Buscar

Exercícios Forrageiras e Manejo_Aula 02 Ecossistemas Pastoris

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Associação Educacional Luterana do Brasil – AELBRA
EXERCÍCIOS AULA 02 – ECOSSISTEMAS PASTORIS.
Cursos: Medicina Veterinária e Agronomia
Disciplina: Forrageiras e Manejo de Sistemas Pastoris
Professor: Jean Carlos dos Reis Soares
Exercícios:
Obs: Realizar no mínimo 05 questões para entregar e valer como AULA SEMIPRESENCIAL.
1. Defina o conceito de “ecossistema pastoril”.
Ecossistema pastoril = conjunto de organismos (planta, animal, microflora, microfauna, fauna selvagem), vivendo em associação com seu ambiente físico-químico (relação de interdependência).
2. Quais são os componentes abióticos e bióticos da estrutura do ecossistema ecológico? Quais são manejáveis e quais não são?
Abióticos: Radiação solar, temperatura, relevo, latitude -> Não manejáveis 
Solo e disponibilidade hídrica -> Manejáveis. 
Bióticos: Plantas, herbívoros, carnívoros e decompositores. Num ecossistema pastoril manejado, os herbívoros constituem o componente biótico mais importante na
regulação do equilíbrio do sistema (via pastejo).
3. Diferencie o Pastejo do Pastoreio. 
Manejo de pastejo é associação entre solo-planta-animal, onde todos estes devem estar em harmonia para atingir uma alta produtividade com sustentabilidade.
Método de pastoreio é a técnica ou procedimento de manejo de pastagem. Existem vários métodos de pastoreio, do mais simples ao mais complexo, sendo eles, respectivamente: pastoreio contínuo, pastoreio diferido, pastoreio rotacionado, pastoreio desponte/repasse.
4. Explique resumidamente os princípios do funcionamento do ecossistema pastoril. 
5. Qual é o melhor nível de oferta de forragem onde os estudos mostram o melhor desempenho da forrageira e dos animais? Quais as principais justificativas?
6. Cite três fatores que são limitantes para o crescimento e desenvolvimento das plantas.
 Limitação na disponibilidade dos fatores abióticos: água, temperatura, nutrientes. Estas limitações atuam sobre os mecanismos de “captura” da radiação solar (área foliar) e da água e nutrientes e sobre os mecanismos de transformação” da energia solar captada em energia química (fotossíntese).
7. Explique o “Índice de Área Foliar” e qual é a sua relação com a interceptação luminosa? A “captura” da energia incidente depende de uma superfície de captação (área foliar) cujo tamanho e eficiência de transformação da energia solar em energia química depende da disponibilidade de nutrientes assegurada pela reciclagem de nutrientes no sistema e que também necessitam ser “capturados” pelas plantas vias raízes.
8. Explique o conceito de ciclagem de nutrientes no ecossistema pastoril quando bem manejado. A degradação das pastagens brasileiras tem sido um problema crescente, principalmente em regiões de fronteira agrícola, onde as práticas de manejo adotadas são inadequadas, causando um desequilíbrio neste ecossistema. Práticas de manejo que favorecem a ciclagem de nutrientes aparecem neste cenário como uma alternativa para a recuperação de pastagens degradadas. Se tratando de pastagens, os maiores reservatórios de nitrogênio (N) e carbono (C) são a atmosfera, o solo, as espécies vegetais e os animais em pastejo, sendo que a dinâmica desses nutrientes é controlada por fatores bióticos e abióticos.
9. Cite 04 situações que podem levar a compactação do solo pelo pisoteio dos animais?
10. Explique o conceito de lotação, carga animal e oferta de forragem.
Pessoal: Lembro que este questionário é apenas mais uma ferramenta para auxiliar vocês nos
estudos. Na avaliação pode ser questionado qualquer assunto abordado em aula. Bons
estudos!!!!