Buscar

Estudo dirigido Vírus aula 02

Prévia do material em texto

DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA BÁSICA
1. Quais são as principais diferenças entre vírus e bactéria em relação a estrutura?
Vírus: Microrganismo acelular. Os mais simples apresentam uma cobertura proteica que envolve seu material genético - o ácido desoxirribonucleico (DNA) ou o ribonucleico (RNA).
Bactéria: Microrganismo unicelular com membrana e citoplasma, sem núcleo definido. Seu material genético, o ácido desoxirribonucleico (DNA), fica disperso.
2. Conceitue e explique o que são as fases de adsorção, penetração e desnudamento viral.
Adsorção: ocorre a interação entre a célula que será parasitada e os vírus, formando ligações entre os seres invasores e os receptores na membrana da célula.
Penetração: acontece a entrada do vírus em sua totalidade ou parcialmente na célula.
 Desnudamento: o ácido nucleico do vírus é liberado no interior da célula, separando-se do seu capsídeo.
3. Explique quais são as diferenças entre a multiplicação de um vírus de DNA e RNA.
DNA: o material genético entra no núcleo do hospedeiro.
RNA: o material genético não entra no núcleo, o vírus precisa de duas enzimas com ele uma polimerase e transcriptase reserva.
4. Qual a relação entre o câncer e uma infecção viral?
Quando ativados, os oncogenes transformam células normais em células cancerosas, modificando seu material genético. As células transformadas perdem a inibição por contato, têm antígenos virais específicos (TSTA e antígeno T), exibem anormalidades cromossômicas e podem, ainda, produzir tumores quando injetadas em animais suscetíveis.
5. Quais as diferenças entre a infecção viral persistente e a infecção viral latente?
Infecção viral persistente: é quando um vírus pode permanecer em equilíbrio com o hospedeiro por um longo período, geralmente anos, sem causar doença.
Infecção viral latente: se desenvolve gradualmente durante um longo período. Em geral, as infecções virais persistentes são fatais, são causadas por vírus convencionais; os vírus acumulam-se por um longo período.
6. O vírus do herpes é uma infecção latente ou persistente? Justifique
Trata-se de uma infecção latente, pois esse vírus habita as células nervosas do hospedeiro, mas só causa danos quando for ativado por um estímulo, como febre ou queimaduras de sol.

Continue navegando