Buscar

AV1química 1 ANO 3ºbim

Prévia do material em texto

Instituto Joana Pinto (IJOP)
Disciplina:Química Data: ____/_____/2017Professora: Renata Gonçalves	
Ano/Série:1 º ano Ensino Médio Valor:_______/____ Aluno(a):___________________________________________
AV 1 De Química 3º Bimestre
1) Como ocorrem as ligações químicas?(1 pt)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
	
2) Quais os três principais tipos de ligações químicas? Defina-os: (1 pt)
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) NaCl é um exemplo de ligação iônica. Explique por quê: (1 pt)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Descreva a fórmula eletrônica (aparecendo os elétrons) e a fórmula do composto formado entre as espécies iônicas abaixo: (2 pts)
a) Ca e P
b) K e O 
 
c) Na e Cl
d) Mg e Cl
5) Polaridade é uma propriedade importante porque explica vários comportamentos, por exemplo, a solubilidade em água. Existe uma regra geral que diz: “semelhante dissolve semelhante”. Considerando-se essa regra geral, qual substância abaixo dissolve em água?
A) CCℓ4.
B) CH4.
C) Fe.
D) NH3.
E) SiO2.
6) A escolha de um material para um determinado fim depende de suas propriedades. Imagine que um material fosse escolhido pelas propriedades: solúvel em água – bom condutor no estado líquido – temperatura fusão alta – não conduz corrente elétrica no estado sólido.
 De acordo com as propriedades, esse material é do tipo
A) covalente.
B) iônico.
C) metálico.
D) molecular apolar
E) molecular polar.
7) (UFC-CE) Nenhuma teoria convencional de ligação química é capaz de justificar as propriedades dos compostos metálicos. Investigações indicam que os sólidos metálicos são compostos de um arranjo regular de íons positivos, no qual os elétrons das ligações estão apenas parcialmente localizados. Isso significa dizer que se tem um arranjo de íons metálicos distribuídos em um “mar” de elétrons móveis.Com base nessas informações, é correto afirmar que os metais, geralmente:
a) têm elevada condutividade elétrica e baixa condutividade térmica.
b) são solúveis em solventes apolares e possuem baixas condutividades térmica e elétrica.
c) são insolúveis em água e possuem baixa condutividade elétrica.
d) conduzem com facilidade a corrente elétrica e são solúveis em água.
e) possuem elevadas condutividades elétrica e térmica.
8) (Unifor-CE) Quando se comparam as espécies químicas CH4, NH3 e NaCl, pode-se afirmar que os átomos estão unidos por ligações covalentes somente no:
a) CH4 e no NH3
b) NH3 e no NaCl
c) CH4 e no NaCl
d) CH4
e) NH3
9) (UFF-RJ) Para que um átomo neutro de cálcio se transforme no íon Ca2+, ele deve:
a) receber dois elétrons; 
b) receber dois prótons; 
c) perder dois elétrons;
d) perder dois prótons;
e) perder um próton.

Continue navegando