Atividade diagnóstica 4-Geografia Urbana
3 pág.

Atividade diagnóstica 4-Geografia Urbana


DisciplinaGeografia Urbana879 materiais27.077 seguidores
Pré-visualização1 página
Atividade diagnóstica 4 - Geografia Urbana
1) Desenvolvimento sustentável é o modelo que prevê a integração entre economia, sociedade e meio ambiente. Em outras palavras, é a noção de que o crescimento econômico deve levar em consideração a inclusão social e a proteção ambiental.
O termo desenvolvimento sustentável ganhou destaque em 1987 com o/a:
· a) Relatório Nosso Futuro.
· b) Relatório de Sustentabilidade.
· c) Manifesto Ambiental.
· d) Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente.
· e) Relatório de Pacto Global.
2) O termo desenvolvimento sustentável ganhou destaque em 1987 com o Relatório Nosso Futuro Comum, resultante de três anos de discussão da Comissão Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD). O Relatório definiu o desenvolvimento sustentável como aquele que \u201cimplica satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades\u201d. Considerando a questão sustentabilidade nas cidades, analise as assertivas a seguir.
I. As cidades podem dar uma importante contribuição para o projeto de desenvolvimento sustentável, já que desde 2008, elas concentram mais de 50% da população urbana mundial e se as condições atuais forem mantidas, as projeções indicam que as cidades concentrarão, em 2050, 66% da população mundial, o que representará mais de 6 bilhões de pessoas.
II. Desde a década de 1980, a ONU tem reunido propostas e recomendações para direcionar as políticas urbanas nacionais e melhorar a vida da população das cidades no mundo.
III.  Entre os dezessete Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), está o de \u201ctornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis\u201d. Esse objetivo constituiu as bases para as discussões da Habitat III, realizada em Quito em 2016, quando foi criada a mais recente diretriz para orientar o desenvolvimento sustentável das cidades para os próximos vinte anos: a Nova Agenda Urbana.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
· a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
· b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
· c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
· d) Apenas a afirmativa I  esta correta.
· e) As afirmativas I, II e III estão corretas.
3) No sistema capitalista, o espaço urbano é uma mercadoria, e como qualquer outra mercadoria possui valor de uso e valor de troca. A especulação imobiliária é um mecanismo utilizado por proprietários fundiários, promotores imobiliários e investidores com o objetivo de obter lucro a partir da valorização de propriedades urbanas ou daquelas localizadas nas franjas do perímetro urbano.
(   )  A especulação imobiliária trata-se da prática de comprar lotes ou edifícios com preços baixos e esperara de sua valorização futura, promovida pela instalação de serviços e equipamentos públicos.
(   )  A chegada de  iluminação pública, pavimentação, abastecimento de água e esgoto, postos de saúde, etc; ou pelo crescimento espontâneo das cidades, aumentando a quantidade de edificações e a procura pelo local, e consequentemente,gera o aumento dos valores dos lotes ou imóveis.
(   )  Na especulação ocorre a espera pela valorização, os terrenos ou edificações são deixados sem uso, ou seja, sem cumprir uma função para a cidade. Essa é uma  simples e legítima possibilidade de investimentos e de ganhos financeiros com a compra e venda do espaço urbano, sem impacto na malha urbana.
(   ) Uma questão decorrente da especulação imobiliária e dos vazios urbanos é a pressão pelo crescimento disperso das cidades, causando o esgarçamento do tecido urbano, a formação de nebulosas de núcleos urbanos em meio ao campo, o que compromete os recursos naturais de áreas que poderiam estar ocupadas pela vegetação original ou secundária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
· a) V \u2013 V \u2013 F \u2013 V.
· b) F \u2013 F \u2013 V \u2013 V.
· c) V \u2013 F \u2013 V \u2013 F.
· 
d) V \u2013 F \u2013 V \u2013 V.
· e)V \u2013 V \u2013 V \u2013 F.
4) O Planejamento estratégico surgiu após a década de 1990 e veio com a característica de unir o poder público com o privado a fim de ganhar forças para estrutura o espaço urbano brasileiro. No qual, foi proposto para superar as limitações encontradas no planejamento regulatório e atuar frente as necessidades urbanas que se encontra em constantes mudanças.
Analise as afirmações abaixo e identifique qual é objetivo do planejamento estratégico:
I \u2013 Identificar as falhas que no antigo planeamento regulatório a fim de encontrar estratégias que possa reverter
II \u2013 Identificar locais adequados para moradia dos habitantes do município.
III \u2013 Identificar grande agentes produtores do espaço
Assinale a alternativa correta.
· a) Apenas a afirmativa I está correta;
· b) Apenas a afirmativa II está correta;
· c) Apenas a afirmativa III está correta;
· d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas;
· e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas;