Buscar

Peça 1 penal

Prévia do material em texto

Peça:
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DELEGADO DE POLÍCIA TITULAR DO __ DISTRITO POLICIAL.
(Dar espaço de 7 a 10 linhas)
JOÃO, (nacionalidade), (estado civil), (profissão), (RG), (CPF), (endereço), por intermédio de seu advogado que esta subscreve, conforme os poderes outorgados pela procuração anexa (documento 1), vem respeitosamente à presença de vossa excelência requerer a INSTAURAÇÃO DE INQUÉRITO POLICIAL, com fulcro no artigo 5, inciso II (nos crimes de ação privada a fundamentação será o artigo 5, parágrafo 5 do CPP), do Código de Processo Penal, a fim de que seja apurada infração penal praticada, em tese, por JOSÉ, (nacionalidade), (estado civil), funcionário de um estabelecimento comercial, (RG), (CPF), (endereço), em razão dos fatos a seguir expostos:
JOÃO, ora requerente, viajou e ao retornar à sua residência, constatou que a porta de sua casa estava com sinais de arrombamento. Após assegurar-se da ausência de qualquer pessoa estranha nos arredores, adentrou a sua residência.
Ato contínuo, se deu conta de que teve seu notebook, bem como a importância de R$ 1.000,00, que encontrava-se acondicionada em uma gaveta localizada em seu quarto, subtraídos.
Logo em seguida, o ora requerente foi procurado por Maria e Pedro, seus vizinhos, que o informaram que dois dias antes de sua chegada viram José, funcionário de um estabelecimento comercial situado nas proximidades de sua residência, saindo desta, na posse dos pertences acima descritos.
Da análise do acima exposto, resta evidente a existência de robustos indícios delitivos a indigitarem a prática do crime de furto, qualificado por arrombamento, por José (artigo 155, parágrafo 4º, inciso I do Código Penal).
Importa ressaltar que o delito em tela se submete à ação penal de iniciativa pública, consubstanciando-se o presente requerimento em verdadeira notitia criminis de cognição mediata, que deve importar em instauração incontinenti de Inquérito Policial.
Destaque-se, ademais, que não se vislumbra, ao menos neste momento, a incidência, sobre os fatos delituosos em tese praticados, de qualquer excludente de tipicidade, ilicitude ou culpabilidade.
Por fim, registre-se que a lesão patrimonial perpetrada revestiu-se de expressividade, não sendo o caso de reconhecimento do furto privilegiado previsto no parágrafo 2º do artigo 155 do Código Penal, cuja aplicação pressupõe o pequeno valor da res furtiva, jurisprudencialmente concebido como aquele que não ultrapassa o montante de um salário mínimo.
São estes os fatos, reconhecidamente graves, caracterizadores de suposto ilícito penal perpetrado pelo Requerido, razão pela qual se requer:
I. A instauração de inquérito policial para a devida apuração dos fatos narrados;
II. A designação de data para a oitiva das testemunhas abaixo arroladas, bem como de outras que a Douta Autoridade Policial porventura localizar, bem como a oitiva do requerente, para ratificação do exposto e demais esclarecimentos que se entenderem necessários;
III. Por fim, requer, ainda, que seja, desde logo, aberta a portaria que instituirá este inquérito policial. (Importante lembrar de requer a abertura da portaria, assim como solicitar o número da mesma, pois o inquérito somente será instaurado por meio de portaria, salvo prisão em flagrante, e muitas vezes os boletins de ocorrência (BOs) ou requerimentos de instauração de inquérito deixam de receber a devida portaria.)
Termos em que,
Pede deferimento.
(Local e Data)
Advogado
OAB número
Requerente (Importante lembrar de coletar assinatura do requerente, pois com esta peça o advogado imputa fato criminoso a outrem, mesmo sendo mero intermediador, pode vir a ser acusado do crime de calúnia)
CPF ___
Rol de testemunhas:
1. Maria (RG, CPF, endereço);
2. Pedro (RG, CPF, endereço).

Continue navegando