Buscar

AD2 - Currículo - CEDERJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Pedagogia Séries Iniciais – modalidade EAD
Disciplina: Currículo 
Aluno (a): 
Matrícula.: 
Polo: Belford Roxo – BRO
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 2 – 2019.1
	O BNCC tem como principal objetivo orientar os currículos da educação brasileira de maneira obrigatória, padronizando o conjunto de aprendizagem essencial para de todos os alunos do país, para que, dessa forma, não se tenha diferenças no conteúdo ensinado entre as regiões, e não haja mais discrepâncias entre a qualidade da educação daqueles que vivem nas regiões mais pobres e mais abastadas, complementando-se, assim, a necessidade de uma base disposta na LDB. Segundo o MEC a BNCC orientará a elaboração das propostas pedagógicas das escolas tanto da rede pública, quanto da rede privada. Cabendo ressaltar que base não é currículo, do contrário ao que se tem pensado e feito ultimamente que é, erroneamente, se transformar a BNCC numa proposta curricular.
	Desde o nascimento da BNCC, houve um levante de apoio e críticas pelos profissionais da educação, muitos davam apoio à criação da base, esses se uniram no chamado Movimento pela Base, e muitos outros foram contra a criação do documento, em sua maioria universitários, alegando que este poderia homogenizar as diferenças.
	Os argumentos contra a BNCC trazem à luz discussões sobre a padronização versus a diversidades e amplitude territorial e cultural que temos em nosso país, em principal. Para aqueles que são contra, a base não agracia as especificidades da EJA, das escolas rurais, dos quilombolas, da educação especial e das classes menos favorecidas, engessando o conhecimento, cerceando, por fim, o direito ao aprendizado, o que vai contra o texto da própria LDB em seu Art. 3º, principalmente, no que diz respeito às diversidades, pois não contempla aspectos sobre questões de gênero e educação sexual. 
	O argumento desse grupo expressa uma grande preocupação com as realidades e peculiaridades locais e culturais, elucidando que a padronização curricular será contrária ao direito a diferença, não permitindo que o aluno seja sujeito da própria aprendizagem, uma vez que o fato de se ter uma base, não se permite a flexibilidade necessária para se moldar o conteúdo, o que torna a educação mais democrática.
	Outros pontos que levantam é que a nova BNCC diminuiu o tempo que se tem para a plena alfabetização do aluno, que antes tinha um período do 1º ao 3º ano do fundamental para dominar a língua escrita e os cálculos básicos matemáticos, passando esse prazo para o final do 2º ano do ensino fundamental, e o advento do ensino religioso como matéria de base, que pode ser englobada no eixo das ciências humanas, mas que vai totalmente contra a regra do Estado laico. Outro ponto ressaltado e o estudo obrigatório da língua inglesa o que desvaloriza o uso das línguas latinas, que, assim como a língua inglesa, tem uma abrangência mundial, mais uma vez engessando as escolhas dos alunos.
	Indo na direção oposta está o argumento dos que acreditam nos benefícios da BNCC, segundo esse grupo, a padronização da base é flexível, determinando o conhecimento por competências, habilidades e aprendizagens essenciais que ocorrerão em cada etapa da educação básica, devendo ser moldada à realidade dos alunos e não usada de maneira taxativa. Por ser baseada em eixos de aprendizagem, a base norteia o conteúdo a ser tratado, porém cabe a escola delimitar como o uso será feito, possibilitando que se preserve a identidade e especificidades de cada grupo. 
	Isto posto, compreendo que a BNCC possui uma proposta rica e inovadora para a educação, com sua proposta de que todos os alunos brasileiros garantam um conjunto fixo de habilidades e conhecimentos comuns, objetivando a diminuição das desigualdades educacionais e a elevação da qualidade de ensino, formando-os com habilidades e conhecimentos voltados para as necessidades do século XXI e para a solução de questões do dia a dia. Porém, não acredito que possa ser aplicada em nossa educação de maneira flexível, sem homogenizar as diferenças e sem perpetuar a luta de classes a qual ainda estamos presos. Sem um investimento maior na educação e na capacitação dos profissionais da área da educação para trabalhar com conteúdos multidisciplinares e com a própria BNCC, só haverá uma repetição do que já vemos em nossa educação atual, que são propostas educacionais feitas para a classe dominante sendo usada na dura realidade escolar da classe dominada, diminuindo-lhes as chances de compreender o conteúdo administrado.
Referências bibliográficas
Aparecida Debate: BNCC - Base Nacional Comum Curricular Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=QVPD58zbFnw > Acesso em: 18 abr. 2019 às 20 horas.
Entenda a Base Nacional Comum Curricular - Sala de Professores Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=QLzFEcw07Dk> Acesso em: 19 abr. 2019 às 2 horas.
Exposição de Motivos sobre a Base Nacional Comum Curricular – Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/resources/Of_cio_01_2015_CNE_BNCC.pdf> Acesso em: 18 de abr. 2019 às 00:24.

Continue navegando