Buscar

Estudo Dirigido 1 - CS GESTÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos - 1ºsem./2020
Disciplina: Gestão de Cargos e Salários
Prof.a: Kenia Mickessia
Aluno: Davi Bastos Matos
Estudo Dirigido – Revisão de Conteúdo
1 – De acordo com Souza (2005), cargos são um conjunto de funções de mesma natureza e complexidade. A partir dessa definição, julgue e Verdadeiro ou Falso os itens que se seguem.
	( F )
	Os cargos têm por objetivo estimular a competição entre os pares para que almejem aumentar suas funções dentro da empresa.
	( V )
	A descrição de cargos tem por objetivo conhecer plenamente as funções e as responsabilidades dos cargos existentes e promover o conhecimento das funções de cada setor e das tarefas de cada funcionário.
	( V )
	A descrição de cargos objetiva a padronização das funções desempenhadas por funcionários enquadrados no mesmo cargo.
	( V )
	Na descrição e na especificação de cargos, serão avaliadas as tarefas a serem executadas e os requisitos exigidos pelo cargo, e não o que o eventual ocupante sabe fazer.
2 - O manual de descrição de cargos é a compilação de todas as descrições de cargos da empresa, divididas por áreas, conforme a estrutura existente na organização. Há quatro campos a serem analisados para determinar o universo de exigências geralmente encontradas nos contornos de um cargo. São eles:
a) requisitos mentais, requisitos físicos, responsabilidades, condições de trabalho.
b) condições ambientais, requisitos sociais, responsabilidades, autoridade.
c) cadeia de comando, requisitos físicos, remuneração, especificação de tarefas
d) requisitos mentais, requisitos funcionais, condições sociais, requisitos éticos.
3 – Acerca de administração de cargos, carreiras e salários, julgue o item a seguir.
A existência de um plano de cargos e salários, carreira e remuneração, ainda que bem definido, não estimula o crescimento profissional de funcionários antigos da organização, que tendem a permanecer no exercício das mesmas funções até o fim da carreira.
 ( ) Certo ( X ) Errado
4 – Na definição da remuneração dos planos de cargos e salários, deve‐se considerar a remuneração total como a soma da parte fixa dos salários, que constitui a remuneração direta, com a parte variável, que resulta na remuneração indireta.
 ( ) Certo ( X ) Errado
5 – Acerca da gestão de pessoas em organizações, julgue o item a seguir.
No processo de análise de cargos, a especificação do trabalho resulta da descrição de tarefas, deveres e responsabilidades dos cargos.
 ( ) Certo ( X ) Errado
6 – São métodos utilizados para coleta de informações nos processos de descrição de cargos, EXCETO:
a) Questionários
b) Pesquisa experimental
c) Entrevistas
d) Experiência prévia do analista
7 – No desenho de planos de cargos e salários, a correta definição de alguns conceitos mostra-se fundamental para seu pleno desenvolvimento, de forma a evitar erros e inadequações.
Qual é a definição correta para o conceito de cargo?
a) É a posição que um assume em relação aos demais na estrutura de cargos, em consequência da avaliação ou classificação
b) É a sequência ou disposição hierárquica estabelecida.
c) É o conjunto de atividades que cada indivíduo executa na organização, sendo singular, já que existe apenas um para cada pessoa na empresa.
d) É o conjunto de funções assemelhadas ou complementares, executadas por um ou mais indivíduos na organização, sendo plural, pois pode haver uma ou mais pessoas que o ocupem na mesma empresa.
e) Consiste nas exigências necessárias a que os indivíduos devem atender para o desempenho das atividades.
8 - Julgue o próximo item, no que se refere à administração de cargos, carreiras e salários e à gestão por competências.
A pesquisa salarial é uma ferramenta utilizada na administração de cargos e salários e possui, como primeiras etapas de implementação, a seleção dos cargos de referência e das empresas a serem pesquisadas.
 ( X ) Certo ( ) Errado
9 - Na administração de pessoal, diferentemente da promoção vertical, a promoção horizontal não enseja aumento salarial.
 ( ) Certo ( X ) Errado
10 – Aponte, resumidamente, aspectos importantes da Legislação Trabalhista em cargos e salários, vistos em nossa disciplina. 
Uma das principais alterações é a possibilidade de haver negociações, entre trabalhadores e empregadores, sobre os planos de cargos e salários. Tendo em vista que elas prevalecerão sobre a lei.
Portanto, entre os assuntos que podem ser objeto de negociação, como a flexibilização da jornada, o parcelamento de férias, a participação nos lucros, resultados e a duração dos intervalos intrajornadas, encontram-se também os planos de cargos e salários.
Vale lembrar que, a negociação, independentemente do assunto, não depende mais de formalização mediante acordo ou convenção coletiva e, tampouco, de homologação pelo Ministério do Trabalho ou outra entidade estatal, podendo ainda haver alterações constantes nos planos de cargos e salários.
A finalidade dessa alteração na lei é justamente conceder maior autonomia para as empresas e para os próprios trabalhadores, adequando-os à realidade de cada ambiente de trabalho.
Por fim, a reforma trabalhista ainda alterou a regulamentação dos critérios de promoção previstos nos planos de cargos e salários.
Até então, exigia-se que o plano previsse critérios alternados de senioridade e merecimento para que fossem concedidas promoções a trabalhadores. Com a reforma trabalhista, não há mais a necessidade de alternância entre esses critérios. Basta que as promoções sejam feitas considerando-os em cada categoria profissional.
Novamente, a reforma trabalhista prezou pela autonomia dos trabalhadores e empregadores na definição das regras que regulamentam suas relações de trabalho.
Bons estudos!!

Outros materiais