Buscar

A origem da publicidade e propaganda no Brasil

Prévia do material em texto

A origem da propaganda no Brasil
A propaganda no Brasil, assim como o resto do mundo era feita boca a boca, antes do surgimento dos jornais e rádios, em 1808 começaram os primeiros anúncios em jornais, após quase 100 anos, em 1900 surgem as primeiras revistas no Brasil, com propagandas de páginas inteiras.
A trajetória da propagando no Brasil se deu início em 1800 junto com os jornais inspirados em publicidades que já existiam no exterior, logos após o jornal, surgiram publicidades em cartazes e panfletos, que eram colados nas paredes de bares, lugares movimentados ou entregue nas ruas.
No início do século XX, chega à revista no Brasil, que era voltada para assuntos sociais e seus anúncios de página inteira, com até duas cores.
A grande revolução na propaganda se dá com a chegada do rádio, em 1930, que com ele traz sons e vozes para o que já tínhamos de propaganda, com seus jingles marcantes. Em 1950 foi marcada a chegada da televisão ao Brasil, que igualmente a rádio, foi um momento histórico. A lei da propaganda surgiu em 1968, tornando a propaganda um setor de negócio de fato.
Com a ditadura militar veio a censura, mas por outro lado, o governo investia muito em publicidade para difundir seus valores. Em 1980 foi oficializado a existência do Conar – Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária, que defende até hoje os consumidores.
Primeira agência no Brasil
Em 1913 nasce a primeira agência de publicidade e propaganda no Brasil especificadamente em São Paulo, a Eclética. Durante a sua fundação foram contratados escritores e artistas para preparar os textos e ilustrações para os anúncios. Anunciava nos principais meios de comunicação (revistas, jornais, cartazes e mala-direta), tendo como principais clientes a Ford Motor Co, a Texaco Co., Kolynos, Palmolive, Aveia Quaker, Sabonete Eucalol, Biscoitos Aymoré, entre outros. No final da primeira guerra mundial, São Paulo contava com 5 agências.
Durante os anos foram necessárias mudanças nos meios de comunicações para se adaptarem as novas gerações. O Jornal, rádio, televisão e computador.
Primeiras propagandas marcantes no Brasil
Em meio a todos os avanços dentro da publicidade, anúncios e campanhas se destacaram e muitos deles, mesmo que antigos, estão guardados na mente do povo brasileiro até os dias atuais. Os principais comerciais marcantes geralmente são aqueles que contém um jingle ou até mesmo spots que foram frisados na mente do espectador.
Temos como famoso exemplo do comercial Big Mac lançada nos anos 90, com o jingle "Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles, num pão com gergelim / É Bic Mac, Bic Mac", um clássico que ficou na cabeça de todos!
Outro jingle importantíssimo para a história da propaganda brasileira foi "Pipoca e Guaraná", também lançada anos 90, onde a marca associou o consumo de guaraná ao de pipoca, que dentro das salas de cinema eram consumidos.
Apontamento sobre problemáticas na propaganda Do Brasil
Analisando toda trajetória da propaganda no Brasil é de extrema importância apontar seus desenvolvimentos e transformações em diferentes contextos históricos, sendo assim a publicidade constrói e interfere efetivamente na sociedade e possibilita outra perspectiva diante da sociedade moderna atual.
A imagem feminina na propaganda por muito tempo foi representada com arquétipos induzidos por uma cultura hegemonia masculina na sociedade, própria do sistema patriarcal, portanto os anúncios eram um reflexo disso, fortalecendo a imagem de mulheres com sexo frágil, grandes donas de casa e subordinada a sua sexualidade, se tornando objeto sexual, portando, ainda é uma realidade a imagem da mulher explorada e controlada só que de uma forma mais sutil e maquiada.
A evolução e a atual propaganda no Brasil
A chegada na internet, nos anos 90, revolucionou a publicidade e propaganda. Em 1994, a indústria de comunicação brasileira cresceu cerca de 51%, movimentando US$4,5 bilhões, um valor que foi superado nos anos seguintes.
O meio impresso foi reduzido, dando lugar para o meio digital, facilitando a comunicação, com um acesso maior à informação, além da variedade de conteúdos. A internet também possibilitou um maior contato entre a empresa e o cliente.
As redes sociais são grandes aliadas das organizações que, na maioria das vezes, quando geram um conteúdo de qualidade, conseguem notoriedade apenas com as publicações. Como exemplo temos o Instagram, uma rede social de fotos e vídeos, em que muitos brasileiros obtêm suas rendas mensais a partir desta rede social, seja com uma loja ou sendo Influencer, divulgando marcas, produtos ou serviços aos seguidores.
Hoje, é muito importante que uma empresa esteja no meio digital. No Brasil, 67% da população tem acesso à internet e a maioria dessas pessoas antes de comprar algum produto ou serviço, pesquisam na internet primeiro, sejam informações do produto ou comentários de cientes, que geram no consumidor uma segurança sobre aquilo que irá comprar.
Como estratégia destaque, são usadas algumas ferramentas, como o Adwords, SEO, e-mail marketing, links patrocinados, entre outras. Na internet, quem se destaca mais, vende mais. É um mercado muito competitivo, que muda com frequência, mas que oferece ótimos resultados.

Continue navegando