Buscar

Avaliação II - Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa e Matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa e Matemática
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( peso.:1,50)
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A criança aprende de forma progressiva e é função do professor criar possibilidades para que ela participe de forma ativa na construção do seu conhecimento. Na construção do conceito de número é importante que a criança conheça os conceitos para depois realizar a escrita do número. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O professor deve elaborar atividades de memorização para facilitar a aquisição do conceito do número.
	 b)
	Introduzir o lúdico como sugestão de metodologia permite à criança construir o conceito de número brincando.
	 c)
	Mesmo sabendo que o desenvolvimento humano ocorre em etapas, o professor deve priorizar os conteúdos, deixando de lado as atividades lúdicas.
	 d)
	É fundamental não envolver o lúdico nas atividades, pois essa metodologia não apresenta bons resultados para a construção do conceito de número.
	2.
	O teatro é uma atividade que auxilia o professor no desenvolvimento da oralidade e escuta nos alunos, porém o professor deve estar atento à faixa etária destas crianças. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Histórias e lendas são apreciadas pelas crianças com idade de 4 a 7 anos.
(    ) Alunos com idade de 7 a 9 anos tem o "terror" como tema preferido.
(    ) Crianças de 8 a 12 anos preferem histórias de personagens do mundo real.
(    ) Pré-adolescentes (acima de 12 anos) envolvem-se com obras estilo Agatha Christie.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	3.
	A nossa linguagem está relacionada a tudo que vivemos, lemos e somos. Cada indivíduo faz uso diferenciado da língua quando se comunica e essas diferenças se efetivam por diversos motivos, seja pela idade, região, grau de instrução, sexo ou escolaridade, a língua vai sofrer variações. Ao analisarmos a fala, percebemos que existem variações no seu emprego e uso, e que estas são decorrentes de diversos fatores. No que se refere às variações regionais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As variações linguísticas recorrentes nas diferentes regiões podem ser manifestadas através do ritmo, do uso de expressões e vocábulos. Estas variações regionais constituem os dialetos.
	 b)
	A variação geográfica se caracteriza por considerar que a língua portuguesa empregada por pessoas que tiveram acesso à escola e aos meios de comunicação se difere daquela empregada por pessoas privadas de escolaridade.
	 c)
	A variação geográfica ocorre somente no nível sintático.
	 d)
	A variação regional ou geográfica advém do fato de uma mesma pessoa empregar linguagens diferentes, dependendo da situação na qual se encontra.
	4.
	O professor deve realizar um trabalho docente que relacione a matemática com as demais áreas do conhecimento. Um trabalho intencional contribui para que as crianças construam seu conhecimento. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- Para a construção do conceito de número na fase da Educação Infantil, é necessário o professor considerar as características de cada criança e sua faixa etária.
II- As crianças na fase da Educação Infantil devem ter contato com conteúdos que contemplam os conceitos matemáticos.
III- Com a elaboração de atividades como jogos, músicas, brincadeiras, calendários, entre outras, é possível desenvolver a noção de espaço, que contribui para a compreensão da geometria.
IV- O professor pode utilizar músicas que contenham séries numéricas para veicular os conhecimentos matemáticos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	Toda produção textual dos alunos é um processo interpessoal e intertextual, pois sempre vai estar relacionado com o que já vivemos, lemos, escrevemos e sentimos. A produção de textos em sala de aula na escola é um processo que envolve escrever, revisar e reescrever. É muito importante que o professor conduza a produção textual pelo viés do dialogismo, enfatizando as características da escrita do discente. Sobre essa prática, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ao revisar o texto, ao professor cabe analisar se o texto cumpre a função comunicativa. 
(    ) O professor, quando da avaliação dos textos escritos, deverá levar em conta somente o que o aluno deixou de registrar ou registrou de forma errada, a caligrafia e a ortografia. 
(    ) Faz-se necessário, quando da devolução dos trabalhos aos alunos, que o professor teça comentários acerca da construção do texto, bem como das observações realizadas. Neste momento, é preciso destacar as habilidades demonstradas pelos alunos, como também realçar o que ainda precisa ser melhorado. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	V - F - F.
	6.
	Na escola é importante que o professor atente para a fala e as réplicas dos alunos, para ter noção do que os mesmos conhecem e de suas experiências, ou seja, do que estão se apropriando. No que se refere ao desenvolvimento das habilidades de escuta e fala em sala de aula, classifque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As possibilidades de escuta, fala e reflexão sobre a língua poderiam ser o caminho para eliminar qualquer manifestação preconceituosa, perceber que os diversos falares coexistem, e que é na fala que primeiramente as modificações são manifestadas, o que comprova que a língua é dinâmica e viva.
(    ) O desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno depende de um ambiente que respeite e acolha a vez, a voz, a diferença e a diversidade. É preciso, portanto, um ensino adequado à linguagem com vistas ao uso nas instâncias públicas e privadas, de forma competente. Tais práticas promovem a criticidade.
(    ) A escola deverá levar o aluno a analisar atentamente a variedade linguística que ocorre no nível fonológico, no intuito de levá-lo a perceber que ela é uma variedade superior às demais.
(    ) Na sala de aula, dentre as possibilidades de exercitar a habilidade de escuta e fala, está a leitura em voz alta de textos diversos, cuja compreensão dependerá da realização de atividades como resumo, respostas a questionários; além disso, o relato de fatos e histórias também tem papel importante no exercício de escuta e oralidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	7.
	O linguista Ferdinand de Saussure analisou e teceu considerações sobre linguagem, língua e fala. Elegeu uma destas como sendo o principal objeto de estudo da linguística. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que contempla o objeto de estudo da linguística de acordo com Saussure:
	 a)
	Para o estudioso, a linguagem não verbal deverá ser o principal objeto de estudo da linguística.
	 b)
	Para o estudioso em questão, a linguagem é de natureza heterogênea e física, fisiológica e psíquica, pertence ao domínio individual e social, por esse motivo é ela que deverá ser o objeto de estudo da linguística.
	 c)
	Ainda de acordo com Saussure, a fala é um ato individual de vontade e inteligência do usuário da língua, por isso deverá ser objeto de estudo da linguística.
	 d)
	De acordo com Saussure, a língua é um produto social da linguagem, constitui algo adquirido, um conjunto de convenções necessárias, adotadas e aceitas por uma comunidade, devendo ser a mesma objeto de estudo da linguística.
	8.
	O professor, quando trabalha atividades que envolvam as operações matemáticas, respeitando os conhecimentos que o alunojá possui, possibilita que ele adquira o aprendizado e participe da elaboração dos conceitos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As crianças que não frequentaram a pré-escola não conseguem resolver nenhuma atividade matemática, pois ainda não possuem estes conhecimentos.
II- A escola tem o papel de ampliar os conhecimentos prévios, possibilitando que os alunos estabeleçam vínculos com os novos conteúdos que vão construir.
III- Para as crianças da Educação Infantil, o currículo deve estar voltado para o "cuidar" e não para o "educar", pois, nesta etapa, elas ainda não conseguem lidar com novas linguagens.
IV- As atividades práticas elaboradas pelo professor devem propor situações-problema para que o aluno construa novos conhecimentos e dê sentido a eles.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	9.
	O meio social em que a criança está inserida é importante para que ela se desenvolva socialmente. Ela aprende e estabelece relações entre o conhecimento e o local em que vive e isso se dá por meio da interação com o mundo adulto. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Somente após a construção do conceito de número, por meio da abstração reflexiva, a criança consegue representar esse conhecimento por meio dos signos e símbolos.
(    ) A comunicação que a criança faz por meio da linguagem verbal é apenas mais uma das muitas formas de se comunicar.
(    ) O conceito de número pode ser entendido da forma mais simples, como, por exemplo, os números são símbolos que representam quantidade.
(    ) A influência dos aspectos cognitivos não interfere na formação da linguagem, pois a comunicação é um processo evolutivo. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	10.
	Os conceitos matemáticos, assim como outros conceitos, estão presentes, desde muito cedo, no dia a dia das crianças. Muitas brincadeiras, como cantigas de roda, jogos, dança, além de contribuir com o desenvolvimento de outras áreas, contribuem para que a criança consiga resolver problemas matemáticos. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A criança que ainda não conhece nada sobre  o conceito de número, não tem noção, por exemplo, se está recebendo mais balas ou menos balas que uma outra criança.
	 b)
	Para a resolução de problemas, o aluno não precisa utilizar os conhecimentos adquiridos previamente às novas situações.
	 c)
	Quando a criança é estimulada a pensar nas situações do dia a dia, torna-se independente e autônoma, conseguindo solucionar com mais facilidade as problemáticas de sua vida.
	 d)
	Para ensinar a matemática, o professor deverá explorar somente as operações de rotina, pois os alunos já estão acostumados com esta vivência.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais