Buscar

TRABALHO SOBRE_ TESTE DE LAWTON

Prévia do material em texto

TRABALHO SOBRE:
TESTE DE LAWTON
Avaliação das Atividades Instrumentais de Vida Diária
Fernando
Patrick
Clésio
TESTE DE LAWTON
O que é? 
 Teste de avaliação das condições do idoso para realizar as atividades instrumentais de vida diária e, assim, avaliando seu grau de independência e autonomia.
 Essa desenvolvida por Lawton e Brody em 1969 e adaptada ao contexto brasileiro. 
TESTE DE LAWTON
Objetivo: 
 Tem como principal objetivo avaliar o desempenho funcional da pessoa idosa em relação a atividades instrumentais que possibilita que a mesma mantenha uma vida independente. O idoso submetido ao teste que será avaliado e os resultados dirá se o mesmo é independente ou dependente para desempenhar funções diárias. 
TESTE DE LAWTON
Procedimento: 
 Para cada item será aplicada uma padronização de resposta que indica se existe independência, dependência parcial ou dependência total para a realização da atividade proposta. As questões de 4 a 7 podem ter variações conforme o sexo e podem ser adaptadas para atividades como subir escadas ou cuidar do jardim. Todos os testes deverão ser aplicados individualmente. 
TESTE DE LAWTON
Quem faz?
 O Teste de Lawton poderá ser realizado por qualquer membro da equipe técnica multiprofissional da Unidade Básica de Saúde que tenha sido devidamente treinado no serviço.
TESTE DE LAWTON
 Avaliação de resultados:
 a pontuação varia de 0 (ZERO) a 9 (NOVE) pontos, onde 9 (NOVE) indica dependência (parcial ou total) para o desempenho de todas as atividades e 0 (ZERO) indica independência na realização de todas as atividades propostas. A pontuação intermediária indica a dependência total ou parcial em quaisquer das atividades e deverá ser avaliada individualmente. 
TESTE DE LAWTON
Encaminhamentos: 
 cada teste deverá ser avaliado pela equipe devendo ser elaborado o plano de cuidados específico conforme as alterações apresentadas. O resultado do teste também servirá para o acompanhamento evolutivo da pessoa idosa.
EXEMPLO DE FICHA DE PERGUNTAS
CASO CLÍNICO
HISTÓRICO DE ENFERMAGEM
 M.F sexo masculino, 75 anos, aposentado, cor negra, viúvo, não teve filhos, residente a rua da glória casa 10 centro Los Angeles. Mora em casa de alvenaria com luz elétrica, água tratada. Mora sozinho, e consegue se alimentar mas, tem uma vizinha que faz a comida e deixa separado em potes para facilitá-lo, faz alongamentos em sua própria residência com auxílio de um fisioterapeuta, Trabalhou toda vida em parque de diversões cuidando de brinquedos. Veio para o hospital com ajuda dos vizinhos, pois, não sai de casa sozinho por trauma de atropelamento. Relatou ter sentido muita dor nas costas, diz que há uma semana observou que estava urinando pouco, e seus pés estavam inchados. Já foi diagnosticado com doença renal e Asma faz uso de lasix 1x ao dia, bombinhas de alênia e losartana 50mg 1x ao dia por causa da pressão que fica alta quando os pés estão inchados. 
AO EXAME FÍSICO
Sinais vitais: PA: 150x100 mmHg FC: 89 BPM FR: 23 irpm 
TAX: 36.6 C SPO2: 93% 
 Paciente idoso, acordado, orientado e alerta, sem acompanhante, cabelos curtos, grisalhos e encaracolados, sem alterações em couro cabeludo, apresenta face levemente descorada +/++++, pupilas isocóricas reativas, conjuntiva pálida ++/++++, faz uso de prótese dentária. Região do pescoço sem alteração, ausculta cardíaca rítmicas e normofonética em 2T. Na ausculta pulmonar apresenta MVUA com presença de sibilos em ápice de ambos os pulmões, relata não fazer uso de bombinhas pelo simples fato de se sentir bem. O abdome plano, flácido sem resposta de dor a palpação, porém relata muita dor na região lombar. MMSS sem anormalidades. Região pélvica normal, função geniturinária com relato de oligúria, evacuação sem anormalidades. MMII com boa mobilidade, porém apresenta edema ++/++++ . 
EXAMES SOLICITADOS
RX tórax PA e PERFIL
Homograma completo, uréia, creatinina, sódio, potássio, 
TC de abdome sem contraste. 
PROBLEMAS DE ENFERMAGEM
Idoso 79 anos
Algia lombar 
Oligúria
Edema de MMII
Hipertensão
Sibilos 
DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM:
	IDOSO 79 ANOS	Risco de síndrome do idoso frágil evidenciado por morar sozinho ( Domínio 1- classe 2 00231)
Risco de síndrome do idoso frágil evidenciado por idade > 70 anos (Domínio 1- classe 2 00231)
	ALGIA LOMBAR	Conforto prejudicado relacionado a sintomas relativo a doença evidenciado por relato do paciente de dor lombar. ( Domínio 12- classe 1 00214)
	OLIGÚRIA	Volume de líquido excessivo, relacionado a ingestão excessiva de líquido caracterizado por edema de MMII. ( Domínio 2- classe 5 00026)
DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM:
	EDEMA EM MMII	Risco de desequilíbrio eletrolítico evidenciado por disfunção renal. (Domínio 2- classe 5 00195)
	HIPERTENSÃO	Perfusão tissular periférica ineficaz relacionado a hipertensão caracterizado por edema relacionado com edema de MMII. (Domínio 4 classe 4 00204)
	SIBILOS	Padrão respiratório ineficaz relacionado a fadiga caracterizado por pressão inspiratória diminuída evidenciado por sibilos. (Domínio 4 classe 4 00032 )
NIC
	Monitorar sinais vitais e registrar de 4/4h iniciando as 06h 
	Administrar medicação analgésica conforme prescrição médica
	Manter paciente em posição Fowler ou semi Fowler para melhor conforto respiratório
	Ofertar oxigênio em baixo volume conforme prescrição médica.
	Orientar sobre uso de bombinhas de inalação para asma. 
	Realizar rigorosamente balanço hídrico a cada 6h iniciando as 06h da manhã
	Orientar sobre dieta hipossódica para portadores de disfunção renal
	Orientar ingestão hídrica de acordo com prescrição médica para paciente renal
	Orientar o paciente sobre a importância de um acompanhante durante o dia e a noite. 
	Manter MMII elevados para alivio de dor devido edemas 
NOC
	NOC INICIAL	NOC FINAL
	Algia Lombar 1/5	 5/5
	Oligúria 2/5	 5/5
	Edema MMII 2/5	 4/5
	Hipertensão 3/5	 5/5
	Sibilos 4/5	 5/5
	Saturação 4/5 	 5/5
EVOLUÇÃO DE ENFERMAGEM
Sinais vitais: PA: 130x70 mmHg FC: 78 BPM FR: 20 irpm TAX: 36.6 C SPO2: 97% 
 Paciente idoso, acordado, orientado e alerta, sem acompanhante, sem alterações em couro cabeludo, apresenta face corada , pupilas isocóricas reativas, conjuntiva corada, faz uso de prótese dentária. Região do pescoço sem alteração, ausculta cardíaca rítmicas e normofonética em 2T. Na ausculta pulmonar apresenta MVUA sem ruídos adventícios. O abdome plano, flácido sem resposta de dor a palpação e com presença de ruídos hidroaéreos. Sem relato de dor na região lombar. MMSS sem anormalidades. Região pélvica normal, função geniturinária com diurese normal, evacuação sem anormalidades. MMII com boa mobilidade, porém apresenta edema +/++++. 
 O paciente atingiu 5 pontos. De acordo com o teste de Lawton, é DEPENDENTE (parcial ou total). Seria necessário um cuidador de idosos para acompanhar e auxiliar esse paciente nas atividades em que ele tem dificuldade ou não consegue desempenhar.
FONTES:
adaptado de BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno 19 da Atenção Básica: Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Brasília, 2006.
Lawton MP, Brody EM. Assesment of older people: self-maintaining and instrumental activities of daily living. Gerontologist. 1969;9:179–85.
http://hp.unifor.br/pdfs_notitia/2974.pdf
http://www.observatorionacionaldoidoso.fiocruz.br/biblioteca/_monografias/2.pdf)

Continue navegando