Buscar

GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO aula 2

Prévia do material em texto

1.
		Quanto maior for a reserva financeira alocada à manutenção do capital de giro , menor será o risco de a empresa deixar de honrar seus compromissos financeiros ___________.
	
	
	
	diários
	
	
	médio prazo
	
	
	anuais
	
	
	longo prazo
	
	
	a curto prazo
	
Explicação:
Capital de Giro Líquido ou Capital Circulante Líquido é definido como sendo a diferença entre o ativo circulante e passivo circulante, ou seja, é o saldo líquido dos recursos que estarão disponíveis e as obrigações vencíveis em no curto prazo.
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Para calcular um determinado índice os analistas utilizam da seguinte formula: (disponibilidade / passivo circulante), diante desta informação podemos afirmar que os mesmos estão calculando:
	
	
	
	Índice de liquidez corrente
	
	
	Índice de liquidez seca
	
	
	Índice de rentabilidade
	
	
	Índice de liquidez imediata
	
	
	Índice de liquidez geral
	
Explicação:
A Liquidez Imediata, demonstra a capacidade de geração de recursos para o pagamento das dívidas da empresa no curtíssimo prazo , ou seja, para cada $1,00 de dívida, quanto a empresa possui disponível para quitá-la. Liquidez Imediata= Disponível / Passível Circulante.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O Indicador de Liquidez Seca corresponde a razão entre :
	
	
	
	Ativo não Circulante e Ativo Circulante
	
	
	Ativo Circulante e o Ativo Não Circulante
	
	
	Ativo Circulante (exceto estoques) e o Passivo Não Circulante
	
	
	Ativo Circulante (exceto estoques) e o Passivo Circulante
	
	
	Ativo Circulante e o Passivo Circulante
	
Explicação:
Nesse indicador, quanto maior a liquidez, melhor para a empresa, que possui recursos para pagar suas dívidas. A liquidez corrente apresenta uma análise mais dos recebimentos e pagamentos relacionados com a atividade da empresa. Assim, por um lado temos a venda de mercadorias e recebimento de clientes como possibilidades de entrada de dinheiro; por outro lado, os pagamentos de salários, impostos, fornecedores e demais dívidas de curto prazo com necessidades de pagamento. Fórmula de cálculo da liquidez seca:  Ativo Circulante - estoques / Passivo Circulante.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Avaliar o momento atual, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por decisões tomadas em relação a compras, vendas e à administração do caixa.são algumas formas de:
	
	
	
	administrar o capital de operacional da empresa
	
	
	administrar o capital de intelectual da empresa
	
	
	administrar o capital de fixo da empresa
	
	
	administrar o capital de giro da empresa
	
	
	administrar o capital de financeiro da empresa
	
Explicação:
A administração do capital de giro consiste na gestão das decisões financeiras de curto prazo, no qual dependendo da variação do ciclo operacional e financeiro, avalia-se a necessidade de determinado volume de disponibilidades para sustentar a diferença temporal entre prazos médios de recebimentos das vendas e pagamentos de fornecedores, em determinado horizonte de tempo, a fim de garantir o equilíbrio financeiro da empresa e sua continuidade. Para manter o equilíbrio financeiro da empresa, com fluxo de caixa saudá- vel e boa situação de liquidez, os gestores devem estar em sintonia aos objetivos econômico-financeiros da organização, principalmente na busca da relação rentabilidade e liquidez objetivada pelos proprietários.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		São classificadas nessa categoria aquelas atividades normalmente decorrentes da operação da entidade, tais como: recebimentos pela venda de produtos e serviços; pagamento de fornecedores; etc.
	
	
	
	Atividades Operacionais
	
	
	Atividades de Financiamento
	
	
	Atividades de Imobilização
	
	
	Atividades de Investimento
	
	
	Atividades de Credores e Acionistas
	
Explicação:
Atividades operacionais ¿ são decorrentes da operação da empresa, podem ser: pagamento de fornecedores, duplicatas a receber, receitas recebidas.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		É considerado atividade de Fluxo de Caixa de Financiamento :
	
	
	
	Depreciação de Equipamentos
	
	
	Obtenção de Empréstimos de longo prazo
	
	
	Aquisição de direitos sobre franquias
	
	
	Aumento das reservas legais
	
	
	Compra de Veiculos
	
Explicação:
Atividades de financiamento ¿ todas as captações de recursos,seja provenientes dos acionistas ou de terceiros, também a remuneração do capital próprio (dividendos ou juros de capital de próprio) e amortização de empréstimos
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Quando se comparam as contas recebidas e as contas pagas, tem-se o _______________. Quando se comparam as contas a receber  com as contas a pagar, tem-se o _________________.  Assinale a alternatica correta 
	
	
	
	fluxo de caixa realizado e fluxo de caixa financeiro 
 
	
	
	fluxo de caixa operacional e fluxo de caixa realizado 
	
	
	fluxo de caixa realizado e fluxo de caixa projetado 
	
	
	fluxo de caixa projetado e fluxo de caixa realizado
	
	
	 fluxo de caixa financeiro e fluxo de caixa operacional 
	
Explicação:
Gabarito : Letra A , Quando se comparam as contas recebidas e as contas pagas, tem-se o FLUXO DE CAIXA REALIZADO . Quando se comparam as contas a receber com as contas a pagar, tem-se o FLUXO DE CAIXA PROJETADO .
 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A senhora Beatriz é uma excelente doceira, sendo assim, decidiu abrir um negócio e depois de alguns anos a Doce Delicia sua fabrica de compota está crescendo. Senhora Beatriz possui pleno controle da produção, mas, possui dificuldades na área financeira e principalmente em visualizar o recebimento das vendas e os pagamentos realizados. O melhor relatório para visualizar os recebimentos e os pagamentos realizados é o:
	
	
	
	Fluxo de caixa
	
	
	Demonstrativo de Mutação de Patrimônio Líquido.
	
	
	Demonstrativo de origem e Aplicação de Recursos
	
	
	Demonstrativo de Resultado do Exercício.
	
	
	Balanço Patrimonial
	
Explicação:
As demonstrações do fluxo de caixa (DFC) demonstram os ingressos e saídas de caixa e seus equivalente em determinado período, devem ser divulgadas por atividades da empresa, sendo dividida em três categorias: atividades operacionais, atividades de investimentos e atividades de financiamentos.
		
	Gabarito
Coment.

Continue navegando