Buscar

Trabalho Cha e Café AV2

Prévia do material em texto

1.Nome do Aluno: Simone Germano 
RA 28102583
2. Como e quando o café chegou ao Brasil? 
Em 1727, o sargento-mor Francisco de Mello Palheta, a pedido do governador do Estado do Grão-Pará, conseguiu mudas de caféda Guiana Francesa, onde existiam plantações. Este produto tinha grande valor comercialna Europa.
Palheta aproximou-seda esposa do governador de Caiena, capital da Guiana Francesa, conseguindo conquistarsua confiança. Assim, uma pequena muda de caféArábicafoi oferecida clandestinamente e trazida escondidana bagagem desse brasileiro.
3. Os cafés de origem demarcada são conhecidos por suas qualidades e por sua consistência ano após ano. Quais os fatores que influenciam na sua produção?
Os fatores climáticos, o tipo de solo e as variedades genéticas que se adaptam corretamente a estas características, dos cafés de ‘origem demarcadas’ um segmente refinado que acompanha o aumento da exigência do consumidor.
Essa é uma tendência que vem crescendo e, diferentemente dos blends, coloca a procedência em primeiro lugar. 
4. A colheita de café normalmente é feita apenas uma vez por ano, embora em países em que as estações secam e chuvosa não são bem definidas é possível ocorrerem outras floradas, permitindo várias colheitas. Quando ocorre a colheita de café no Brasil e em outros continentes?
A colheita; os frutos ja crescidos tornam-se cerejas que amadurecem até chegar a um vermelho forte e brilhante.
Após um período de 6 a 8 meses desde a florida, a espécie arábica amadurece. 
Normalmente é feito apenas uma colheita por ano, embora em países em que as estações seca e chuvosa não são bem definidas é possível ocorrerem outras floradas, permitindo várias colheitas. 
No Brasil o café é colhido entre os meses de setembro e outubro. 
Em outros continentes: Asia e África, é feito entre abril e agosto. 
No início da colheita: frutos verdes e cerejas. 
No final da colheita: frutos boia e passa.A colheita pode ser feita de formas e métodos, Sendo os mais comuns, a derriça e a captação. 
5. Como é feito o Irish Coffee?
Bom para os dias mais frios mistura o café quente com uma dose de uísque Irlamdês.
50 ml de whisky irlamdes.
160 ml de café filtrado e concentrado, 2 colheres (sopa) de açúcar refinado, 60 ml de creme de leite fresco batido- não muito liquido e nem muito denso.
Modo de preparo;
Numa taça grande coloque o whisky, despeje o café por cima, adoce com o açúcar até incorporar bem, e com o auxilio de uma colher( encoste a colher na parede da taça e vá despejando o creme de leite aos poucos, até que preencha toda a superfície do copo, formando uma borda como se fosse espuma de cerveja).
A dica é ter um recipiente com um tipo de bico para se colocar o creme de leite batido levemente, sem que ele se misture ao café. 
6. O que é um affogato?
O affogato (palavra do italiano que significa "afogado") é uma sobremesa italiana feita à base de café. É servido em uma taça de gelato de baunilha acompanhado de uma dose quente de café expresso.
Algumas variações populares da receita original incluem também uma dose de Amaretto, Bicerin entre outros líquidos e coberturas. 
As origens da sobremesa não são claramente conhecidas, embora constem em guias turísticos da Itália da década de 80 e tenha sido adicionado ao Oxford English Dictionary como palavra da língua inglesa em 1992.
 Apesar dos restaurantes e cafés na Itália classificarem o affogato como uma sobremesa, no resto do mundo é muito comum ser classificado como uma bebida e ser mais líquido que a receita original. 
7. Como é feito o ristretto?
Um Ristretto é uma dose de café expresso que é extraída com a mesma quantidade de café, mas metade da quantidade de água. O resultado final é uma extração de café espresso mais concentrada e mais escura. É feito da seguinte forma:
Extraia uma dose padrão de café espresso com metade da quantidade de água
Alternativamente, você pode desligar uma extração normal de café espresso antes de o café começar a ficar ‘dourado’.
8. Quando a cultura do café começou a se difundir na França?
Na França, hoje celebradapor, suas cafeterias, a cultura do café começou a se difundir apenas em 1670, quando um embaixador turco fazia extravagantes festas em palácios parisienses.
9. Como deve ser feita a adubação do pé de café?
O pé de café deve receber constantemente adubados orgânicos e minerais capazes de manter a planta saudável.
Em alguns casos é feita a adubação liquida.
10. Discorra sobre a lenda do café?
Não há evidencia real sobre a descoberta do café, mas há muitas lendas que relatam sua possível origem. 
Uma das mais aceitas e divulgadas é a do pastor Kaldi, que viveu na Absínia, hoje Etiópia, há cerca de mil anos. Ela conta que Kaldi, observando suas cabras, notou que elas ficavam alegres e saltitantes e que esta energia extra se evidenciava sempre que mastigavam os frutos de coloração amarela-a vermelhada arbustos existentes em alguns campos de pastoreio. 
11. Nos finais do século XVII, várias cafeterias já funcionavam ao redor da Piazza San Marco, na Itália, entre eles o Café Florian, discorra sobre sua história?
As cafeterias desenvolveram-se na Europa durante o século XVII, enquanto floresciam o Iluminismo e se planejava a Revolução Francesa. Durante tardes inteiras, jovens reuniam-se em torno de várias xícaras de café., discutindo o destini das nações, declamando poemas, lendo livros ou simplesmente passando o tempo. Atualmente, algumas casas fomosas como o Café Procope, em paris, e o café Florian, em Veneza, ainda preservam o glamour dessa época.
12. Da espécie robusta (coffea canephora), qual é a variedade mais plantada no Brasil?
 A espécie Robusta (coffea Canephora), que no Brasil a variedade mais plantada é a conilon, é mais resistente a pragas e aos fatores climáticos adstringente e mais amargo.
13. Com a crise de 1929, o que aconteceu com os estoques de café brasileiro?
O café não resistiu ao abalo sofrido no mundo financeiro e o seu preço caiu bruscamente. As lavouras de café enfrentaram a verdadeira dimensão do mercado. 
Nesse processo, milhões de sacas de café estocadas foram queimados, na tentativa de estancar a queda contínua da preços provocada pelos excedentes de produção. 
14. Descreva como é elaborado o café vienense?
Em 1687, os Turcos abandonaram várias sacas de café ás portas de Viena, após uma tentativa frustrada de conquista, e estas foram usadas como prémio pela vitória. Assim é aberta a primeira coffee house de Viena e difundido o hábito e bebe-la adoçada com leite- o café vienense. 
15. Quando o café chegou em Veneza, e através de quem foi propagado?
O café chegou na Europa em 1615, trazidos dos países árabes por comerciantes italianos. O habito de tomar café, principalmente em Viena, estava associado aos encontros sociais e á música que ocorriam nas alegres Botteghe Del Caffé.
16. Como o café era escoado das fazendas? E como era transportado para Santos?
As culturas estendiam-se em largas superfícies uniformes, cobrindo a paisagem a perder de vista, formando os famosos “mares de café”. Na região, os cafezais sofriam menos com esgotamento dos solos pela superfície plena da região, que facilitava ainda a comunicação e o transporte e proporcionava uma concentração da riqueza. Enquanto no Vale do Paraíba foi estabelecido um sistema complexo de estradas férreas, nessa nova região foi implantada uma boa rede de estradas rodoviária e ferroviárias. Com este novo pólo produtor, o café mudou seu centro de escoamento, sendo toda a produção do oeste paulista enviada a São Paulo e depois exportada a partir do porto de Santos.
17. Como é feito o Capuccino Vienense?
Mrs. Cappuccino; 
50 ml de café gelado, 3g de canela em pó, 50 ml de licor de cacau, 50 ml de vodka, 30 ml de licor de nozes 20g de açúcar mascavo, 100 ml de leite frio 100 ml de água mineral e 6 unidades de cubos de gelo.
Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva com um canudo.
18. O café é um arbusto de crescimento contínuo, que apresenta um característico dimorfismo dos ramos. Baseado nestas informações defina ramos ortotrópicose plagiotrópicos?
Ramos ortotrópicos: são ramos vegetativos e improdutivos que crescem verticalmente e formam hastes ou troncos. Sua função é formar e sustentar os ramos produtivos ou promover a recuperação da planta em caso de traumas ou podas.
Ramos plagiotrópicos: são ramos produtivos que crescem horizontalmente, numa inclinação de 45 a 90º em relação ao eixo principal, formando a copa dos cafeeiros. São ramos nos quais se formam os botões florais e, consequentemente, as flores e os frutos.
19. Quando foi aberto o Café Procope e quem o frequentava?
Em 1686, foi aberto por um siciliano o sofisticado café procop, que logo se tornou um ponto de poetas, dramartugos, músicas, como Diderot, Voltaire, Victor Hugo e Balzac.
20. Qual a origem da palavra café? Quando e onde foram registradas as primeiras menções ao café?
A planta de café é originaria da Etiopia, centro da Asia, onde ainda hoje faz parte da vegetação natural. Foi a Arabia a responsável pela propagação da cultura do café. O nome café não é originário da Kaffa, local de origem da planta, e sim da palavra árabe qahwa, que significa vinho. Por esse motivo, o café era conhecido como “vinho da Arábia” quando chegou á Europa no século XIV.
21. Como é feita a classificação dos cafés especiais?
É muito importante que o café seja bem selecionado e contenha grãos grandes, maduros e sem defeitos, pois um único grão defeituoso pode estragar totalmente uma xícara de café. 
Se defeituosos, exalam cheiro de cereais ou amendoim; se imaturos, têm sabor desagradável pela adstrigencia; se ardidos (grãos verdes ou fermentados com sabor característicos), são muito amargos.
22. Como deve ser feita a manutenção da lavoura do café?
O plantil e a manutenção dos cafezais exige um contante acompanhamento por parte dos técnicos, que através de análises e visuais e laboratóriais podem identificar problemas e necessidades da plantas .
No meio técnic, comente- que o pé de café requer os mesmos cuidados que um bebê, pois deve estar sempre bem alimentado, não gosta de frio ou vento e fica doente com facilidade.
23. Com o aumento do consumo do café pelo mundo, houve a necessidade de se criar processos mais ágeis para a produção de uma boa xícara. Enquanto a Europa vivia o início da Revolução Industrial (XIX), os cientistas começaram a estudar possibilidades de produzir café em máquinas a vapor. Quem foi o responsável pela criação dos primeiros protótipos?
Por volta do século XVII, conforme florescia o Iluminismo e se planejava a Revolução Francesa, as cafeterias começaram a se desenvolver, juntamente com os ideias que transformariam o período. Assim, a história do café começava a ganhar forma.
O aumento do consumo da bebida fez nascer a necessidade de processos mais ágeis para a produção de uma boa xícara de café. Enquanto a Europa vivia o início da Revolução Industrial (XIX), os cientistas começaram a estudar possibilidades de produzir café em máquinas a vapor.
Foi Angelo Moriondo, em Turim ( Itália – 1884), quem criou um dos primeiros protótipos que dariam origem a máquina de café. 
Seu engenho havia sido planejado para reduzir o tempo de produção de cervejas, mas aparentemente, o processo era semelhante.
Quando a máquina era acionada, uma caldeira de água era aquecida e o líquido quente era levado até um duto com borras de café, e então, essa solução era levada até uma outra caldeira e o café estava pronto.
24. Quem foi o desembargador que trouxe mudas do café do Pará para a região sudeste e onde se deu o seu cultivo?
A partir desse plantio o Sargento Francisco de Mello Palheta transportou para o Brasil, para a cidade de Belém (Pará) em 1727, algumas sementes e plantas ainda pequenas. Em Belém, a cultura não foi muito difundida. Foi levada nos anos seguintes para o Maranhão, chegando à Bahia em 1770. No ano de 1774 o desembargador João Alberto Castelo Branco trouxe do Maranhão para o Rio de Janeiro algumas sementes que foram semeadas na chácara do Convento dos Frades Barbadinos. Então espalhou-se pela Serra do Mar, atingindo o Vale do Paraíba por volta de 1820. De São Paulo, foi para Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná.
No Brasil, o desenvolvimento da cultura confunde-se com a própria história do País devido a sua grande importância econômica e social (o "Ciclo do Café").
25. Como é feita a colheita manual do café?
As pequenas propriedades, onde toda a família participa e a colheita é feita grão por grão, oferecem vantagens quanto ao fruto em sí, mas tem um custo operacional muito alto e não conseguem garantir qualidade em todo o processo.
 
26. Qual a variedade de café mais comercializada pelo mundo?
O mais comercializado do mundo. É neste ponto que chegamos ao café arábica (Coffea arabica), cultivado com mais força no Brasil, na Colômbia e na América Central, parte da Ásia e no leste da África; e o café robusta (Coffea canephora), estabelecido maiormente na África, em parte do Brasil e da Ásia
27. Como é feita a colheita seletiva do café? 
Colheita Seletiva ou colheita a dedo: colhido somente no estágio cereja.
Alto custo: baixo rendimento e os trabalhadores ganham por volume colhido, comum nas Américas Central e do Sul.
Grão de melhor qualidade e puro.
Todavia, esta coleta seletiva, apesar de potencializar a manutenção da qualidade da bebida, não é comumente utilizada pelos produtores brasileiros, pois é considerada onerosa e demorada, por causa do número de repasses necessários e do baixo rendimento operacional.
Estes repasses estão vinculados ao número de floradas, que varia de acordo com o clima, genética e tipo de manejo, o que faz com que ocorra a presença de frutos em diferentes estágios de maturação
28. Um bom café sempre começa com a escolha do local onde será desenvolvido o cafezal. Quais os fatores que mais influenciam no seu resultado?
Fatores geofísicos, tais como topografia, altitude, tipo de solo, condições climáticas na época da colheita e processamento dos grãos
29. Quando foi aberta a primeira coffee house de Viena, discorra sobre a história?
Em 1687 os turcos abandonaram várias sacas de café às portas de Viena, após uma tentativa frustrada de conquista, e estas foram usadas como prêmio pela vitória. Assim é aberta a primeira coffee house de Viena e difundido o hábito de coar a bebida e bebê-la adoçada com leite o famoso café vienense.
30. A Turquia foi o país responsável por difundir o hábito de beber o café, transformando-o em ritual de sociabilidade. O País foi palco do primeiro café do mundo. Qual o nome desta cafeteira e em que ano este fato ocorreu?
O pais foi o palco do primeiro café do mundo, o Kiva Han, inaugurado em 1475 em Contantinopla (Istambul), desde então tomar café passou a ser “um rito”, que se propagou mundo afora.
31. No final do século XVIII o Haiti era o principal exportador mundial de café, sua produção entrou em declínio devido a uma longa guerra travada com a França por sua independência. Qual foi a postura adotada pelo Brasil diante deste fato, discorra sobre o assunto?
Aproveitando essa oportunidade, o Brasil aumentou significavamente a produção de café, e passou a exportar com mais frequência, embora em pequenas quantidades.
Atingindo posteriormente o ápice, exportando 80 mil arrobas de café.
32. Como funcionava o trabalho por sistema de colonato quando os imigrantes aqui chegaram para trabalhar na lavora cafeeira?
Foram os sistemas usados no Brasil para desenvolver o trabalho dos imigrantes.
O sistema de parceria foi utilizado principalmente em meados do século 19. Por meio desse sistema os fazendeiros cediam terras para os imigrantes plantarem. Mas os imigrantes deveriam dividir os lucros com a venda do café e de outros produtos. Os imigrantes não podiam deixar as fazendas enquanto não pagassem todas as dívidas.
No sistema de colonato, a remuneração podia ocorrer de duas formas: por tarefa ou por produção. Os imigrantes recebiam pequenos salários. Alem do salário, os imigrantes podiam usar parte das te rras para plantar alimentos para o consumo próprio.
33. Com a expansão da “bebida preta”, tão apreciadapelos árabes, o café acabou despertando o interesse dos cientistas. Quem foi o responsável por uma das primeiras publicações sobre a planta?
A expansão da “bebida preta”, tão apreciada pelos árabes, despertava também o interesse de cientistas. Conforme ela se apresentava para o mundo, aumentaram os estudos sobre as propriedades da planta.Uma das primeiras publicações foi feita pelo botânico veneziano, Prospero Alpino (1553-1616) no livro De Plantis Aegypti, professor da Universidade de Pádua. Nos livros, ele reuniu relatos científicos sobre o café.
34. O manejo adequado do cafezal requer muita sofisticação, a planta é muito suscetível a várias doenças e pragas. Comente sobre as condições em que se desenvolve a praga do ácaro vermelho no cafezal?
O ácaro vermelho em condições de seca, com estiagem prolongada, encontra condições ideais ao seu desenvolvimento. O ataque ocorre em reboleiras e, em casos graves, pode se espalhar para toda a plantação de café. Ele é mais sério nas áreas mais ensolaradas, com manchas de solo mais secas e próximas as estradas, já nas áreas mais sombreadas ou arborizadas o ataque é bem menor. O ciclo do ácaro-vermelho-do-cafeeiro é de 11 a 17 dias. Ele vive na parte superior das folhas do cafeeiro, que ficam recobertas por pequenas quantidades de teia

Continue navegando