescentes é a qual o indivíduo possui a doença, desenvolve-a e se recupera de tal e assim produz anticorpos protetores e esses anticorpos podem ser utilizados em outros indivíduos com a mesma doença para tentar neutralizar ou bloquear o antígeno, o que seria uma vantagem. A desvantagem é a possibilidade de contrair outras doenças a partir do soro do doador.
6)- Como se faz a produção de soros hiperimunes ? 
Os soros hiperimunes são fluídos que contêm anticorpos produzidos por animais imunizados, utilizados para o tratamento de intoxicações causadas por venenos de animais, toxinas ou infecções por vírus. Esse soro é produzido através da injeção de um antígeno específico na corrente sanguínea de animais, geralmente cavalos. O sistema imunológico do animal produz os anticorpos contra aquele antígeno, que formarão a base ativa do soro. Eles são utilizados no tratamento de doenças por conterem as imunoglobulinas ou anticorpos necessários para combater uma intoxicação ou uma determinada doença, ou ainda evitar a doença (no caso de soros antirrábicos).

Continue navegando