Buscar

AD2 Educação e Trabalho 2019 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Segunda Avaliação a Distância – 2019.2
Disciplina: Educação e Trabalho
Prof. Dr. Dalton Alves
Profª. Drª Fátima Chaves
Profª. Ms. Roberta Guimarães
Prof. Dr. Robert Lee Segal
Prezado(a) Estudante:
Esta é a sua Segunda Avaliação a Distância (AD-2), ela tem por objetivo aprofundar alguns conhecimentos básicos da Disciplina os quais serão fundamentais para a compreensão dos demais estudos que você realizará posteriormente, em especial, para a realização da AP-2. 
*** ATENÇÃO ***
· Data Limite para a POSTAGEM VIA PLATAFORMA desta AD2 dia 28 de outubro (segunda-feira)
Obs.: Esta é a data final, mas pedimos para que envie antes, se possível.
COMO POSTAR ESTA AD2 VIA PLATAFORMA:
O aluno/a depois de escolher a sua trilha de aprendizagem e elaborar o que se pede nela, enviar o arquivo da AD2 em Word (.doc) ou Adobe Acrobat (.pdf) com suas respostas.
Acessar a Plataforma no lugar correspondente para anexar o seu arquivo em INTRODUÇÃO localizar a inscrição:
“Como ENTREGAR a AD2 de Educação e Trabalho_2019.2”
Você deve entrar na Atividade e clicar no botão "Adicionar Atividade" e anexar o arquivo da AD (em Word ou PDF), clique em "Salvar Mudanças" e em seguida "Enviar Arquivo".
ATENÇÃO, caso apareça no menu "Status de Envio" o termo: "Rascunho", significa que o arquivo ainda não foi enviado corretamente. Neste caso, para concluir o envio certifique-se de ter clicado em "Enviar Atividade".
Qualquer dúvida acesse o tutorial aqui: Tutorial de Entrega da AD (em anexo)
Ou entre em contato com a Equipe de Tutoria da Disciplina.
ATIVIDADE DE APROVEITAMENTO DA DISCIPLINA
[10.0 pontos]
Olá, alunos! Como perceberão esta AD2 está com um novo formato! Vamos precisar da sua atenção para as orientações abaixo descritas!
1st ORIENTAÇÕES GERAIS:
· Valor: 10.0 
· Tipo de atividade: individual 
· Objetivos: estimular e exercitar a capacidade de relacionar vários elementos, aparentemente desconexos, mas que têm uma concordância de fundo, identificar o que têm em comum. Saber traduzir isto numa redação coerente, argumentativa, reflexiva e crítica.
2º CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
· Da Formatação: Ao fazer esta Atividade baixar este arquivo no seu computador e RESPONDER NESTA FORMATAÇÃO. Na produção da ciência a forma importa tanto quanto o conteúdo. A forma não é mera ilustração, e sim, faz parte do conteúdo; (0 a 2,0 pontos)
· Critérios gerais de produção textual: coesão, atendimento à norma culta, redação argumentativa; (0 a 2,0 pontos)
· Primeira Fase: fazer a leitura atenta dos textos indicados, se necessário leia mais de uma vez;
· Segunda Fase; apresentar uma redação coerente e que demonstre domínio do conteúdo e originalidade (sem plágio) na abordagem do tema; ler e reler atentamente o enunciado, para fazer adequadamente o que se pede nesta Fase; elementos dos três textos devem aparecer obrigatoriamente na redação; deve conter pelo menos um exemplo, de preferência mais de um e no mínimo escrever uma página, em média 30 linhas; (0 a 6,0 pontos)
· Plágios: não serão aceitos plágios, sob pena disto impactar na nota nesta atividade, isto é, cópias literais dos textos sem as devidas indicações da fonte pesquisada. Pode-se, no entanto, fazer citações, desde que entre aspas e com as devidas indicações da fonte utilizada, com as referências bibliográficas de acordo com as regras da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 6023 / NBR 10520), disponíveis na internet.
FASES DA ATIVIDADE SOLICITADA
Para o desenvolvimento da atividade, os estudantes devem superar as seguintes fases de desenvolvimento:
· PRIMEIRA FASE: leitura dos textos disponibilizados No item 01 da UNIDADE III: DA ADOÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO NO BRASIL DOS PRINCÍPIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARA TODOS:
ITEM 01: Um projeto nacional de educação "para" a classe trabalhadora no Brasil forjado em 1940.
TEXTO 09 = ALVES. Intelectuais coletivos e o projeto nacional de educação para a classe trabalhadora forjado nas décadas de 1930 e 1940 no Brasil.
TEXTO 10 = GOMES. Os modos de organização e produção do trabalho e a educação profissional no Brasil: uma história de dualismos e racionalidade técnica.
TEXTO 11 = BATISTA. O Instituto de Organização Racional do Trabalho – IDORT, como instituição educacional nas décadas de 1930-1940 no Brasil.
· SEGUNDA FASE: os estudantes deverão solucionar com base nos estudos dos textos indicados, a seguinte situação-problema:
· Analise e relacione os TRÊS TEXTOS supracitados na “Primeira Fase” e elabore uma síntese dos principais elementos que eles tenham em comum para a redação de um trabalho dissertativo sobre o processo de implementação no Brasil dos princípios da escola pública para todos. Dê exemplos de acordo com a leitura dos textos.
Para realizar esta Atividade, elabore um texto dissertativo de no mínimo 01(uma) página, com em média 30 linhas, no espaço indicado a seguir.
IMPORTANTE = (Formatação do texto: fonte: Arial, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5, alinhamento: Justificado)
Escreva aqui o seu texto 
	
Dado o exposto dos textos 9,10 e 11, é possível observar os subsídios teóricos que conduzem à discussão de como se configurou o processo de implementação no Brasil dos princípios da escola pública para todos. Desde o período colonial, a política de educação no país se constituiu em um ensino de caráter dualista, ou seja, um ensino de excelência para a elite e um minimalista, de baixo nível para a grande camada da população desprivilegiada. Com a chegada dos primeiros padres jesuítas em nosso país, o ensino formal passa a ser realizado. A princípio, os jesuítas se dedicaram a catequisar e instruir os índios, mas com o passar do tempo, se dedicaram a educar apenas os filhos dos colonos e os novos sacerdotes. Podemos afirmar, portanto, que a educação jesuítica contribuiu significativamente para a reprodução da cultura aristocrática no Brasil, transformando a única forma de educação (elementar) destinada as elites. Enquanto o homem branco recebia instrução, o índio era catequizado e aproveitado para trabalhos manuais. 
Em 1808, depois da expulsão dos jesuítas, houve uma tentativa de organizar oficialmente o ensino. São criadas as primeiras instituições de ensino superior no país não teológicas, porém não existiu preocupação em se investir nos demais níveis de ensino. No período de 1840, foram criadas as escolas de ofícios que foram um primeiro ensaio para se formalizar o ensino profissional. Com o Brasil República a partir de 1891, temos mais investimentos para o ensino secundário e para o superior, esquecendo-se do primário e da educação profissional, pois era comum o pensamento que a classe baixa não precisava de escola. 
Com o início do crescimento industrial no primórdios do século XX, surge a necessidade de escolarização que iria capacitar técnica e cientificamente a mão-de-obra que deveria realizar os trabalhos na indústria. É assim que a educação de caráter aristocrático e elitista da espaço para a construção de uma modalidade de educação para toda a sociedade. Mesmo com uma transformação tão intensa a dualidade educacional se fez presente em mais essa etapa. Em 1930, é criado o Ministério da Educação e Saúde Pública, onde teve como seu primeiro ministro Francisco Campos, que efetivou mudanças que ficaram conhecidas como Reforma Francisco Campos. Inicialmente essas reformas foram pensadas para o ensino superior e secundário, não havia espaço para o magistério, primário ou profissional. Na década de 1940 surgi uma proposta efetiva de educação profissional durante o Estado Novo com a criação das Leis Orgânicas do Ensino pela
Reforma Capanema. Diferente da última Reforma nesta o Governo irá se engajar diretamente na questão da profissionalização em nível técnico. Mas logo pode-se observar que o Governo não conseguia atender em larga escala, o que ocasional a institucionalização de agencias profissionalizantes, a fim de preparar a mão de obra para o trabalho. Em 1942, é criado em convênio com a Confederação Nacional das Industrias, duas instituições para atenderà demanda de qualificação para o trabalho, em todos os níveis de profissionalização, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e quatro anos depois, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). 
	Apesar de todos os esforços para implementação do princípio da escola pública para todos, é notável que a democratização do acesso ao saber ainda é algo a ser conquistado. Ainda hoje, lutamos para a construção de uma escola emancipadora, que não seja baseada nos limites desejados e impostos pelo mercado e para além dos interesses do capital. 
Boa Atividade !!!
Equipe Docente da Disciplina Educação e Trabalho

Outros materiais