Buscar

Ao final desta aula, você será capaz de: 1. Entender o que é o capital de giro e a relação com a rentabilidade. 2. Conhecer o ciclo de conversão ...

Ao final desta aula, você será capaz de:

1. Entender o que é o capital de giro e a relação com a rentabilidade.

2. Conhecer o ciclo de conversão de caixa.

3. Compreender a gestão de recebimentos e pagamentos.

Nesta aula, compreenderemos a administração financeira de curto prazo e o ciclo de conversão de caixa, além de conhecer a necessidade de utilizar fundos do ciclo de caixa e as estratégias para minimizar as obrigações. Saberemos entender a gestão de capital de giro e de ativos circulantes e poder decidir se devem financiar as necessidades de fundos, de maneira agressiva ou conservadora.

O balanço patrimonial é uma das principais demonstrações contábeis. É por meio dele que se pode observar a saúde financeira da empresa. Neste demonstrativo está evidenciado o Ativo, passivo e patrimônio Líquido. ATIVO - O Ativo compreende os Bens e direitos da entidade e o passivo compreende as obrigações. Patrimônio Líquido - Já o patrimônio Líquido é a diferença entre o ativo e passivo. As contas registram os aumentos e diminuições nos componentes do balanço. O lançamento de uma conta é chamado débito ou crédito. Débito - O lado esquerdo do razonete de uma conta é chamado débito. Crédito - O lado direito é chamado de crédito. É a operação que demonstra a correspondência entre crédito e débito. Onde diz que para cada crédito existe um débito de igual valor, de forma que a soma dos valores debitados seja sempre igual aos valores creditados. O capital de giro pode ser definido como o montante de recursos que a empresa precisa desembolsar para antes de receber pela venda de seus produtos ou serviços. A gestão do capital de giro reflete como está a empresa, pois demonstra a capacidade que a empresa possui em pagar suas obrigações em dia, e de gerar retorno aos acionistas. Uma empresa, quando se encontra “descapitalizada”, é o mesmo que não dispor de capital de giro suficiente para cumprir com seus compromissos. Para que possamos analisar a capacidade ou necessidade de capital de giro, devemos conhecer os demonstrativos, pois é nele que nos apoiamos para tirar os indicadores que nos dará apoio nas decisões. Mas, afinal! Por que chamamos de capital de giro? Bem, quando uma empresa é formada, iniciamos com o capital social, ou seja, recursos dos sócios que formam a empresa). Uma parte deste capital é destino à formação da empresa, no que tange o investimento fixo, ou seja, aquisição das máquinas, móveis, prédio, ferramentas, enfim, para investir em itens do ativo imobilizado. A outra parte formará o estoque e ficará distribuído entre o caixa e banco. Vendas à vista geram dinheiro no caixa e vendas a prazo geram duplicatas a receber. O conceito de capital de giro está associado aos recursos que estão em constante movimentação do capital de giro que envolve dois ciclos: o operacional e o financeiro.

A administração de capital de giro contempla as decisões do administrador financeiro, em relação aos ativos e passivos circulantes. Diante desses dois grupos de contas do balanço patrimonial é que podemos dizer se uma empresa possui liquidez ou não. A liquidez de uma empresa é quando ela consegue honrar suas obrigações. Para isso, a empresa deve manter um saldo disponível, representado por dinheiro em caixa, em conta corrente e aplicações em títulos de alta liquidez. Estes são registrados como disponibilidades no balanço patrimonial. Podemos observar no próprio balanço patrimonial que, quanto maior for o montante de recursos investido em cada uma das contas de disponibilidades, maior será a capacidade de liquidez da empresa e menor será o risco de inadimplência por falta de pagamentos dos credores. No balanço temos duas fontes de recursos, são elas:

Fontes Onerosas - As Fontes onerosas são aquel
1. Entender o que é o capital de giro e a relação com a rentabilidade.
2. Conhecer o ciclo de conversão de caixa.
3. Compreender a gestão de recebimentos e pagamentos.
O capital de giro pode ser definido como o montante de recursos que a empresa precisa desembolsar para antes de receber pela venda de seus produtos ou serviços.
A gestão do capital de giro reflete como está a empresa, pois demonstra a capacidade que a empresa possui em pagar suas obrigações em dia, e de gerar retorno aos acionistas.
Uma empresa, quando se encontra “descapitalizada”, é o mesmo que não dispor de capital de giro suficiente para cumprir com seus compromissos.
A administração de capital de giro contempla as decisões do administrador financeiro, em relação aos ativos e passivos circulantes.
A liquidez de uma empresa é quando ela consegue honrar suas obrigações.

Essa pergunta também está no material:

Administração Financeira no Curto Prazo
10 pág.

Administração Financeira Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Essa não é uma pergunta, mas sim um texto explicativo sobre o que será abordado em uma aula de administração financeira de curto prazo. O texto apresenta os objetivos da aula, conceitos como capital de giro, ciclo de conversão de caixa, gestão de recebimentos e pagamentos, além de explicar a importância do balanço patrimonial e da administração de capital de giro para a saúde financeira de uma empresa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais