Buscar

Atividade reflexiva 1 Karina C Chiacherini RGM 1966471-1



Continue navegando


Prévia do material em texto

Nome: Karina de Campos Chiacherini
RGM: 1966471-1
Curso: Pedagogia (Licenciatura) – 5º semestre 
Disciplina: Prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental
Atividade reflexiva 1 – Prática de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o Estágio Supervisionado a questão da pluralidade cultural.
No Brasil temos uma pluralidade cultural, pois temos uma vasta dimensão territorial com várias culturas regionais além da nossa cultura nacional, esta com muita diversidade étnico-cultural. Pois somos um país formado por uma grande quantidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios.
Infelizmente nos dias de hoje ainda temos muito preconceito por falta de conhecimento de outras culturas, que foram deixadas pelos povos que formaram nossa sociedade. 
A formação de cidadãos consciente se dá através da educação, por meio da escola e da família. Na família se aprende a cultura e costumes passados de pais para filhos, já na escola é onde se deve aprender sobre diversas culturas que temos em nosso país, para que desperte uma compreensão e respeito ao outro, diminuindo questões de racismo muitas vezes utilizadas em forma de expressões preconceituosas, por falta de conhecimento.
Com constituição Federal de 1988 houve um grande avanço quanto a questão discriminatória “a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito de reclusão nos termos da lei” (BRASIL, 1998). Porém foi em 1996 que que veio A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que trouxe preocupações relativas à pluralidade e respeito às diferenças. E nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) surgiu a pluralidade cultural como tema transversal. O estudo da pluralidade cultural é visto como uma forma de eliminar o preconceito e lutar contra a exclusão social.
É na escola que onde se deve começar a formação de cidadãos que respeitem as diversidades. Com professores que devem trazer aos seus alunos conhecimento sobre a diversidade cultural do nosso país, fortalecendo ainda mais o processo de valorização dos costumes locais: como origem de festas folclóricas, culinária, crenças e todos os tipos de manifestações culturais. Ao trazer a pluralidade cultural do nosso país, o professor vai fazer surgir no aluno um sentimento de valorização cultural e de reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou pior, apenas diferentes cada uma com sua particularidade.
A dificuldade que temos no contexto escolar é juntar a diversidade étnico-cultural com a identidade nacional e assim valorizar esse rico patrimônio sociocultural brasileiro. Sabemos que o principal caminho é através da educação, para que possamos formar cidadãos que respeitem a diversidade existente.
Referências Bibliográficas
FRANCISCO, C. Wagner. A diversidade cultural brasileira em sala de aula. Brasil escola. Disponível em <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-diversidade-cultural-brasileira-sala-aula.htm> acesso em 06 maio 2020.
TEIXEIRA, Silvana, Como trabalhar a pluralidade cultural nas escolas?. Cursos CPT. Disponível em <https://www.cpt.com.br/noticias/como-trabalhar-a-pluralidade-cultural-nas-escolas> acesso em 06 maio 2020
BITTENCOURT, A. S. S.  NASCIMENTO, D. L. Pluralidade cultural no cotidiano escolar. Revista partes. 2019 Disponível em <https://www.partes.com.br/2019/09/16/pluralidade-cultural-no-cotidiano-escolar/> acesso em 06 maio 2020.
ZIMMERMANN, E. C. Inclusão Escolar. Webartigos 2008. Disponível em: <https://www.webartigos.com/artigos/inclusao-escolar/5190/>. acesso em 06 maio 2020.