Buscar

ATIVIDADES 2

Prévia do material em texto

Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Sobre a audiência de instrução e julgamento é correto afirmar:
		
	
	Se houver antecipação ou adiamento da audiência os advogados ou sociedade de advogados não serão intimados, valendo a mera publicação no diário oficial.
	
	Finda a instrução, o juiz deve dar a palavra apenas ao advogado do réu.
	
	A AIJ não pode ser adiada devendo o juiz proferir sentença ao final.
	
	A opção da parte em não participar de mediação eletrônica.
	 
	A apresentação de razões finais escritas (memoriais) depende complexidade da causa, nos termos da lei.
	Respondido em 01/06/2020 10:12:10
	
Compare com a sua resposta: A resposta é afirmativa. O texto do art. 359 reflete e estende a ideia de que em todo e qualquer momento processual que for possível, deve haver a interpretação e ação favorável ao incentivo da conciliação, mediação e arbitragem, nos termos do art. 3o, §§1o a 3o do NCPC. O CPC/73 continha disposição similar, com maior timidez e talvez pouco incentivo prático na letra do art. 448. Não se pode perder de vista a ideia de que tais dispositivos estão amparados constitucionalmente, principalmente com o art. 5o, LXXVIII da CRFB de 1988 ( razoável duração do processo).
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(Advogado ¿ METRÔ ¿ 2010 ¿ FCC) A respeito da revelia, considere: I. Se houver pluralidade de réus e algum deles contestar a ação, não serão reputados verdadeiros os fatos afirmados pelo autor. II. Ocorrendo a revelia, o autor poderá alterar o pedido, ou a causa de pedir, independentemente de promover nova citação do réu. III. Contra o revel que não tenha patrono nos autos correrão os prazos, independentemente de intimação, a partir da publicação de cada ato decisório. IV. Decretada a revelia, não poderá o revel intervir no processo, devendo aguardar a prolação da sentença. De acordo com o Código de Processo Civil, está correto o que consta APENAS em
		
	
	I, II e III.
	
	II, III e IV.
	
	I e IV.
	 
	I e III.
	
	III e IV.
	Respondido em 01/06/2020 10:19:43
	
Compare com a sua resposta: Não, pois a intimação para depoimento é pessoal.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(ENADE)Uma das obrigações implícitas de quem exerce o direito de ação é a de apresentar com clareza o que se postula, porque a exata compreensão do postulado irá influir decididamente na possibilidade de defesa, dificultando o contraditório, e a ausência de clareza importa em retardamento da prestação jurisdicional, maculando o princípio da duração razoável do processo. BRASIL, Tribunal Regional do Trabalho da 3.ª Região, processo n.º 00634-2011-015-03-00-6 RO, DEJT de 25/06/2012. Considerando a necessidade de clareza da postulação, conforme alude o texto acima, suponha que, em uma ação judicial, tenha sido impossível ao juiz determinar exatamente a pretensão do autor. Nessa situação, infere-se que
		
	
	.E a parte autora deve ser punida mediante aplicação do instituto da confissão
	
	B a falha do autor caracteriza falta de interesse processual de sua parte.
	
	o autor incorreu em ofensa ao princípio da lealdade processual.
	
	C o juízo acionado deve declarar abuso do direito de ação pelo autor.
	 
	D o juízo acionado deve declarar inépcia da petição inicial ou do pedido
	Respondido em 01/06/2020 10:18:41
	
Compare com a sua resposta: Inicialmente deve-se pontuar que mediação e conciliação são formas de autocomposição que passaram a receber tratamento especifico pelo CPC 2015 em virtude da possibilidade de opção pela sua realização já na petição inicial. De acordo com o paragrafo segundo do artigo 165 CPC/2015 a conciliação deverá ocorrer quando não houver vinculo anterior entre as partes ao passo que a mediação, na forma do paragrafo terceiro do art. 165, deverá ser utilizada na existência de vinculo anterior entre os sujeitos.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Quanto à petição inicial e seus requisitos, pode se afirmar correto, exceto:
		
	
	O pedido indeterminado gera a inépcia da inicial, exceto quando se tratar de hipótese de pedido genérico.
	
	O enquadramento normativo dos fatos não é requisito da petição inicial e, mesmo existente, não vincula ao órgão julgador.
	 
	A opção pela realização ou não da audiência de conciliação ou de mediação é requisito da petição inicial que deve estar manifesto na peça inaugural, pois seu descumprimento leva ao indeferimento.
	 
	A lei expressamente fala em pedido certo e determinado.
	
	Pelo CPC é requisito da petição inicial, entre outros, a apresentação de cadastro de pessoas físicas, se for o caso, além de endereço eletrônico das partes.
	Respondido em 01/06/2020 10:18:09
	
Compare com a sua resposta: 1. Não cabe rescisória. O inciso II do art. 966 do CPC admite a rescisória na hipótese de impedimento e não de suspeição como a questão demonstra. 2. É a ação autônoma de impugnação de natureza constitutiva negativa quanto ao juízo rescindendo, dando ensejo a outra relação processual distinta daquela em que foi proferida a decisão rescindenda (Nelson Neri Junior)
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(ENADE) Uma das obrigações implícitas de quem exerce o direito de ação é a de apresentar com clareza o que se postula, ¿porque a exata compreensão do postulado irá influir decididamente na possibilidade de defesa, dificultando o contraditório, e a ausência de clareza importa em retardamento da prestação jurisdicional, maculando o princípio da duração razoável do processo. BRASIL, Tribunal Regional do Trabalho da 3.ª Região, processo n.º 00634-2011-015-03-00-6 RO, DEJT de 25/06/2012. Considerando a necessidade de clareza da postulação, conforme alude o texto acima, suponha que, em uma ação tenha sido impossível ao juiz determinar exatamente a pretensão do autor. Nessa situação, infere-se que
		
	
	D) o juízo de verá julgar improcedente o pedido da parte.
	 
	C) o juízo acionado deve declarar inépcia da petição inicial ou do pedido.
	
	A) o autor incorreu em ofensa ao princípio da lealdade processual.
	
	Todas as opções são incorretas.
	
	B) o juízo acionado deve declarar abuso do direito de ação pelo autor.
	Respondido em 01/06/2020 10:19:12
	
Compare com a sua resposta: Inicialmente deve-se pontuar que mediação e conciliação são formas de autocomposição que passaram a receber tratamento especifico pelo CPC 2015 em virtude da possibilidade de opção pela sua realização já na petição inicial. De acordo com o paragrafo segundo do artigo 165 CPC/2015 a conciliação deverá ocorrer quando não houver vinculo anterior entre as partes ao passo que a mediação, na forma do paragrafo terceiro do art. 165, deverá ser utilizada na existência de vinculo anterior entre os sujeitos.
		
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A propositura da ação rescisória se dá por meio :
 
		
	 
	da petição elaborada com os requisitos do art. 319, na qual o autor deve arguir uma ou mais das causas de
rescindibilidade previstas no art. 966.
	
	de agravo de instrumento  elaborada com os requisitos do art. 1.015 do CPC , na qual o agravante deve arguir uma ou mais das causas de rescindibilidade previstas no art. 966.
	
	recurso extraordinario , na qual o recorrente deve arguir uma ou mais das causas de rescindibilidade previstas no art. 966.
	
	da apelação  elaborada com os requisitos do art. 1.009 do CPC , na qual o apelante deve arguir uma ou mais das causas de rescindibilidade previstas no art. 966.
	
	do recurso especial   , na qual o recorrente deve arguir uma ou mais das causas de rescindibilidade previstas no art. 966.
	Respondido em 01/06/2020 10:22:20
	
Compare com a sua resposta:
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Dentre as possibilidades de indeferimento da petição inicial, marque a alternativa correta:
		
	
	O indeferimento é causa de extinção com resolução de mérito.
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	Ocorre o indeferimento quando a possibilidade jurídica do pedido não for atendida.
	
	O indeferimento ocorre quandoa petição inicial vai de encontro a súmula do STJ ou do STF.
	 
	A petição será indeferida quando a parte não tiver interesse processual (interesse de agir).
	Respondido em 01/06/2020 10:23:25
	
Compare com a sua resposta: Em regra, os pedidos devem ser certos, contudo há a possibilidade de pedidos genéricos, quando nas ações universais, se o autor não puder individuar os bens demandados, quando não for possível determinar, desde logo, as consequências do ato ou do fato e quando a determinação do objeto ou do valor da condenação depender de ato que deva ser praticado pelo réu.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	sabe-se que o artigo 319 do NCPC contempla os requisitos da Petição Inicial. Com base na afirmativa acima considere as assertivas abaixo e assinale a única correta.
		
	
	Não é mais exigida a indicação do valor da causa
	 
	A qualificação do réu é de extrema importância, a falta do número do CPF, estado civil, endereço físico e endereço eletrônico, quando torna impossível a citação do réu, ocasiona o indeferimento da Inicial.
	
	O autor, diante da ausência de informações referente ao réu, não pode requisitar a busca destas pelo Juízo.
	
	A indicação das provas só é feita na fase de saneamento do processo.
	
	Em todo caso, não há mais a necessidade de qualificar o réu pois o NCPC determina que haja um cadastros das pessoas jurídicas no centro de dados do Tribunal correspondente.
	Respondido em 01/06/2020 10:25:22
	
Compare com a sua resposta: Embora a ausência de contestação, ou sua intempestividade, ocasione a revelia, o réu poderá ser considerado revel mesmo apresentando a contestação no tempo devido. Cabe ao réu impugnar especificamente cada um dos fatos alegados na petição inicial. Caso o réu, em sua contestação, trate de matéria fática diversa da contida na petição inicial ele será considerado revel porque não cumpriu com o ônus da impugnação específica.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Não fazem coisa julgada material:
		
	
	a questão incidental, ainda que decida pelo juiz após contraditório.
	
	as sentenças que resolvem o direito material.
	
	os resultados de laudos de provas periciais.
	 
	os motivos e a verdade dos fatos no processo.
	
	é renovável se a matéria não estiver suficientemente esclarecida.
	Respondido em 01/06/2020 10:25:21
	
Compare com a sua resposta: a)Não. A orientação prestada pelo advogado no tocante ao rito ou procedimento adequado ao caso está completamente equivocada. A uma, pois de acordo com o NCPC não existe mais a figura do ?procedimento comum sumário (arts. 272 e 275 e seguintes do CPC/73), mas sim o ?procedimento comum, (art. 318 do NCPC). A duas, pois mesmo com o NCPC, sendo Jorge Lourenço pessoa maior de 18 anos, plenamente capaz e sua causa não complexa, certamente pode-se optar pelos Juizados Especiais Cíveis ( Lei 9099/95), em tese, opção menos onerosa e mais célere do que a tramitação em varas cíveis. b) Como antecipado no item a), parte final da resposta, Jorge Lourenço poderia pleitear seus direitos em Juizado Especial Cível Estadual ( Lei 9099/95). A Lei 9099/95 contém um rito especial e um juízo especial, tudo em prol dos princípios ou ideais do art. 2o da referida lei.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Considerando a existência das ações heterotópicas como formas de defesa do devedor à atividade jurisdicional satisfativa executória, é correto afirmar sua exemplificação na seguinte hipótese
		
	
	Ação declaratória de inexistência de relação jurídica, ação de consignação em pagamento e embargos à execução fiscal.
	 
	Ação de querela nullitatis, ação anulatória de ato judicial e impugnação ao cumprimento de sentença.
	
	Ação de querela nullitatis, ação anulatória de ato judicial e impugnação ao cumprimento de sentença.
	 
	Ação rescisória de sentença; ação anulatória de ato judicial; ação declaratória de inexistência da relação jurídica
	
	Ação rescisória de sentença; objeção de pré-executividade e embargos do devedor.
	Respondido em 01/06/2020 10:27:14
	
Compare com a sua resposta:

Continue navegando