Buscar

Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia FINAL OBJETIVA

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( peso.:3,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	São três os tipos de jogos baseados nas concepções de Piaget que podem ser utilizados no ensino da Geografia: jogo de exercício, simbólico e de regras. Sobre o uso destes jogos na geografia, analise as sentenças a seguir:
I- Os jogos de regras podem ser utilizados para trabalhar posições geográficas.
II- Os jogos simbólicos ajudam o aluno a expressar o espaço vivido, relacionando-o com a realidade.
III- Os jogos de exercício possibilitam a exploração do domínio do espaço e das ações deste espaço.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	2.
	A noção de espaço de uma criança é socialmente contruída, sendo que a capacidade de percepção desse espaço e a sua representação é um desafio que leva a criança a buscar compreender o que acontece ao seu redor. A respeito da alfabetização "espacial", classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Desde os seus primeiros anos de vida, tem a capacidade de compreender o espaço concebido, ou seja, de raciocinar sobre áreas que não viu antes.
(    ) Quando a criança não precisa mais experimentar o espaço para lembrar-se dele, então dizemos que ela tem noção do espaço percebido.
(    ) Por volta dos 11 ou 12 anos, a criança consegue estabelecer relações espaciais apenas através de sua representação (no mapa, por exemplo).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - F.
	3.
	O jornal impresso é um dos meios de comunicação mais tradicionais na educação, sendo utilizado como objeto de estudo e ferramenta pedagógica. A partir da importância que as mídias assumem atualmente, o jornal se faz presente em todas as esferas sociais, servindo como fonte de informação e entretenimento, além de pautar os assuntos cotidianos. Produzir um jornal escolar, mural ou impresso, é mais do que transmitir informações. É, na verdade, uma excelente atividade em grupo, que pede poder de síntese, liderança, conhecimento prévio da realidade, isto é, a verificação dos problemas, dos acontecimentos, da cultura, das preferências e das necessidades da escola. Com relação aos objetivos específicos da elaboração de um jornal escolar e seus respectivos condutores das atividades para alcançar tais objetivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A direção garantirá a estrutura e o material necessário ao andamento do projeto.
(    ) O aluno participará da produção das edições e terá contato com os gêneros jornalísticos.
(    ) A coordenação pedagógica conduzirá a formação dos professores para o trabalho com jornal.
(    ) O professor participará com sugestões de pauta e opiniões sobre as reportagens e fontes de informações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	4.
	Ludicidade é a forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança. O intuito é educar, ensinar, divertindo-se e interagindo com os outros. O primeiro significado do jogo é o de ser lúdico, ensinar e aprender se divertindo. Portanto, a atividade lúdica, representada por jogos e brincadeiras, pode desenvolver o aprendizado da criança dentro da sala de aula: o lúdico se apresenta como uma ferramenta de ensino para o desempenho e desenvolvimento integral dos alunos. Com relação à ludicidade e o ensino e aprendizagem das crianças, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Por meio da brincadeira, a criança se envolve no jogo/atividade e sente a necessidade de partilhar com o outro, de dividir com o amigo. Esta relação expõe as potencialidades dos participantes, afeta as emoções e põe à prova as aptidões, testando limites e propondo desafios.
(    ) A atividade lúdica é reconhecida como meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades. Além de trabalhar estas habilidades na criança, ajudará no desenvolvimento da criatividade, na inteligência verbal-linguística e coordenação motora.
(    ) O brincar sempre se fez presente na vida das crianças. Através dele, elas viajam do mundo real para um mundo imaginário onde tudo pode acontecer, ou seja, ao brincar, a criança ensaia, treina, aprende, distrai-se, sim; mas se constrói: afirma, assimila, reorganiza, descobre e inventa suas formas enfrenta os enigmas, os desafios, as oportunidades e as imposições que a vida lhe apresenta.
(    ) A ludicidade faz parte de toda a vida do ser humano e não é porque os adultos não brincam que ela deixa de existir.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	5.
	Os povos antigos eram inicialmente nômades. Com o tempo, tornaram-se sedentários, mas sempre continuaram viajando, deslocando-se pelos espaços, sendo necessária a orientação. Para podermos nos orientar no espaço geográfico, utilizamos pontos de referência, observamos astros e podem-se utilizar instrumentos como a bússola, o astrolábio e, atualmente, o GPS (Sistema de Posicionamento Global).  Sobre a bússola, a orientação das direções é dada por pontos (dos mais gerais para mais específicos) denominados:
	 a)
	Pontos Colaterais, Pontos Subcolaterais e Pontos Subsolares.
	 b)
	Pontos Cardeais, Pontos Colaterais e Pontos Subcolaterais.
	 c)
	Pontos Cardeais, Pontos Subsolares e Pontos Laterais.
	 d)
	Pontos Centrais, Pontos Laterais e Pontos Subcolaterais.
	6.
	A geografia pré-científica sempre existiu. Os homens sempre observaram com atenção os espaços percorridos e comparavam paisagens. As habilidades de localização, orientação e de locomoção sempre estiveram presentes com outras habilidades de caça, coleta, pesca, plantio e criação de animais. Antes da escrita, os homens já procuraram registrar representações dos espaços vividos e percorridos. A geografia se tornou ciência com a sistematização dos conhecimentos acumulados, por volta dos séculos XVII e XVIII na Europa, especialmente na Alemanha e França. No entanto, a geografia será estudada e terá um papel importante em outros países, como, por exemplo, a Grã-Bretanha. Com relação à escola geográfica britânica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os ingleses utilizaram a geografia para o domínio externo, para organizar sua produção e controlar o crescimento demográfico e urbano.
	 b)
	Os ingleses criaram duas escolas geográficas, que constituem, ainda nos dias de hoje, dois importantes centros de estudos geográficos.
	 c)
	Para os ingleses, a geografia não é apenas cultural, acadêmica e política, podendo ser aplicada no planejamento do território.
	 d)
	Para os ingleses, a geografia serve para dar respostas a questões preliminares, como a unificação britânica.
	7.
	Os conhecimentos cartográficos iniciam-se através da alfabetização, denominados por Simielli (2007) como alfabetização cartográfica, sendo o objetivo básico das séries iniciais. Neste sentido, é necessário que o professor desenvolva na criança a visão cartográfica. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Proporcionar atividades a partir do espaço mais próximo da realidade do aluno, ampliando para os mais distantes.
(    ) O espaço para a criança ainda é muito abstrato, e é a partir da sua realidade que a criança adquire noções espaciais.
(    ) O mais importante para a alfabetização cartográfica é saber ler, interpretar e identificaras informações existentes em um mapa.
(    ) Uma das contribuições para o entendimento cartográfico é proporcionar o lúdico e a exploração da linguagem visual, como: gráficos, figuras, imagens e outros. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	8.
	Diversos cientistas do século XIX contribuíram para a sistematização da geografia e sua instituição como ciência. As Sociedades Geográficas criadas em alguns países europeus tinham como objetivo servir aos Estados Nações e ao imperialismo dominante na época. Assim, aquela geografia incipiente estava a serviço do capital e das classes dominantes. Diversos cientistas contribuíram para o surgimento da Geografia Moderna, formulando suas próprias teorias por meio do acúmulo das suas observações. Com relação a estes cientistas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Alexandre von Humbolt.
II- Karl Ritter.
III- Friedrich Ratzel.
IV- Élisée Reclus.
V- Pietr Kropotkin.
(    ) Formulou o princípio da causalidade, que pode ser considerado o princípio básico da geografia moderna. Foi viajante e/ou explorador, e fazendo observações empíricas defendeu que a geografia era o estudo dos lugares.
(    ) Posicionou-se contra a estrutura de poder dominante. Pautou-se na ideia de que a ciência buscaria a solução dos problemas humanos, principalmente os que conduziam as sociedades para a desigualdade. Na sua opinião, a ciência poderia solucionar problemas e aperfeiçoar socialmente os homens.
(    ) Representou um papel fundamental no processo de sistematização da geografia moderna, por meio da sua Teoria do Espaço Vital. De seu pensamento nasceu a geografia política, pois defendia que as sociedades, organizadas em Estados Nações, deveriam ampliar seus horizontes geográficos.
(    ) Buscou explicar a evolução da humanidade ligando-a às relações entre o povo e o meio natural, descrevendo a sociedade. Não foi um viajante ou explorador, estudou os relatos de outros viajantes para defender suas ideias.
(    ) Posicionou-se contra a estrutura de poder vigente e pragmatismo da geografia em relação ao capital, preocupou-se com a educação e com o papel a ser desempenhado pela geografia no processo educativo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - III - II - I - V.
	 b)
	V - IV - III - II - I.
	 c)
	I - IV - III - II - V.
	 d)
	I - IV - V - III - II.
	9.
	As representações do espaço geográfico são como desenhos de parte da superfície da Terra feitos numa área plana, como uma folha de papel ou a tela do computador. O espaço geográfico que se deseja representar numa folha é bem maior do que ela, então a representação ou desenho é feita em determinada escala. Além do mapa e da maquete, existem outras formas de representar o espaço geográfico. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta outras formas de representação do espaço, além dos mapas e maquetes:
	 a)
	A carta, o mapa, as curvas de nível e as imagens.
	 b)
	O croqui, a planta, o bloco-diagrama e o infográfico.
	 c)
	O infográfico, a maquete, o mapa e a fotografia.
	 d)
	A cartografia, o desenho, as imagens e a carta.
	10.
	À medida que o conhecimento geográfico se expandia, estudos descritivos das áreas litorâneas e centrais de domínio grego eram enriquecidos com mapas de itinerários denominados périplos. Estes apresentavam imperfeições, pois nesta época não se utilizavam escalas, ademais não era possível fazer a medição das longitudes. Apesar de não conhecerem, mas saberem da existência de terras situadas ao norte, na Europa Setentrional e na Ásia, os gregos as viam como reservas futuras de exploração. Ainda sobre o papel dos gregos no desenvolvimento da ciência geográfica, analise as sentenças a seguir:
I- Aristóteles, admitiu a esfericidade da Terra, bem como pesquisou sobre a erosão e a formação de deltas.
II- Ptolomeu (século II d.C.) afirmou que a Terra era o centro do Universo. Esta teoria foi aceita até o século XIV.
III- A geografia grega esteve cunhada como um inventário sistemático de terras e povos, ou seja, possuía um caráter descritivo, com o objetivo de auxiliar a administração do Estado.
IV- Para os gregos, a Europa, a Ásia e a África formavam um imenso continente setentrional (norte) contornado por águas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2011) Desde os primeiros meses de vida do ser humano, delineiam-se as impressões e percepções referentes ao domínio espacial, as quais se desenvolvem por intermédio de sua interação com o meio. A construção da noção de espaço em Geografia requer longa preparação e estímulo por parte do indivíduo. Trata-se de aprendizado que se inicia:
FONTE: ALMEIDA, R. Espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2002 (com adaptações).
	 a)
	Na série adiantada do Ensino Fundamental, já que o professor dos anos iniciais pouco aprende em seu curso de formação sobre como levar o aluno a dominar conceitos espaciais.
	 b)
	Na escola, onde deve ocorrer a aprendizagem espacial organizada para a compreensão das formas pelas quais a sociedade constrói e organiza o seu espaço.
	 c)
	Na análise geográfica da organização social do trabalho, que se faz por meio de um ato social e leva a transformações territoriais.
	 d)
	No trabalho da Geografia como ciência voltada para a análise da realidade social quanto à sua configuração espacial, social, política e sociológica.
	12.
	(ENADE, 2014) Em seu texto de 1979, a Geografia serve para desvendar máscaras sociais, Ruy Moreira afirma que a "formação espacial é um conceito de totalidade que pode ajudar os geógrafos em sua tarefa de analisar as formas de organização das sociedades nos diferentes tempos da história. (...) O que propomos é a construção de uma teoria do espaço que se fundamenta em três categorias da totalidade, que são as três facetas de uma mesma realidade, todas orientadas no sentido do arranjo espacial: a formação econômico-social, o modo de produção e a formação espacial". A proposta do autor reforça e é condizente com a Geografia:
FONTE: MOREIRA, R. Pensar e Ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2007, p. 76.
	 a)
	Tradicional.
	 b)
	Pós-moderna.
	 c)
	Crítica.
	 d)
	Aplicada.
Parte inferior do formulário

Continue navegando