Buscar

QUADRO COMPARATIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

P
E
R
Í
O
D
O
S
	PERÍODO JESUÍTICO (1549–1759)
	PERÍODO POMBALINO (1760-1808)
	PERÍODO JOANINO (1808–1821)
	 (
Quadro comparativo
)PERÍODO IMPERIAL (1822-1888)
	PERÍODO REPÚBLICA PRIMEIRA REPUBLICA (1889-1929)
	PERÍODO SEGUNDA REPÚBLICA (1930-1936)
	PERÍODO ESTADO NOVO (1937-1945)
	PERÍODO NOVA
REPUBLICA (1946-1963)
	PERÍODO DO REGIME MILITAR (1964-1985)
	PERÍODO 
DA ABERTURA POLÍTICA
(1986-2003) 
	P
R
I
N
C
I
P
A
I
S
C
A
R
A
C
T
E
R
Í
S
T
I
C
A
S
D
A
E
D
U
C
A
Ç
Ã
O
	1549- Chegadas dos jesuítas no Brasil, com a missão de evangelizar os índios segundo a fé católica.
1564- Surge o primeiro colégio para os brancos na Bahia, com regime de internato.
1577- Padre Anchieta relata sua dura rotina, onde a escrita era à pena.
1599- A pedagogia dos jesuítas é consolidada, onde o método era a repetição, a memorização e provas periódicas.
1759- Marquês de Pombal expulsa os jesuítas, pretendendo assim reduzir a influência do grupo em seu governo.
	1760- A educação brasileira é organizada pelo Estado, com professores pagos, utilizando livros didáticos, onde só filhos de fazendeiros, militares e autoridades têm acesso à escola.
1808- Criação de aulas avulsas de Cirurgia e Anatomia, na Bahia e no Rio de Janeiro, “Primeira origem das Faculdades de Medicina”.
	 (
FACULDADE DOM PEDRO II 
DOCENTE: LICIA 
MARIA 
DISCENTE
: LETICIA COSTA 
)1808 - É criada a Academia de Marinha, no Rio de Janeiro.
Criação de uma escola de educação, onde se ensinavam as línguas portuguesa e francesa, Retórica, Aritmética, Desenho e Pintura
É criada a Academia de Marinha, no Rio de Janeiro..
Criação de a Academia Militar.
1812· 
Criação de cursos de Agricultura na Bahia. 
· Criação da escola de serralheiros, oficiais de lima e espingardeiros, em Minas Gerais. 
· É criado o laboratório de química no Rio de Janeiro.
1814· Franqueada a população a biblioteca real torna-se nossa primeira biblioteca pública.
São criados cursos de agricultura no Rio de Janeiro.
1816· É criada a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios.
1817· É criado um curso de química na Bahia.
1818· Surge um curso de desenho com o objetivo de "beneficiar muitos ramos da indústria". 
· É criado o Museu Nacional no Rio de Janeiro.
1820· A Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios muda para Real Academia de Pintura, Escultura e Arquitetura Civil e depois para Academia de Artes.
	1824- Mulheres são alfabetizadas em casa pelas mães e são treinadas nas prendas domésticas.
1827- Criação de colégios nas cidades mais populosas; as meninas têm acesso às escolas, onde as turmas são separadas pelo conhecimento e não pela idade. Criação das primeiras faculdades brasileiras, as escolas de Direito de Olinda e São Paulo.
1829- Professoras lecionam para meninas, o mesmo acontece com o sexo oposto, as turmas das meninas não eram numerosas.
1837- Colégio Dom Pedro II, só para meninos, onde havia aulas de gramática, latim, grego entre outros, depois ingressava nos cursos de Medicina, Direito e Engenharia.
1874- São criadas escolas laicas e particulares, além de colégios femininos e protestantes, onde o material didático muitas vezes era importado.
1883- Nascem as escolas técnicas com o objetivo de qualificar trabalhadores para as indústrias.
	1889- Com a Proclamação da República, o governo reforma o ensino, organiza uma rede de escolas normais e complementares com o aumento das mulheres nos cursos de formação para professores.
1895- Criada pela escola de jardim da infância
1920- Surge a Escola Nova, o aluno se torna o sujeito mais importante da escola com novos métodos e reformas dos currículos escolares.
	A Revolução de 30 foi o marco referencial para a entrada do Brasil no mundo capitalista de produção. 
1930, foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública 
1931, o governo provisório sanciona decretos organizando o ensino secundário e as universidades brasileiras ainda inexistentes. Estes Decretos ficaram conhecidos como "Reforma Francisco Campos".
1932- Anísio Teixeira defende a universalização da escola pública, laica e gratuita, com mudanças nas práticas e saberes pedagógico.
1932 um grupo de educadores lança à nação o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, redigido por Fernando de Azevedo e assinado por outros conceituados educadores da época.
 1934 a nova Constituição (a segunda da República) dispõe, pela primeira vez, que a educação é direito de todos, devendo ser ministrada pela família e pelos Poderes Públicos.
	1935,militares associados à ideologia comunista da Aliança Nacional Libertadora (ANL), organização criada por Luís Carlos Prestes, fizeram um levante em algumas capitais do país, em um episódio que ficou conhecido como Intentona Comunista
1942- É criado o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), com o aumento das indústrias de base e fabricação no país.
	1946- É elaborado um anteprojeto de lei propondo uma reforma geral na educação nacional, que somente foi aprovado 13 anos depois, surgindo, assim, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) organizando, de maneira efetiva, todo o sistema de educação no país.
1950- Na cidade de Salvador, o educador Anísio Teixeira inaugura o Centro Popular de Educação (Centro Educacional Carneiro Ribeiro), dando início a sua ideia de escola-classe e escola-parque.
1952, no município de Fortaleza, o educador Lauro de Oliveira Lima inicia uma didática educacional com base nas teorias científicas de Jean Piaget e do seu Método Psicogenético; 
1953 a educação passa a ser administrada por um Ministério próprio: o Ministério da Educação e Cultura.
1961 tem início uma campanha de alfabetização, cuja didática, criada pelo pernambucano Paulo Freire, tinha o propósito de alfabetizar em 40 horas os adultos analfabetos em grande quantidade no Brasil; 
1962 é criado o Conselho Federal de Educação, que ficou no lugar do Conselho Nacional de Educação e os Conselhos Estaduais de Educação . 
1962 é criado o Plano Nacional de Educação e o Programa Nacional de Alfabetização, pelo Ministério da Educação e Cultura, inspirado no Método Paulo Freire.
 
1962- Paulo Freire se destaca com alfabetização de adultos, onde é convidado pelo governo para reformular essa alfabetização no país.
	 1964 – É criado o Plano Nacional de Alfabetização – PNA, ainda no governo do Presidente João Goulart, e extinto após o golpe militar.
 
1970 – Começa a funcionar de fato no Brasil o Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL, criado para acabar com o analfabetismo. Seu projeto mostra uma forte influência das idéias de Paulo Freire, perseguido pela ditadura militar.
1971- Com o Regime Militar, movimentos em defesa da escola pública entre outros é reprimido; Paulo Freire é exilado, as disciplinas de História e Geografia são retiradas e substituídas por Estudos Sociais e Educação Moral e Cívica, cria-se também o Mobral, com o objetivo de erradicar o analfabetismo.
1980 – Realiza-se o I Congresso Brasileiro Piagetiano, pelo Centro Experimental e Educacional Jean Piaget – CEEJP.
– O índice de analfabetismo no Brasil é de 25,5%.
1984 – Realiza-se o I Congresso Internacional de Educação Piagetiana e o II Congresso Brasileiro Piagetiano, pelo Centro Experimental e Educacional Jean Piaget – CEEJP.
1985 – O Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL é extinto e criado o Projeto Educar.
	1988- A nova Constituição obriga a União e os Estados a aplicar 18% a 25% da receita na Educação.
1996- É promulgada a LDB onde a educação infantil é inclusa como primeira etapa da educação básica e o Ministério da Educação E Cultura editam os Parâmetros Curriculares Nacionais.
1998- o ENEM é criado para avaliar os conceitos aprendidos pelos estudantes do Ensino Médio, juntos com o SAEB e a Prova Brasil.
 
Quadro 
comparativ

Outros materiais