Buscar

Tecnologias Educacionais EAD atividade aulas 3 e 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
 SHAPE \* MERGEFORMAT 
Atividade referente às aulas 3 e 4 Enviar no Portfólio 2
01. Analise as alternativas sobre os conceitos modernos e tecnologias utilizadas para educação: 
I - Modelos de Educação a Distância Via satélite: são utilizadas três mídias ou três formas de comunicação do professor com o aluno: material impresso, aulas interativas ao vivo (via satélite) e internet (atividades desenvolvidas no ambiente virtual).
II- A educação à distância EAD é apropriada para todos os públicos, todas as idades, ou seja, é apropriado para ser utilizado na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, no ensino superior, na pós-graduação e na educação continuada (educação em serviço, por exemplo).
III- Modelos de Educação Totalmente Via Web: em geral combina a internet com o material impresso e vídeos que ficam no ambiente virtual de aprendizagem.
Sobre as alternativas acima, é CORRETO afirmar: 
a) (X) As alternativas I e III estão corretas (Alternativa Correta)
b) ( ) As alternativas II e III estão corretas
c) ( ) Apenas a alternativa I está correta
d) ( ) Apenas a alternativa III está correta
e) ( ) Todas alternativas estão corretas.
02. Quanto ao professor no contexto da educação informatizada, leia as assertivas a seguir e julgue-as conforme as alternativas: 
I- Pensar na dinamização da aprendizagem na aula presencial é compreender o contexto econômico, político, social e cultural no momento atual no qual o mundo esta inserido no processo de globalização.
II- A educação pode ficar refém dos grupos empresariais que atuam na área educacional e tecnológica, já que tem os mesmos interesses, assim, ela pode simplesmente comprar as ferramentas sem pensar sobre elas.
III- As novas tecnologias vêm atrapalhar a mudança das práticas na escola, pois elas não demandam reorganizações das metodologias utilizadas, para que de fato ocorra a tão falada interatividade.
IV- A novidade do mundo globalizado não é apenas as tecnologias, mas o alcance que elas tomaram e as novas ferramentas postas à disposição da sociedade. As novas tecnologias têm pautado várias áreas como a saúde, a cultura, as relações e em especial a educação.
a) ( ) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas. b) ( ) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas. c) ( X ) Apenas as assertivas I e IV estão corretas. (Alternativa Correta) d) ( ) Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
e) ( ) Todas as assertivas estão corretas.
03. “A Educação a Distância é uma modalidade educacional que exige elementos fundamentais semelhantes àqueles relacionados com a educação presencial”. (CATAPAN. Araci H. Educação a Distância: no Rio de Janeiro, em 2006). Comente essa afirmativa, ressaltando qual o papel do professor na educação presencial e qual o papel do professor no EAD.
R.: De cara o contexto da afirmativa deixa claro que tal elemento principal e fundamental tanto na forma de ensino EAD quanto presencial é a presença de um professor. Porém, o professor necessita reformular as suas aulas, rever as suas práticas e absorver as novas tecnologias como ferramenta na contribuição do processo de ensino-aprendizagem. O mesmo continua sendo primordial, só que nessa dinâmica o seu papel vai ser de mediador, de questionador, de coordenador dos trabalhos desenvolvidos. O professor EAD assume uma posição diferente daquela conhecida historicamente no cenário educacional, independente da modalidade de ensino a aprendizagem só será bem sucedida quando houver uma interação entre estudante motivado orientado por um professor capacitado, sendo o professor o elo entre aluno e tecnologia em modalidade de ensino EAD. O professor deixa de ser mero transmissor de conhecimento e passa a ser participante em pesquisas dos alunos, refletindo na prática pedagógica, promovendo a construção de conhecimento através de um papel cooperativo, dinâmico e muito interativo.
Bom Trabalho!

Continue navegando