Buscar

Questão Liderança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gabrielly Cristina Alves Luzia 
RA: F170063 
Turma : AD1Q24 
Questão 1
 O que é Liderança? Utilizar três conceitos de autores da apostila e o que é fundamental na definição de cada um?
R. 
 
Questão 2
Qual a diferença entre Administrar e Liderar? Explique
R. Liderar é a habilidade de lidar com gente, Já administrar é cuidar de todos os setores da empresa.
 
Questão 3
Liderar é ter capacidade de influenciar um grupo em direção à realização de metas, visto que a posição de liderança em um ambiente de trabalho está relacionada com o processo de interação entre as pessoas: como as pessoas interagem para responder pelas metas e objetivos a serem atingidos. Porém, considerar como definição de liderança somente a capacidade de influenciar pessoas nos leva a crer que qualquer pessoa até mesmo um assaltante ao induzir que as pessoas lhe entreguem os seus pertences esteja exercendo a liderança. Entretanto, este enfoque não esgota o tema.
I.                   Porque a influência deve ser de certa maneira sancionada pelos seguidores e  uma definição completa de liderança precisa descrever o contexto e o simbolismo captado no líder.
II.                 .Porque uma definição completa de liderança precisa descrever o contexto e o simbolismo captado no líder, definindo o seu poder de coerção.
III.              Dentro de um contexto real e principalmente organizacional, o líder tem como missão atingir os objetivos propostos.
 
A )        A alternativa I está correta;
B )        A alternativa II está correta;
C )        A alternativa III está correta;
D )        As alternativas I e III estão corretas e se completam. (X)
E )         As alternativas I e II estão corretas e se completam.
 
Questão 4
Influenciar tem um significado muito próximo ao poder, pois se refere também à habilidade de mudar comportamentos, mas tende a ser mais sutil e mais indireto que o poder. Portanto, poder é a capacidade de controlar indivíduos, eventos ou recursos, impondo a vontade própria e fazendo com que aconteça aquilo que deseja. A diferença se faz entre o poder pessoal e poder de posição.
I.                   Poder de posição: os gerentes que conseguem a realização de um trabalho em virtude de sua posição na organização induzem o comportamento, possuem o “poder com a”; Poder pessoal: os gerentes que derivam seu poder dos seus subordinados influenciam o comportamento, possuem o “poder junto a”.
II.                 Poder de posição: os gerentes que conseguem a realização de um trabalho em virtude de sua posição na organização induzem o comportamento, possuem o “poder sob a”; Poder pessoal: os gerentes que derivam seu poder dos seus subordinados influenciam o comportamento, possuem o “poder junto a”.
III.              Poder de posição: os gerentes que conseguem a realização de um trabalho em virtude de sua posição na organização induzem o comportamento, possuem o “poder sobre”; Poder pessoal: os gerentes que derivam seu poder dos seus subordinados influenciam o comportamento, possuem o “poder junto a”.
A )         A alternativa I está correta;
B )         A alternativa II está correta; (X)
C )        A alternativa III está correta;
D )        As alternativas II e I estão corretas e se completam.
E )         Todas as alternativas estão corretas
 
Questão 5
Os gerentes e profissionais com frequência usam o poder para influenciar seus liderados na medida em que conhece as fontes e os recursos do poder para conseguir seus objetivos. O poder de posição dos gerentes vem de três fontes: poder de recompensa, coercitivo e legítimo. No poder coercitivo: as pessoas reagem a este poder por medo dos resultados negativos que possam ocorrer se falharem na concordância. Ele se apóia na ameaça ou na aplicação de sanções físicas como:
A )         infligir dor, geração de motivação através de promoção de movimento ou de controle à força de necessidades básicas fisiológicas ou de segurança. A pessoa pode tornar as coisas difíceis para os outros trazendo dificuldades culturais.
B )       infligir frustração, geração de motivação através da promoção de movimento ou de controle à força de necessidades básicas fisiológicas ou de segurança. A pessoa pode tornar as coisas contraditórias para os outros trazendo confusão na cultura estabelecida.
C )      infligir dor, geração de frustração através de restrições de movimento ou de controle à força de necessidades básicas fisiológicas ou de segurança. A pessoa pode tornas as coisas difíceis para os outros trazendo constrangimentos
D )      infligir dor, geração de frustração através de restrições de movimento ou de controle à força de necessidades básicas de status ou sociais. A pessoa pode tornas as coisas difíceis para os outros trazendo constrangimentos.
E )         nenhuma das alternativas está correta
 
Questão 6
Liderança no gerenciamento de pessoal na área administrativa envolve não apenas a eficácia para a execução das metas, mas também eficiência. Para tanto, os gestores têm como função constituir a própria equipe de trabalho, analisar e planejar as tarefas, motivar o pessoal, monitorar desempenhos e _____________.
Qual alternativa preenche adequadamente o espaço aberto na frase acima:
A )       exercer a posição para coagir. (X) 
B )        exercer poder para agradar.
C )        recompensar a eficiência.
D )        recompensar a eficiência para poder coagir
E )         todas as alternativas estão corretas e se complementam.
 
 
Questão 7
Um líder eficaz em uma organização deve ter: habilidades cognitivas apropriadas, ou habilidade mental e conhecimento; um grau realista de autoconfiança: característica que determina sua qualidade de manter-se calmo sob pressão; confiabilidade: _____________________  e, principalmente inteligência emocional.
Qual alternativa preenche adequadamente o espaço aberto na frase acima:
A )       característica que determina sua integridade comportamental;
B )       característica que determina sua capacidade de liderar; (X)
C )      característica que determina sua capacidade intelectual para liderar;
D )      característica que determina sua capacidade de influenciar pessoas;
E )       todas as alternativas estão corretas.
 
Questão 8
Na liderança democrática ________________. Os relacionamentos face a face tendem a ser mais freqüentes. O liderado, por sua vez, goza de um espaço confortável para atuar, desde que não ameace a autoridade, experiência, prestígio e conhecimento dos que ocupam posições de liderança. As normas, regras e procedimentos normais são reduzidos: isso libera o líder da necessidade de exercer um controle maior sobre o liderado, uma vez que esse tem consciência dos limites tolerados pelo contexto social.
Selecione a alternativa que melhor se ajusta ao espaço em aberto:
A )       o grau de autoridade está fora do controle da organização.
B )       o grau de autoridade é alterado pela organização.
C )      o grau de controle exercido sobre os liderados é menor.
D )      o grau de controle caracteriza e determina a capacidade de liderar. (X)
E )       o grau de controle caracteriza a autoridade do cargo.
 
Questão 9
Qual a diferença entre os estilos de liderança autoritário x liberal? Explique. Utilize exemplos práticos para reforçar.
 
R. A liderança autoritario é um tipo de liderança que se caracteriza pelo controle de um indivíduo e a liberal permite que os indivíduos detenham a liberdade na execução dos seus projetos.
Questão 10
Como podemos afirmar que uma liderança está sendo bem-sucedida? Explique 
R. Um líder se faz exercendo a liderança dia pós dia.

Outros materiais