A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
UNIDADE 1

Pré-visualização | Página 1 de 1

ATIVIDADE 1 – LABORATÓRIO DE GESTÃO: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
O planejamento estratégico proporciona à organização direcionar os rumos a serem seguidos, observando os fatores externos e fatores internos. O fator externo de uma empresa é formado pela sociedade, clientes, fornecedores, o governo, sindicatos, entre outros, são eles que possibilitam a identificação de oportunidades e as ameaças do negócio. Já os fatores internos são caracterizados pelas suas forças e fraquezas, fatores que podem ser controlados pela gestão.
Com base nos conhecimentos apresentados nesta unidade, disserte sobre como os fatores externos e internos contribuem para que a empresa atinja os objetivos planejados, mencione também as contribuições da análise SWOT em sua reflexão.
R: Para se ter um controle do que acontece no cenário da empresa, é necessário identificar seus fatores internos e externos. Identificando esses dois pontos é possível realizar um bom planejamento como, saber onde a empresa está, pra onde quer ir e como chegar lá. São pilares importantes saber, analisar os cenários e elaborar estratégias e ações para alcançar seus objetivos.
Temos algumas ferramentas que nos ajudam a executar uma boa análise, como a SWOT.
A análise SWOT é uma das principais ferramentas para o planejamento estratégico de uma empresa.
Para aplicar a ferramenta, devem ser escritos os seguintes atributos:
Forças (Strenghts)
São os pontos fortes da empresa, aquilo que ela tem e faz de melhor. É um fator interno que ajuda a companhia a alcançar seu objetivo.
Fraquezas (Weakness)
São os pontos fracos, as desvantagens que a empresa tem perante seus competidores. É um fator interno que atrapalha no alcance do objetivo.
Oportunidades (Opportunities)
São aspectos do cenário atual do mercado e do público consumidor que beneficiam a empresa. É um fator externo útil.
Ameaças (Threats)
Por fim, devem ser listados os aspectos do mercado e do público consumidor que podem ser obstáculos para a empresa alcançar seu objetivo.
Botando tudo isso no papel, fica mais fácil saber quais medidas tomar para minimizar os pontos negativos e maximizar os positivos.