Buscar

Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia prova 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639223) ( peso.:4,00)
	Prova:
	18941726
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O Google Earth é um aplicativo de mapas em três dimensões. Ele permite passear virtualmente por qualquer lugar do planeta, graças às imagens capturadas por satélite. Desta forma, o programa pode ser usado simplesmente como um gerador de mapas bidimensionais e imagens de satélite ou como um simulador das diversas paisagens presentes no Planeta Terra. Disserte sobre o uso do Google Earth nas aulas de Geografia.
	Resposta Esperada:
O processo de ensino e aprendizagem torna-se mais eficaz quando parte-se do espaço vivenciado, interligado com a realidade próxima e distante dos alunos, por isso utilizar imagem de satélite da sua própria região auxilia na aprendizagem permitindo que os alunos se apropriem dos conteúdos fundamentais da Geografia e compreendam através das atividades desenvolvidas o processo de produção e transformação do espaço geográfico. A  ferramenta pode-se tornar um agente facilitador no processo de ensino e aprendizagem na atualidade no ensino de Geografia, já que as imagens de satélite do Google Earth trazem o conhecimento da realidade possibilitando a construção de conceitos geográficos. É possível identificar lugares, construções, cidades, paisagens. Um aspecto interessante do Google Earth é que ele, além de poder ser usado como um gerador de mapas bidimensionais e imagens de satélite, também pode ser utilizado como um simulador das diversas paisagens presentes no Planeta Terra, sendo possível identificar lugares, cidades, formas de relevo, paisagens naturais e humanas.
	2.
	A Geografia Radical ou Crítica pode ser caracterizada pela conscientização e/ou preocupação por parte de alguns geógrafos com a existência de problemas muito graves na sociedade em que viviam. No Brasil, um dos pensadores foi Josué de Castro, que se destacou por seu trabalho sobre a Geografia da Fome no Brasil, bem como sobre suas causas e os meios para combatê-la. Em suas obras, provou que a questão da fome não se tratava do quantitativo de alimentos ou do número de habitantes, mas, sim, da má distribuição das riquezas, concentradas cada vez mais nas mãos de menos pessoas. Por isso, acreditava que a problemática da fome não seria resolvida com a ampliação da produção de alimentos, mas com a distribuição não só dos recursos, como também da terra para os trabalhadores nela produzirem, tornando-se um ferrenho defensor da reforma agrária. Diante do exposto, disserte sobre Fome e Reforma Agrária.
	Resposta Esperada:
O problema da fome tem sido associado ao da necessidade de uma reforma agrária no país e remete à reflexão para o campo da construção da cidadania. O objetivo de que todos os homens e mulheres tenham assegurado o direito elementar de estar alimentado e protegido contra a fome abarca não apenas a questão de garantir o acesso aos alimentos aos consumidores (dificultado, sobretudo por problemas de insuficiência de renda e não por problemas de escassez de produção, como muitos consideram), mas também de definir e operacionalizar políticas públicas direcionadas a assegurar a autossuficiência produtiva do país. A soberania alimentar significa a condição de o país poder garantir alimentação para toda sua população, livre das imposições do mercado. Poder definir o que vai produzir, como vai produzir e para quem vai produzir.
Parte inferior do formulário

Outros materiais