Buscar

A1 corpo cultura sociedade

Prévia do material em texto

Aluno: Douglas Lopes Izzo de Souza
(Matrícula: 13201825)
Professora: Luciana Abdalad;
Disciplina: Corpo, cultura e sociedade: dimensões antropológicas e sociológicas da Educação Física
Respostas referente a A1
1ª ATIVIDADE:
1 – Etnocentrismo: É o ato de colocar sua cultura, ou grupo cultural como o mais importante ou o mais vantajoso, no primeiro quadrinho, é a professora não atribuindo um instrumento musical indígena como instrumento de fanfarra e instruindo o garotinho (índio) a aprender outro instrumento caso ele queira fazer parte da orquestra ou banda da escola (não mencionada, mas foi isso que entendi). E no último quadrinho mostra a insatisfação do garoto com a resposta da professora.
· Relativismo Cultural: é uma perspectiva da antropologia que vê diferentes culturas de forma livre de etnocentrismo, o que quer dizer sem julgar o outro a partir de sua própria visão e experiência. Na segunda tirinha, quando a professora menciona de falar de outras regiões, imediatamente identificamos que há alunos dessas regiões, mas a professora não dá voz a eles, e faz uma crítica ao sotaque deles falando para que eles “falem o português correto” fazendo uma relação direta ao relativismo cultural. Hoje em dia, devemos tomar muito cuidado com a forma que falamos uns com os outros, para não cair na “besteira” de insultar uma pessoa mesmo sem querer por não conhecer suas origens. Vivemos num país bem miscigenado, cada um com uma forma de falar, de repente o que não me agride (com as palavras), pode ofender um amigo.
· Apresente um exemplo de como o profissional de Educação Física pode trabalhar com a diversidade cultural em suas aulas:
Explorar a diversidade por meio de filmes infantis, os filmes infantis e desenhos animados são recursos atuais e que geram identificação, sendo perfeitos para explorar as diferenças no ambiente escolar. O professor pode ou deve promover o dia do cinema na sala de aula, espalhando colchonetes e almofadas pelo chão para que os alunos possam assistir ao conteúdo confortavelmente. Um dos filmes mais indicados para essa situação é o do ‘’Shrek’, que é composto por cenas que refletem sobre a diversidade, o conceito de normalidade e os lugares que a sociedade julga estarem destinados para as pessoas que são consideradas diferentes, levando em consideração padrões estéticos e fúteis. (Atividade realizada por mim, em outubro de 2019, no Colégio Jardim de Infância Alegria do Saber no qual faço estágio Obrigatório).
2ª ATIVIDADE:
Segundo os autores, a educação Física pode ser estudada a partir de abordagens macroscópicas, de características filosóficas e administrativas e também com base em abordagens microscópicas, ou seja, o professor vai aos poucos “construindo o aluno”, criando uma pessoa capaz de expressar-se com o meio. O professor tem papel fundamental na educação do aluno, afim de moldar o mesmo para o mundo. A Cultura Corporal, a abordagem Crítico Superadora, entende que a Educação Física é uma disciplina que trata de um tipo de conhecimento chamado de Cultura Corporal, que tem como temas os jogos, os esportes, a ginástica, as lutas, as danças entre outros como exemplos que as abordagens macroscópicas e são tão fundamentais como, o cognitivo, pensamento, o tocar, os sentidos, que são menores, porém juntos, relacionados, é o que ajuda a moldar seu aluno para o mundo.
3ª ATIVIDADE:
Sim, como diz o trecho do texto “o corpo é um objeto ao alcance da mão sobre o qual a soberania pessoal quase não encontra entraves.” vou citar o exemplo de um fisiculturista, que leva seu corpo ao extremo e não vê entraves para que seja campeão de tal modalidade. Outro exemplo é o jogador de futebol do Clube de Regatas do Flamengo, Gabriel Barbosa (Gabigol), que motiva as crianças, jovens e adultos a imitarem sua comemoração no ato do gol, ou seja, o fisiculturista e o jogador de futebol, buscam a soberania pessoal, mediante que estão em evidencia a todo momento.

Continue navegando