Buscar

Exaustão térmica e colapso por calor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exaustão térmica 
Conceito: é uma perda excessiva de sais (eletrólitos) e líquidos devido a exposição ao calor excessivo, dando lugar a uma diminuição do volume de sangue, provocando muitos sintomas, entre os quais o desmaio e o colapso. Ocorre principalmente com trabalhadores de construção civil e bombeiros.
Sinais e sintomas: transpiração abundante (principal sinal), pele pálida e úmida com temperatura normal ou fria, pulso rápido e fraco, respiração superficial e rápida, fraqueza, exaustão ou tontura, dor de cabeça (cefaleia), náuseas, tontura, sede extrema, cãibra musculares e alteração da consciência.
Tratamento: O tratamento envolve repouso (parar as atividades), retirar a pessoa do ambiente quente e repor líquidos e sais, seja por via oral (com uma bebida esportiva ou uma solução de cerca de 1 a 2 quartos de água contendo 2 colheres de chá de sal) ou intravenosa. Tirar ou desapertar as roupas e umedecer a pele ou aplicar panos úmidos também auxilia no resfriamento.
Prevenção: evitar a exposição, principalmente por períodos longos, ao calor excessivo.
Colapso por calor
Conceito: é um problema grave que representa risco de vida na qual o corpo para de transpirar e sua temperatura fica perigosamente alta. O mecanismo que regula a temperatura corporal falha e torna-se incapaz de eliminar o excesso de calor do corpo.
Sinais e sintomas: pele quente, seca e corada ou vermelha (sinal fundamental), temperatura corporal muito alta (superior a 39 graus), ausência de suor, pulso cheio e rápido, respiração rápida e superficial, fraqueza generalizada consciência alterada (confusão/irritabilidade), náuseas, vômito, sensação de estar pegando fogo (extremamente quente), possível parada cardiorrespiratória.
Tratamento: O tratamento envolve avaliar o local, providenciar oxigênio, transferir o paciente para um local fresco, afrouxar ou remover o excesso de roupas, envolver o paciente com panos umedecidos em água fria e colocando bolsas de gelo em seus tornozelos, punhos, virilhas e em cada lado do pescoço. Caso o transporte demorar, imergir o paciente em uma banheira de água fria até o pescoço.
Prevenção: evitar a exposição solar prolongada.

Continue navegando