Buscar

Prova - Metodologia do Ensino de Voleibol - II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Lucieni Caetano (1236573)
	
	Disciplina:
	Metodologia do Ensino de Voleibol (LEF22)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637629) ( peso.:4,00)
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O voleibol é uma modalidade dependente de seus fundamentos técnicos, ou seja, os elementos ou movimentações durante a realização do jogo. A exigência de domínio da técnica nos fundamentos do voleibol é alta e vai influenciar diretamente no desempenho individual ou da equipe. Alguns fundamentos são de maior complexidade que os outros como por exemplo o saque. Disserte sobre as características técnicas na execução do saque por cima.
	Resposta Esperada:
O saque por cima tem uma complexidade técnica alta. É um fundamento de difícil execução mas que por ser mais potente proporciona uma maior possibilidade da equipe conquistar o ponto. Ele é dividido em duas fases: a preparatória e a execução. Na fase preparatória o jogador deve estar posicionado em pé atrás da linha de fundo de frente para a região onde se quer atingir na quadra adversária. Os braços estendidos ao longo do corpo. As pernas estarão afastadas com a perna contrária do braço dominante que irá realizar o saque colocada a frente. Na fase de execução a bola deve ser lançada acima da cabeça e um pouco atrás da linha do tronco. A mão em forma de concha realizará o contato com a bola com uma flexão rápida do punho.
	2.
	O esporte funciona como uma excelente ferramente inclusiva, tendo uma enorme variedade de possibilidades para inclusão. Por meio de atividades adaptadas, é possível aplicar e transmitir o conteúdo de forma eficaz e compreensível por parte dos alunos. Descreva uma atividade adaptada do voleibol que pode ser aplicada em turmas com alunos deficientes visuais.
	Resposta Esperada:
Inicialmente, a atitude do professor deve ser de identificar e se aprofundar sobre a limitação de cada aluno. Posteriormente, conscientizar todos alunos, portadores de deficiência ou não, sobre a importância e o benefício da atividade. A participação de todos é fundamental para um processo de inclusão positivo. A atividade deve conter materiais adaptados e regras flexíveis. O professor deverá mudar a forma de comando, uma vez que a demonstração neste caso não será apropriada de acordo com o nível de cegueira dos alunos. A atividade conhecida como Voleibol Lençol pode ser utilizada como adaptação do voleibol, vendando os olhos de todos os alunos, proporcionando a solidariedade e a compreensão das sensações dos colegas. Fundamentos do jogo também podem ser propostos, como golpes na bola, saque, ataque, mantendo sempre o contato da bola com o praticante.
Parte inferior do formulário

Continue navegando