Atividade aprendizagem 3-Geografia Urbana
3 pág.

Atividade aprendizagem 3-Geografia Urbana


DisciplinaGeografia Urbana879 materiais27.078 seguidores
Pré-visualização1 página
Atividade aprendizagem 3 - Geografia Urbana
 
1) O projeto de remodelação da estrutura urbana colonial promoveu a expansão/alargamento de avenidas, aterramentos de brejos e demolição de cortiços com o intuito de tornar as cidades visivelmente belas e sanitariamente higiênicas, porém essa ação gerou uma restruturação populacional.
Assinale a alternativa que apresenta a restruturação dos grandes centros urbanos.
· a) O direcionamento da classe trabalhadora para próximo de seus trabalhos.
· b) Expulsão das classes pobres das regiões centrais e concentração da burguesia.
· c) Aumento da classe trabalhadora nos grandes centros urbanos, devido a melhores condições de moradia.
· d) Direcionamento da burguesia para localidades restritas longe das áreas centrais.
· e) Concentração da indústria nas áreas centrais e descolamento da população para as áreas periféricas.
2) Em Scarlato (2003) relata que o processo de urbanização brasileira está relacionado à consolidação das relações capitalistas de trabalho, impulsionado pelas condições políticas e econômicas. O autor aponta que o trabalho assalariado foi o motor do desenvolvimento do mercado imobiliário nas cidades, já que os trabalhadores precisavam de moradias. E Santos (2013) confirma que entre 1920 e 1940 a população ocupada em atividades do setor terciário crescia mais rápido que o total da população economicamente ativa. Sabemos que a expansão da urbanização no Estado de São Paulo, como construção de bancos, campanhas de energia, meios de transportes, redes de telefonia, ocorreu devido a dinamização da economia conferida a um produto que se tornou símbolo do comercio de exportação brasileira.
Assinale a alternativa que se refere ao produto que foi um grande fator econômico para o Brasil.
· a) Leite.
· b) Café.
· c) Soja.
· d)Trigo
· 
· e) Milho.
3) No século XIX o Brasil começa a aplicar novas formas para com suas cidades, neste contexto entra o planejamento urbano desenvolvimentista e a integração territorial. Nos pós a segunda guerra mundial, temos grandes obras de restruturação urbana que foi proposto e impulsionado pelas multinacionais para favorecer a industrialização brasileira.
Assinale V para verdadeiro e F para falso sobre as principais obras que ocorreram neste momento.
 
(  ) Usinas Hidrelétricas;
(  ) Rodovias;
(  ) Aeroportos;
(  ) Redes de comunicação;
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
· a) V, V, V, F.
· b) F, V, F, F.
· c) V, V, F, V.
· d) V, V, F, F.
· e) F, F, V, V.
4) As metrópoles se caracterizam pelo seu grande porte e por fortes relacionamentos entre si, além de, em geral, possuírem extensa área de influência direta. Considerando o conceito de metrópole, analise as afirmativas abaixo.
 I. A palavra metrópole significa cidade-mãe e muitas vezes é empregada pelo senso comum como referência a grandes cidades, mas  os estudos sobre metrópoles podem empregar diferentes concepções sobre esse termo polissêmico.
II. Para a Geografia o termo metrópole tem significado preciso e deve estar vinculado a um processo de concentração espacial proporcionado pelo sistema capitalista.
III. As metrópoles concentram os fluxos de informação e comunicação. Por todas essas características, as metrópoles constituem importantes nós de redes urbanas.
IV. A forte integração da dinâmica urbana entre várias cidades resulta, em diversos casos, no processo de movimento pendular, marcado pelo desaparecimento dos limites físicos entre os diferentes centros urbanos.
É correto o que se afirma em:
· a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
· b) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
· c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
· d) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
· e) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.