Buscar

Trabalho de Sociologia aula 03 04 - Academica = Bruna Barbosa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES
CÂMPUS DE SANTO ÂNGELO
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
Acadêmica = Bruna Barbosa 
Os desafios dos portadores de deficiência física no Brasil 
	Os desafios do portador de deficiência física no Brasil vêm desde a antiguidade onde os espartanos lançavam crianças que detinham algum tipo de problema físico de penhascos caso este fosse um empecilho para a carreira militar, naquele tempo o maior desafio era manter-se vivo. Com a evolução histórica percebe-se que a discriminação e o preconceito com essas pessoas continuam bem presentes nas sociedades, levando assim essas pessoas a enfrentarem diversas adversidades em sua vida cotidiana.
	O primeiro obstáculo enfrentado pela grande maioria dos portadores de tal deficiência provem da falta de acessibilidade nos transportes públicos nas cidades, uma vez que a maioria dos ônibus de linha publica não possuem adaptação própria para cadeiras de rodas. O Censo Demográfico realizado pelo Instituto de Geografia e Estatística no ano de 2010 apresentou que 23,9% da população brasileira é portadora de algum tipo de deficiência e destes 15,31% possuem algum tipo de deficiência motora.
	Além da falta de acessibilidade nos transportes, outro grande desafio dos portadores de deficiência motora de qualquer natureza tem sido a dificuldade de empregabilidade pois grande parte das empresas privadas ou publicas prezam pela escolha de pessoas com plena capacidade motora em prol das pessoas com algum tipo de incapacidade. Para esse fato foi criada no ano de 1991 a lei numero 8213 conhecida popularmente por “lei de cotas”, esta que exige em seu artigo 93 a existência de 2% a 5% de empregados com algum tipo de deficiência em empresas privadas ou púbicas com mais de 100 funcionários. 
	Com base no exposto acima pode-se perceber a dificuldade de inclusão dos portadores de deficiência física assim como nos grandes problemas a eles impostos pela sociedade. Para a erradicação deste problema social faz-se necessário uma politica publica de inclusão social, mas também o respeito e a empatia das pessoas para com os portadores de necessidades especiais pois vivemos em uma sociedade cujas as oportunidades devem ser para todos. Como já dizia John F. Kennedy “lutar pelos direitos dos deficientes é uma forma de superarmos as nossas próprias deficiências”.

Outros materiais