Buscar

contribuição da psicologia para a educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pedagogia – EaD
Psicologia da Educação
	
2020/1
	Atividade 1
	
Nome do(a) estudante: JANAINA FERREIRA SILVA
	
Turma: 1
Leia o texto: A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais  e em seguida responda:
De acordo com Cunha (1998), como a Psicologia tem servido e pode servir à educação? 
Na elaboração da sua resposta aborde:
a) O que são paradigmas.
b) Qual a relação do paradigma psicológico com a educação escolar.
A resposta deverá ter entre 10 a 30 linhas. 
Psicologia é ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social. Existem vários tipos e formas de abordar essa ciência, e diversos estudiosos psicólogos que o fizeram e são reconhecidos pelo estudo de métodos e problemas específicos para a compreensão de aspectos da psicologia humana. Da formação de um conjunto de ideias dentro das teorias psicológicas podem ser nomeadas paradigmas.
Inicialmente nenhum dos paradigmas psicológicos foi constituído em função da educação, até mesmo a Teoria Piagetiana, pretendia tratar apenas da capacidade cognitiva do ser humano. No entanto, assim como outros criadores de paradigmas psicológicos, Piaget, aplicarou seus estudos para resolver problemáticas da área da educação, transpondo paradigmas psicológicos à educação escolar, suas ideias permitiram-lhe distinguir entre diversas abordagens educacionais já existentes. Skinner também exemplifica essa transposição, pois de certos princípios comportamentalistas decorrem sugestões de elevado interesse para organizar o processo de ensino e aprendizagem escolar. Semelhantemente, Freud, apesar de não acreditar na contribuição da psicanálise na educação, tratou em suas obras sobre o desenvolvimento da personalidade, e oferecia margem para reflexão a respeito dos procedimentos educacionais, algumas de suas teses o tornaram representante internalizado das imposições morais transmitidas, inicialmente, pela educação familiar e, mais adiante, pelos educadores profissionais. Ofereceu base para que outros estudiosos versassem sobre psicanálise no campo da educação, baseados no fato de que a Psicanálise pode fornecer ao professor condições para lidar com indivíduos em situação de aprendizagem, capacitando-o para o melhor desempenho de suas funções próprias.
Assim, a Psicologia tem dado apoio e subsídio à Educação Escolar, quando auxilia, em ambientes educacionais, a alunos, pais e educadores com demandas pedagógicas das mais diversas: Solução de problemas que possam interferir no processo de aprendizagem, estudo dos processos de mudança comportamental e/ou mecanismos de aprendizagem e a compreensão das estratégias educacionais usadas em contexto escolar, bem como, no desenvolvimento de um projeto educativo adequado, entre outras contribuições, que notoriamente são de grande importância para a Educação. 
SIGNIFICADOS; O significado de psicologia. Disponível em: https://www.significados.com.br/psicologia/ . Acesso em 31/05/2020.

Continue navegando

Outros materiais