Buscar

Cálculo Aplicado - Uma Variável - Atividade 1 (A1)

Prévia do material em texto

a)
Estagiário 01
i=(h/d).100
i= (0,5/10).100
i= 5%
Nesse caso não foi respeitado a inclinação admissível para rampas de até 0,80m de altura que deve ser entre 6,25% e 8,33%.
Estagiário 02
1² = 0,8²+d²
d=√0,36 = 0,6m
i=(h/d).100
i= (0,8 / 0,6).100
i= 133,33%
O projeto do segundo estagiário tem inclinação extremamente íngreme, ultrapassando em excesso a inclinação máxima admissível em rampas de até 0,8m de altura de 8,33%.
Estagiário 03
i=(h/d).100
i= (0,8 / 10).100
i= 8%
O projeto elaborado pelo terceiro estagiário se encontra dentro da inclinação admissível para rampas de até 0,8m de altura de acordo com a ABNT, que deve ser entre 6,25% e 8,33%. E se mostra a mais adequada para as necessidades de um cadeirante.
b)
A Trigonometria Contribui Para Minimizar as Dificuldades Existentes no Dia a Dia de Pessoas Cadeirantes
 Na parte de rampas, chama-se atenção para a questão da acessibilidade para cadeirantes, pois é necessário garantir a todos o direito de acesso, tornando o uso de rampas indispensável. De acordo com a Norma Regulamentadora 18, podem ser definidas como planos inclinados, que ligam um lugar a outro, em diferentes níveis de altura, sem a utilização de degraus; “As rampas são superfícies de passagem para transpor pessoas e materiais, constituídas de planos inclinados que formam com a horizontal ângulos que variam de 0º (zero grau) até 15º(quinze graus). Os ângulos citados são uma recomendação visando evitar esforço excessivo dos trabalhadores ao transpor a rampa”. (NR 18).
 De acordo com estudos comprovados pela física, a rampa permite levantar objetos pesados com mais facilidade do que fazê-lo na vertical, a rota é mais longa, mas o esforço necessário é menor; isto depende também do ângulo de inclinação da rampa: quanto maior, mais esforço é necessário, porém o percurso a seguir é menor; quanto menor o ângulo de inclinação, menos esforço é necessário e o percurso a seguir é maior.
 Quando o grau de inclinação das rampas é extremamente elevado, exigem um esforço físico maior de quem a usa, e mesmo não sendo um cadeirante, grande parte da população não tem as condições ideais para isso, como, por exemplo, a população idosa. De acordo como censo, em 2010, ela representava 7,4% da população brasileira. Devido a este fato, é de extrema importância que todas as normas sejam seguidas e respeitadas durante a construção de uma rampa, para que essa, de fato, cumpra sua função e possa ser utilizada por todos, com conforto e segurança.

Continue navegando