Buscar

Documento (6)

Prévia do material em texto

1.
	A orientação é categoria fundamental para a ciência geográfica, pois estabelece pontos referenciais para que os elementos formadores do espaço possam ser situados e encontrados facilmente (CASTROGIOVANNI, 2000). No decorrer da história da humanidade, os meios de orientação foram aperfeiçoados, mas o sol, a lua, as estrelas e a bússola continuam práticos e eficientes para a localização e orientação da locomoção. Atualmente, o GPS (Global Position System) - ou Sistema Global de Posicionamento - tem se destacado como instrumento auxiliar de localização, orientação e locomoção. Diante do contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os meios de orientação tradicionais podem ser deixados de lado, não fazem mais parte dos conteúdos da geografia dos anos iniciais.
(    ) Os meios de orientação tradicionais devem ser trabalhados nos anos iniciais, pois estes têm uma relação importantíssima com a lateralidade e noções espaciais.
(    ) Para que os alunos do Ensino Fundamental II possam entender os mecanismos de funcionamento do GPS, estes devem ter aprendido nos anos iniciais as noções de lateralidade, noções espaciais e as noções básicas do sistema de coordenadas geográficas.
(    ) O sistema de coordenadas geográficas pode ser iniciado nos anos iniciais através de atividades com a organização das carteiras na sala de aula em colunas e linhas, e/ou através da representação das linhas e meridianos com barbantes no chão da sala de aula, em que os alunos poderão se localizar e se deslocar, e, se optar em utilizar a sala informatizada, o jogo batalha naval poderá ser excelente recurso didático.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CASTROGIOVANNI, A. C. Apreensão e Compreensão do Espaço Geográfico. In: CASTROGIOVANNI, A. C (Org.). Ensino da Geografia: práticas e textualizações do cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	2.
	A aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor. Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Alunos e professores pertencem a um meio geográfico, pelo qual são influenciados e no qual exercem influências. Essa relação com o meio perpassa aspectos sociais, econômicos, culturais, históricos, ambientais e possibilita a proposição de situações didáticas em que os interesses e saberes dos estudantes venham à tona por meio da problematização dos saberes construídos em seu cotidiano. 
(    ) O ensino de geografia deve possibilitar a interação dos sujeitos por meio de uma organização com base na dualidade espaço geográfico e tempo cronológico, privilegiando o desenvolvimento individual dos alunos e a relação coletiva entre professor e aluno, a partir da definição de conteúdos organizados em nível crescente de complexidade.
(    ) Em consonância com o tempo pedagógico circular dinâmico, o ensino de geografia obedece a um conjunto linear de conteúdos fundamentados em temas geográficos da atualidade e criando possibilidades de avanços na aprendizagem dos alunos pela meritocracia, ou seja, melhores notas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - V - V
	3.
	O aumento da interatividade dos meios de comunicação exige o desenvolvimento de habilidades específicas pelos seus usuários, sobretudo no contexto educacional. Dessa forma, a implementação de uma rádio escolar tem como princípio uma educação para, sobre e na mídia. Para isso, é preciso haver a gestão coletiva e democrática dos recursos, da programação e do saber-fazer, para que a rádio escolar represente a totalidade dos envolvidos na escola e contribua para o pleno exercício da cidadania. Diante do assunto abordado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O rádio é um veículo de comunicação muito eficiente que poderá tornar público o trabalho educacional efetivamente realizado em cada unidade escolar.
(    ) É possível evidenciar através dos programas produzidos e apresentados por alunos e professores a interdisciplinaridade inerente ao Projeto escolhido.
(    ) Reconhecer crianças e adolescentes como produtores de cultura, integrando-os aos meios de comunicação, em geral ocupados por adultos.
(    ) Favorece a convivência por meio de  trabalhos individuais, respeitando diferenças e ritmos de aprendizagem de cada integrante da equipe com provas semanais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	4.
	O jogo didático caracteriza-se como uma ferramenta lúdica que proporciona interação entre os alunos e por ser uma forma de ensino diferenciada auxilia no processo de construção do conhecimento, promovendo o raciocínio, a criatividade e o aprendizado. O jogo constitui-se em um importante recurso para o professor ao desenvolver a habilidade de resolução de problemas, favorecer a apropriação de conceitos e atender às necessidades da criança. Referente ao uso de quebra-cabeças em sala de aula, analise as afirmativas a seguir:
I- Aprender com os quebra-cabeças aporta muitos benefícios para as crianças. Os quebra-cabeças são jogos que exigem que as crianças se fixem bem na peça que escolheram e sejam capazes de analisá-la para procurar outras peças que tenham semelhanças com o desenho, forma, cor, por isso melhora a capacidade de observação, análise, concentração e atenção das crianças.
II- Aprender com um quebra-cabeça exercita também a memória escrita, posto que deve ter na mente como era a imagem completa e juntar cada peça.
III- Montar um quebra-cabeça não é somente uma questão de ir unindo peças umas às outras para conseguir formar uma figura ou um desenho. É um jogo que estimula além da concentração, a observação e a inteligência espacial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	5.
	A geografia pré-científica sempre existiu. Os homens sempre observaram com atenção os espaços percorridos e comparavam paisagens. As habilidades de localização, orientação e de locomoção sempre estiveram presentes com outras habilidades de caça, coleta, pesca, plantio e criação de animais. Antes da escrita, os homens já procuraram registrar representações dos espaços vividos e percorridos. A geografia se tornou ciência com a sistematização dos conhecimentos acumulados, por volta dos séculos XVII e XVIII na Europa, especialmente na Alemanha e França. No entanto, a geografia será estudada e terá um papel importante em outros países, como, por exemplo, a Grã-Bretanha. Com relação à escola geográfica britânica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os ingleses criaram duas escolas geográficas, que constituem, ainda nos dias de hoje, dois importantes centros de estudos geográficos.
	 b)
	Os ingleses utilizaram a geografia para o domínio externo, para organizar sua produção e controlar o crescimento demográfico e urbano.
	 c)
	Para os ingleses, a geografia não é apenas cultural, acadêmica e política, podendo ser aplicada no planejamento do território.
	 d)
	Para os ingleses, a geografia serve para dar respostas a questões preliminares, como a unificação britânica.
	6.
	Observe o mapa do Brasil e a localização dos estados. Para responder a esta questão, você precisa pensar em pontos de referência e em sua localização. Os pontos cardeais, colaterais e subcolateraissempre são definidos a partir de sua localização, em relação às demais direções ou demais elementos de uma paisagem, mapa ou espaço. Nesta questão, o seu ponto de referência será a cidade de Brasília, ou seja, você posicionar-se-á nesta cidade e observará onde se localizam os demais estados, comparando o mapa com a rosa-dos-ventos. Lembrando que você está em Brasília, analise as sentenças a seguir:
I- Os estados do Acre e de Rondônia se localizam na direção oeste, enquanto parte da Bahia e de Minas Gerais se localiza a sudeste.
II- O Estado de Roraima se localiza na direção noroeste, enquanto que Mato Grosso do Sul se localiza a sudoeste.
III- Pode-se afirmar que o Estado de São Paulo possui um território que se localiza nas direções: sul, sul-sudeste e sudeste.
IV- O Estado do Amapá se localiza na direção norte-noroeste, e os estados do Piauí e do Ceará se localizam na direção norte-nordeste.
V- Ao se deslocar de avião, em linha reta, para a ilha de Santa Catarina, a direção do voo será sul-sudoeste.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000005127/md.0000052706.png>. Acesso em: 14 dez. 2015.
	
	 a)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	7.
	Os conhecimentos cartográficos iniciam-se através da alfabetização, denominados por Simielli (2007) como alfabetização cartográfica, sendo o objetivo básico das séries iniciais. Neste sentido, é necessário que o professor desenvolva na criança a visão cartográfica. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Proporcionar atividades a partir do espaço mais próximo da realidade do aluno, ampliando para os mais distantes.
(    ) O espaço para a criança ainda é muito abstrato, e é a partir da sua realidade que a criança adquire noções espaciais.
(    ) O mais importante para a alfabetização cartográfica é saber ler, interpretar e identificar as informações existentes em um mapa.
(    ) Uma das contribuições para o entendimento cartográfico é proporcionar o lúdico e a exploração da linguagem visual, como: gráficos, figuras, imagens e outros. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	8.
	Dentre os povos da Antiguidade que possuíam conhecimento geográfico, os gregos se destacam. Este povo dominou vastas áreas do sul da Europa, Oriente Médio e nordeste da África, de onde controlavam e administravam cidades e povos. Assim, através da dominação e do comércio, acumularam conhecimentos geográficos, os quais eram enriquecidos com representações cartográficas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os principais conhecimentos acumulados pelos gregos:
	 a)
	Conhecimento geográfico descritivo, cujo inventário sistemático de terras e povos permitia otimizar a administração do Estado.
	 b)
	Conhecimentos sobre relevo ou superfície terrestre, obtidos através do geografia descritiva, cujo objetivo era a localização de áreas ricas em produtos comerciais, minerais, as vias de acesso a estas áreas, problemas e obstáculos ligados ao abastecimento, contorno de possíveis fronteiras e distribuição de povos e grupos étnicos sobre as terras a conquistar.
	 c)
	Conhecimentos astronômicos com a diferenciação das estrelas dos planetas; movimento de revolução da lua em torno da Terra; conhecimentos de geometria (geografia matemática); ideias sobre as dimensões da Terra, distribuição de terras emersas e imersas, e dos seres humanos sobre a superfície; admitia-se a esfericidade da Terra, porém a teoria defendida era a geocêntrica, em que a Terra seria o centro do universo.
	 d)
	Conhecimentos mitológicos sobre a existência de monstros, animais de dimensões extraordinárias e informações distorcidas de áreas distantes que impediram o desenvolvimento do conhecimento geográfico na Antiguidade.
	9.
	Historicamente, pode-se afirmar que o objeto de estudos da ciência geográfica nem sempre foi o mesmo, pois esta área de conhecimento passou por diferentes correntes e concepções teórico-metodológicas e filosóficas. Segundo Müller (2011), a dificuldade para definir o objeto de estudo da geografia ainda persiste, pois ainda existem divergências sobre a questão. Busca-se, porém, superar a fragmentação e as dicotomias (divisões). Com relação ao objeto de estudo da geografia na contemporaneidade, analise as seguintes afirmativas:
I- Há um consenso geral entre os teóricos da geografia sobre a questão do espaço, o espaço geográfico, como principal conceito da geografia, auxiliado por um conjunto de categorias: lugar, região, território, sociedade, paisagem, entre outros.
II- Alguns autores consideram como objeto de estudo da geografia as relações socioespaciais, suas dinâmicas e implicações sobre os espaços. 
III- Há autores que explicam a geografia como uma ciência complexa, múltipla e em constante reformulação, alternando seu foco de estudos entre o binômio: geografia regional X geral; geografia crítica X tradicional; geografia dos lugares e da percepção X geografia das cidades e cultural.
IV- Outros tantos autores a veem como o estudo da diferenciação de áreas, através das descrições das paisagens e seus elementos geográficos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MÜLLER, Rosimar Bizello. Metodologia e conteúdos básicos da geografia. Indaial: UNIASSELVI, 2011.
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	10.
	O ensino da Geografia, bem como de outras disciplinas, deve estar articulado com as ferramentas tecnológicas disponíveis na escola. A prática docente no ensino de Geografia também pode ser viabilizada por instrumentos menos convencionais no cotidiano escolar, que podem enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O uso de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem aponta muitos leques de possibilidades de se planejar, organizar, desenvolver, avaliar e revisar atividades diversificadas em todas as áreas do conhecimento.
(    ) A Geografia em dados momentos planejados, precisa ser ensinada com a utilização dos novos recursos tecnológicos, para facilitar o trabalho docente, bem como a compreensão da disciplina.
(    ) O Google Maps não foi desenvolvido para fins educacionais, mas é uma ferramenta de grande potencial para ajudar no processo de ensino-aprendizagem da Geografia.
(    ) Explorar com os alunos algumas ferramentas adicionais, como a visualização em satélite, o clima e alguns marcadores. Ressaltar para eles que todas as transformações humanas sobre a superfície representam a construção do espaço solidário e perfeito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	11.
	(ENADE, 2005) O espaço geográfico é, em pleno sentido do termo, um produto social, porque resulta do trabalho que a sociedade organiza para alcançar seus objetivos. Esta compreensão a respeito do espaço geográfico:
	 a)
	Opõe-se à da corrente de pensamento marxista, que critica a dicotomia Homem-Natureza, preocupando-se em desvendar as máscaras sociais contidas no espaço geográfico, que revelam compromissos sociais do discurso geográfico.
	 b)
	Opõe-se à da corrente de pensamento positivista, que a partir de uma visão empirista e naturalista, entende o espaço geográfico considerando a dicotomia Homem-Natureza, sendo o homem apenas um dado do lugar.
	 c)
	Baseia-se na fenomenologia, que considera espaço geográfico como fenômeno produzido pela sociedade através de diferentes modos de compreensão e de elaboração da realidade.d)
	Baseia-se no determinismo geográfico, que considera o trabalho como categoria determinante na estruturação do espaço geográfico, já que é através dele que os homens modelam as formas espaciais.
	12.
	(ENADE, 2011) Desde os primeiros meses de vida do ser humano, delineiam-se as impressões e percepções referentes ao domínio espacial, as quais se desenvolvem por intermédio de sua interação com o meio. A construção da noção de espaço em Geografia requer longa preparação e estímulo por parte do indivíduo. Trata-se de aprendizado que se inicia:
FONTE: ALMEIDA, R. Espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2002 (com adaptações).
	 a)
	Na escola, onde deve ocorrer a aprendizagem espacial organizada para a compreensão das formas pelas quais a sociedade constrói e organiza o seu espaço.
	 b)
	No trabalho da Geografia como ciência voltada para a análise da realidade social quanto à sua configuração espacial, social, política e sociológica.
	 c)
	Na análise geográfica da organização social do trabalho, que se faz por meio de um ato social e leva a transformações territoriais.
	 d)
	Na série adiantada do Ensino Fundamental, já que o professor dos anos iniciais pouco aprende em seu curso de formação sobre como levar o aluno a dominar conceitos espaciais.

Continue navegando