Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa e Matemática
5 pág.

Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa e Matemática

Pré-visualização3 páginas
1.
	O ensino da Matemática desempenha um papel decisivo na vida do aluno. De acordo com os PCN (BRASIL, 2000), as relações entre o saber, o aluno e o professor, são imprescindíveis para a aprendizagem. Quanto à importância dessa inter-relação, para que ocorra o ensino da Matemática, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os conhecimentos matemáticos devem possibilitar aos alunos resolver situações-problema no dia a dia, como a capacidade de contar, comparar, operar quantidades. 
(    ) Os saberes matemáticos devem contribuir para ampliar a compreensão dos conceitos para a construção de novos saberes.
(    ) O professor deve viabilizar o conhecimento por meio de atividades motivadoras para que seus alunos consigam estabelecer conexões entre os assuntos matemáticos e as outras áreas do conhecimento.
(    ) A interação com os pares não contribui na busca de soluções dos problemas propostos pelo professor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	2.
	Os professores procuram criar estratégias para que os alunos se apropriem dos conhecimentos matemáticos e atinjam os objetivos propostos. Para tanto, sugere-se que os conteúdos propostos para as crianças da Educação Infantil instiguem a sua criatividade, favorecendo a interação e o aprendizado. Sobre as estratégias que podem ser trabalhadas nesta faixa etária, analise as seguintes sentenças:
I- Jogos com regras, brinquedos de empilhar e listas de exercícios para memorização.
II- Livros de leitura, calculadoras e listas de exercícios. 
III- Jogos de encaixe, mercadinho e brincadeiras envolvendo culinária.
IV- Exercícios de cálculo e reflexão, brinquedos de empilhar e jogos de encaixe.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	3.
	Percebe-se que os alunos possuem uma grande dificuldade em relacionar os conteúdos teóricos ensinados em sala de aula com situações práticas diárias. Para tentar solucionar essas dificuldades, é necessário que o professor desenvolva novas metodologias como estratégias didáticas. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As metodologias e os livros didáticos utilizados nas escolas para ensinar a matemática atendem as demandas da sociedade moderna.
II- As tecnologias estão presentes em nossas vidas e a matemática ensinada na sala de aula possui uma conexão com este mundo informatizado.
III- Os professores, ao ensinar a matemática, abordam com muita frequência conteúdos que envolvem as noções de estatística e geometria.
IV- É necessário que o professor modifique suas metodologias, aderindo ao uso das novas tecnologias para que o aluno estabeleça o conhecimento adquirido com situações do cotidiano.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	4.
	O referente é constituído pelo contexto, pela situação e pelos objetos reais aos quais a mensagem remete. Há dois tipos de referentes, o situacional e o textual. No que se refere aos tipos de referente, analise as sentenças a seguir: 
I- O referente situacional é constituído pelos elementos da situação do emissor e do receptor e pelas circunstâncias de transmissão da mensagem. 
II- O referente situacional não depende de situações nas quais o emissor e o receptor estão em contato direto com os referentes. 
III- Quanto ao referente, denominado textual, podemos afirmar que ele é constituído pelos elementos do contexto linguístico que estabelecem a conectividade e a retomada de ideias, construindo uma cadeia significativa, garantindo, assim, a unidade do texto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	5.
	O ensino da Matemática passou por muitas mudanças ao longo das décadas. Nas décadas de 1940 e 1950, o ensino era baseado no raciocínio dedutivo e na memorização de conteúdos, o conhecido ensino tradicional, que exigia do aluno a memorização dos conteúdos. De acordo com o ensino atual da matemática, analise as sentenças a seguir:   
I- A matemática atual ainda contempla conteúdos e métodos tradicionais, causando desmotivação e evasão escolar.
II- O ensino da matemática prioriza o resultado dos testes e das provas, ressaltando ser o parâmetro norteador da aprendizagem dos alunos.
III- Os métodos aplicados para a compreensão da matemática são diferenciados e atualizados, possibilitando ao aluno fazer relação com o seu cotidiano.
IV- A dificuldade no aprendizado da matemática não é só uma responsabilidade do professor e nem só do aluno, mas um problema histórico.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	6.
	Os gêneros literários são como grupos familiares que reúnem nas mesmas categorias obras com atributos semelhantes. Estes textos são organizados conforme suas propriedades formais. As primeiras divisões surgiram na Era Antiga com os filósofos gregos Platão e Aristóteles. Esta categorização é elástica, portanto um determinado conteúdo pode transitar entre uma e outra modalidade, as quais são normalmente classificadas em subgrupos. No que se refere aos gêneros humorísticos e à publicidade, analise as seguintes afirmativas:
I- Para Possenti (2002), os textos humorísticos favorecem a investigação sobre questões referentes à fonologia, morfologia e às relações sintáticas; além disso, o autor chama a atenção para a possibilidade de escolha entre uma significação que estes textos oferecem.
II- O texto humorístico pode apresentar questões relacionadas à cultura e à ideologia. Podemos exemplificar: a piada ativa o raciocínio, e a capacidade de ler nas entrelinhas.
III- Texto publicitário é uma produção textual com o objetivo de chamar a atenção de potenciais consumidores quanto a um produto ou serviço, persuadindo a comprar. 
IV- Uma característica marcante dos suportes de textos é a interação entre aquele que argumenta e o outro, pois a crença do primeiro tem por objetivo modificar ou reforçar as ideias do segundo. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2002.
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	7.
	A matemática está presente em todos os momentos na vida das crianças. Tudo se organiza em torno de números, figuras geométricas, medidas e operações. De acordo com os princípios estabelecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Valorizar a construção do conhecimento por meio de situações concretas, possibilitando que o aluno manipule os objetos, desenvolvendo, assim, a capacidade de classificar, comparar e ordenar.
(    ) Criar possibilidades para que a criança consiga estabelecer conexão dos conhecimentos que ela já possui com o conhecimento novo.
(    ) Elaborar várias listas de exercícios para que o aluno consiga memorizar os conteúdos.
(    ) Permitir que a criança estabeleça relações com diversas situações matemáticas presentes no seu cotidiano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.