Buscar

Conceitos Fundamentais da Psicologia

Prévia do material em texto

A questão da normalidade é um ponto crítico da ciência psicológica e que deve ser relativizado. O conceito de normal refere-se:
		
	
	Às características que devem ser buscadas em uma dada população.
	
	Às características desejáveis de um determinado indivíduo ou população.
	 
	À probabilidade de distribuição de uma determinada característica em uma dada população.
	
	À diferença entre indivíduos saudáveis e indivíduos doentes.
	
	Às características saudáveis de um determinado indivíduo ou população.
	Respondido em 29/05/2020 18:40:05
	
Compare com a sua resposta: Quando André está estudando, o livro é a figura e a música é o fundo. No momento em que ele volta sua atenção para a música, esta passa a ser a figura e o livro à sua frente torna-se o fundo. A lei de Figura e Fundo da Gestalt está relacionada à atenção.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Em que época os critérios para definir a loucura referiam-se às transgressões da lei e da moralidade dominante?
		
	
	Século 21
	 
	Séculos 17 e 18
	
	Século 19
	
	Idade média
	
	Século 20
	Respondido em 29/05/2020 18:49:55
	
Compare com a sua resposta: previsão e controle do comportamento, através da análise experimental.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O primeiro laboratório de Psicologia com o objetivo de tentar entender o que podemos chamar de conteúdo mental e de estrutura da mente, acreditando que essas estruturas poderiam ser analisadas em elementos ou partes, foi criado:
		
	 
	Na Alemanha, em 1879, na Universidade de Leipzig, por Wilhelm Wundt.
	
	Na Europa, mais precisamente na Inglaterra, com Wertheimer, Köhler e Koffka.
	
	Nos EUA, com John Watson.
	
	Na Inglaterra, com os psicológicos William James, John Dewey e James Cattel, os quais se interessaram pelas funções mentais.
	
	Nos EUA, com Edward Thorndike, o qual formulou a Lei do Efeito.
	Respondido em 29/05/2020 18:51:22
	
Compare com a sua resposta: 1 - o comportamento tem que ser aceito na medida em que acontece, sem a possibilidade de ser interrompido em um determinado momento; 2 ¿ apenas descrever os comportamentos não é ciência. Os cientistas devem também mensurar o comportamento sistematicamente; 3 ¿ a observação pode ter a influência do viés do observador; visto que, com frequência distorcemos o que vimos em função de características de nossa memória. Para evitar este efeito, normalmente se utiliza gravações em vídeo que podem ser avaliadas por outros observadores ou então equipes de observadores trabalhando simultaneamente; 4 ¿ a situação natural é um evento único, não sendo passível de observação como nos laboratórios, assim esta razão opta-se por não fazer afirmações gerais com base unicamente em estudos naturalistas.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Pode-se determinar como sendo o objeto de estudo da psicologia:
		
	
	o estudo das influências antropológicas sobre o comportamento
	
	o estudo da alma
	
	o estudo de anomalias
	
	o estudo do substrato anatômico do comportamento
	 
	o estudo da subjetividade
	Respondido em 29/05/2020 18:52:55
	
Compare com a sua resposta: O cartão exibido apresenta opções de técnicas terapêuticas incompatíveis com as prerrogativas do Conselho Federal de Psicologia. Os profissionais de psicologia apenas poderão se utilizar, no exercício profissional, e de acordo com o CFP, de expedientes reconhecidamente científicos. Práticas alternativas e místicas não poderão ser utilizadas, sob pena de punição por violação do Código de Ética Profissional. O fictício psicólogo em questão viola as determinações do Conselho quando propõe ações terapêuticas não legitimadas. É importante que o estudante de psicologia esteja atento para os limites da ciência psicológica e para as possibilidades de atuação profissional.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	          Sobre as formas de conhecimento, é correto afirmar:
I - As pessoas acessam as informações, mesmo que superficialmente dos conhecimentos produzidos pela psicologia científica.
II - O conhecimento empírico é aquele comum a todo Ser Humano por ser produzido pela sua própria existência.
III - As aprendizagens adquiridas com as experiências vividas e com os relatos de outras pessoas podem ser consideradas como conhecimento científico.
IV - Por ser fruto da experiência individual, o conhecimento empírico não serve genericamente, ou seja, não pode ser uma lei.
		
	
	 I, III e IV.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	 
	I, II e IV. 
	
	II, III e IV.
	
	I, II e III. 
	Respondido em 29/05/2020 18:53:49
	
Compare com a sua resposta:
Atua na área específica da saúde, em diferentes contextos, através de intervenções que visam reduzir o sofrimento do homem, levando em conta a complexidade do humano e sua subjetividade. Estas intervenções tanto podem ocorrer a nível individual, grupal, social ou institucional e implicam em uma variada gama de dispositivos clínicos já consagrados ou a serem desenvolvidos, tanto em perspectiva preventiva, como de diagnóstico ou curativa. Sua atuação busca contribuir para a promoção de mudanças e transformações visando o benefício de sujeitos, grupos, situações, bem como a prevenção de dificuldades. Atua no estudo, diagnóstico e prognóstico em situações de crise, em problemas do desenvolvimento ou em quadros psicopatológicos, utilizando, para tal, procedimentos de diagnóstico psicológico tais como: entrevista, utilização de técnicas de avaliação psicológica e outros.

Continue navegando